"Festivaliar, tigriar e gravar" artistas e sonoridades no Piedemonte dos Llanos Orientales da Colômbia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gómez Lozano, Blanca Cecilia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169325
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2015.
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spelling "Festivaliar, tigriar e gravar" artistas e sonoridades no Piedemonte dos Llanos Orientales da ColômbiaAntropologiaAntropologia socialMúsicaAspectos antropológicosColômbiaArtistasAspectos antropológicosColômbiaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2015.Os Llanos Orientales são uma região da Colômbia que, junto com os Llanos da Venezuela, é conhecida, dentre outras coisas, por ser o ?berço? da música llanera. Esta dissertação trata dos processos de construção dos artistas llaneros e das formas em que se legitimam seus trabalhos artísticos. Para isso, descreve-se as trajetórias de alguns artistas, identificando as razões que guiam sua participação nos diferentes contextos de performance da música llanera e quais são as características que distinguem suas atuações. Nas falas dos artistas, a atuação nesses diferentes contextos é referida através de diferentes verbos: festivaliar ? para se referir à participação em festivais e concursos; tigriar1? para se referir ao trabalho em churrascarias e botecos; e gravar? para se referir não apenas à produção e gravação de discos, mas também ao processo de inserção em cenários internacionais. Compreendo a música llanera como um campo que se organiza hierarquicamente a partir das diferentes posições que ocupam os artistas e as relações que estabelecem entre eles e com outros agentes. Pode-se dizer que, em parte, essas diferentes posições se relacionam com as participações diferenciais nos contextos acima mencionados A partir do trabalho de campo realizado na região do Piedemonte llanero, que incluiu a participação em festivais de música llanera, shows e apresentações, assim como a realização de entrevistas com cantores, instrumentistas, gestores culturais, funcionários públicos do setor cultural e mestres de música, procurei mapear as relações que organizam e legitimam o trabalho artístico no campo da música llanera, bem como descrever o domínio de habilidades sonoras que permitem aos artistas se identificarem como artistas llaneros.<br>Resumen: Los Llanos Orientales son una región de Colombia, que junto con los Llanos de Venezuela, es conocida, entre otras cosas, por ser cuna de la música llanera. Esta disertación trata de los procesos de construcción de los artistas llaneros y de la forma en que se legitiman sus trabajos artísticos. Para ello se describen las trayectorias de algunos artistas identificando las razones que guían su participación en diferentes contextos de performance de la música llanera. Así mismo se identifican las características que distinguen su participación en cada uno de ellos. Muchos de estos artistas se refieren a su actuación en estos contextos a través de verbos como festivaliar, para referir a la participación en festivales y concursos, tigriar para referirse al trabajo en asaderos y bares de música llanera, e gravar, para referirse no solo a la grabación y producción de discos, sino también a la participación en escenarios internacionales. Comprendo la música llanera como un campo que se organiza jerárquicamente a partir de las diferentes posiciones que ocupan los artistas y las relaciones que establecen entre ellos y con otros agentes. En parte esas diferentes posiciones se relacionan con la participación diferenciada en los contextos antes señalados. A partir de trabajo de campo realizado en la región del Piedemonte llanero, que incluyó la participación en festivales de música llanera, shows y diversas presentaciones, así como la realización de entrevistas con cantantes, instrumentistas, gestores culturales, funcionarios públicos del sector cultural y maestros de música, procuré mapear las relaciones que organizan y legitiman el trabajo artístico en el campo de la música llanera, así como describir el dominio de habilidades sonoras que permiten a los artistas identificarse como artistas llaneros.Domínguez, María EugeniaUniversidade Federal de Santa CatarinaGómez Lozano, Blanca Cecilia2016-10-19T12:42:12Z2016-10-19T12:42:12Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis130 p.| il.application/pdf339035https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169325porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-19T12:42:13Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/169325Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-19T12:42:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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