O programa estudante-convênio de graduação e histórias de vidas de estudantes negros, africanos e com histórico de carência de recursos econômicos
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189907 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017. |
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O programa estudante-convênio de graduação e histórias de vidas de estudantes negros, africanos e com histórico de carência de recursos econômicosEducaçãoNegrosAfricanosIntercâmbio educacionalTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017.Neste trabalho descrevemos e interpretamos a história de vida de dois estudantes (um do sexo masculino e outro feminino) negros, africanos, partícipes do Programa Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G) e com histórico de carência de recursos econômicos, para, alicerçados nessas histórias, compreendermos, por um lado, como foi construída a relação que eles estabelecem com a escolaridade e, por outro, para compreendermos de que maneira eles fizeram-se intercambistas bem como as consequências e a forma que eles vivem a tensão perenal que emerge em território brasileiro. Para tal empreendimento, realizamos entrevistas face-a-face, durante as quais empregamos a técnica de escuta ativa, envolvemo-nos criticamente, lançamo-nos às infâncias, inquirimos a respeito do grupo primário, secundário e, a todo o momento, procuramos estabelecer contatos mais próximos, marcados pela confiança, responsabilidade e solidariedade. Ademais, exploramos os documentos disponíveis em várias páginas da internet página oficial do MEC, MRE, entre outras mais , examinamos as informações que nos foram concedidas pela Secretaria de Relações Internacionais (SINTER) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e fizemos a triangulação de todo material disponível. Com tudo isso, além de constatarmos, juntamente com os estudos que versam a respeito dos africanos vinculados ao PEC-G, que os projetos de vida desses estudantes estão fortemente associados aos projetos familiares, passamos a compreender, com mais perfeição, a complexidade das relações que podem existir entre esses intercambistas e os seus grupos familiares. No que concerne especificamente aos nossos pesquisados, compreendemos, por um lado, como se estruturaram as hierarquias de mediações que contribuíram para que eles se fizessem intercambistas e, por outro, que eles experenciaram o intercâmbio acadêmico no Brasil à luz da angústia e de um desprazimento decorrente do terrorismo racial brasileiro e do desprezo da África. Enfim, percebemos que, malgrado tudo, foi a conjuntura da sala de aula que os consternou, atormentou, desesperou, impactou negativamente os seus rendimentos acadêmicos e, no seu pináculo opressivo, fê-los querer abandonar o curso, conduziu-os à depressão e à tentativa de suicídio.Abstract : In this work, we describe and interpret the life history of two black African students (one male and one female), participants in the Programa Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G) and with a history of lack of economic resources. Based on these stories we can understand, on the one hand, how they built the established relationship with schooling and, on the other hand, how they become exchange students as well as the consequences and way that they deal with the perennial tension that emerges in Brazilian territory. For such an undertaking, we conducted face-to-face interviews, during which we have employed the active listening technique, we have engaged critically, penetrating into childhood, we investigated the primary and secondary group, and, at all times, we endeavor to establish a closer contact, marked by trust, responsibility, and solidarity. Furthermore, we explore documents available on several websites official webpages of MEC and MRE, among others , examine information provided to us by the Secretaria de Relações Internacionais (SINTER) of the Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) and did the triangulation of all available material. With all that, besides verify, along with studies concerning Africans linked to the PEC-G, that the life project of these students strongly associates with their family project, we can now understand, with more perfection, the complexity of the relations which may exist between these exchange students and their family groups. Regarding our respondents, we understand, on the one hand, how were structured the hierarchies of intercession that contributed to them to become exchange students and, on the other hand, that they experienced the academic exchange in Brazil in light of anguish and unpleasantness due to the Brazilian racial terrorism and the contempt of Africa. Finally, we realized that, despite everything, it was the classroom environment that dismayed them, harassed them, despaired, negatively impacted their academic earnings and, at its oppressive pinnacle, made them want to abandon the course, led them to depression and to suicide attempt.Pinto, Fábio MachadoUniversidade Federal de Santa CatarinaMacamo, Arestides Joaquim2018-09-15T04:42:12Z2018-09-15T04:42:12Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis145 p.| gráfs.application/pdf353802https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189907porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-15T04:42:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/189907Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-09-15T04:42:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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