TRABALHO DISCENTE EFETIVO COMO COMPONENTE REGULAR DO CALENDÁRIO ACADÊMICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SPRICIGO, CINTHIA BITTENCOURT
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: MARTINS, VIDAL, OLIVEIRA, JELSON ROBERTO DE, XIMENES, PRISCILA, VIVAN, LUIZ ALBERTO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136110
Resumo: Desde a definição da hora de 60 minutos, cursos de graduação que funcionam em apenas um turno podem ter dificuldade em completar sua carga horária mínima, estendendo o calendário acadêmico para muito além dos 200 dias letivos obrigatórios. Este trabalho discorre sobre a implantação do Trabalho Discente Efetivo (TDE), definido na Resolução CES 3/2007 do Ministério da Educação brasileiro, como componente oficial do calendário acadêmico. Trata-se de uma mudança de paradigma, considerando que cursos presenciais passam a ter cerca de 20% da carga horária de todas as suas disciplinas cumpridas com atividades discentes supervisionadas. Após regulamentação institucional e formação docente, a implantação do TDE ocorreu com sucesso em muitas disciplinas, mas detectaram-se problemas com a motivação dos estudantes para realização das atividades, com a qualidade da supervisão docente e com a distribuição da carga horária do TDE ao longo do semestre. Oficinas sobre a incorporação de metodologías ativas para melhoria da qualidade das atividades TDE e incremento do aprendizado dos estudantes são a principal proposta para a continuidade do programa.
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