O sentido de ser guerrilheiro: uma análise antropológica do Exército de Libertação Nacional da Colômbia
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90901 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. |
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O sentido de ser guerrilheiro: uma análise antropológica do Exército de Libertação Nacional da ColômbiaAntropologiaAntropologia socialGuerrilhasColombiaIdentidadeReligiosidadeGuerrilheirosAspectos antropologicosColombiaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social.Esta tese é uma busca de significação da longa permanência de uma guerrilha revolucionária da Colômbia: o Exército de Libertação Nacional (ELN). A organização, que surgiu na efervescência da Revolução Cubana, na década de 1960, após 44 anos, ainda se mantém como projeto de luta armada. Nessa exploração, discutem-se elementos históricos da tradição de guerra colombiana e as formas de resistência armada dos setores subalternos, que constituem parte do acumulado simbólico e da memória da nova proposta de luta. A análise também se aprofunda no processo de construção identitária, no sentido de ser elenos, importante chave explicativa da unidade, coesão e persistência histórica do grupo. Entre os principais contextos significativos que configuram sua identidade estão: os laços de familiaridade, que os une no plano afetivo, a reconstrução da memória, que reforça seus ideais, e a moralidade religiosa, que fortalece seu compromisso e lhes dá uma valoração comum do mundo. Embora o ELN se defina como uma organização atéia, seguidora dos princípios científicos do marxismoleninismo, a morte em combate do sacerdote Camilo Torres ativou um dos princípios germinais da tradição cristã no interior do grupo: o sacrifício de Jesus pela humanidade, mensagem lida e traduzida à linguagem da luta social que se converteu em premissa de luta, sintetizada na insígnia de fundação NUPALOM (Nem um passo atrás, libertação ou morte), e na extensão do sentido de ser salvador (em vida) e mártir (na morte), como elemento estruturante e significante do ser e do agir desses militantes.This thesis is a search for the significance of the long and persistent existence of revolucionary Colombian guerrilla group: El Ejército de Liberación Nacional (ELN) that was borned at the time of the pinnacle of the Cuban Revolution along the sixties, and, that after 44 years of life still maintains itself as an armed struggle projet. In order to inquiry into what constitutes an important part of the symbolic memory of this group - memory that, by the way, is activated by this new struggle proposal - the analysis studies in depth historical elements of the colombian war tradition and also studies different ways of popular armed resistance. The analysis also goes inside the identity process that builds the components of this group in the way of thinking themselves as being elenos and what, in turn, demonstrated to be an important explanation key about the unity, cohesion and historical survival of this organization. Among the principal significant contexts that shape its identity is worth mentioning: familiarity relations, what join them together as a matter of affection, its memory reconstruction, what reinforces its ideals and its religious morality that, on the one hand strenghthens its commitment and in the other, gives them common values. In spite of the group selfdefinition as "atheistic" and followers of the marxism-lenilism scientifical principles, the death of priest Camilo Torres in fight (1966) actived a germinal Christian principle - Jesus's sacrifice for humanity # message that after bein translated to social struggle language became its struggle premise, synthesized in its foundation instruction NUPALON (no step back: liberation or death) and in the extending of the meaning of savior (during life) to martyr (during death), as a significant and structuring elements of being, acting and performing of these militants.Florianópolis, SCDickie, Maria Amelia SchmidtUniversidade Federal de Santa CatarinaFonseca, Andrea Lissett Perez2012-10-23T16:33:24Z2012-10-23T16:33:24Z20082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis1 v.| il.application/pdf257292http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90901porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-20T17:37:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/90901Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-10-20T17:37:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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