Jogos para o ensino de aritmética em manuais pedagógicos de 1930-1960 no Brasil
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186990 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2017. |
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Jogos para o ensino de aritmética em manuais pedagógicos de 1930-1960 no BrasilEducaçãoEducação científica e tecnológicaMatemáticaAritméticaJogos educativosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2017.Esta pesquisa tem por objetivo compreender quais as diferentes abordagens dos jogos para o ensino de aritmética nos manuais pedagógicos, no período de 1930 a 1960 no Brasil. Toma-se nesta pesquisa a ambiência da chamada cultura escolar (VIÑAO FRAGO, 2007; JULIA, 2001) privilegiando os manuais pedagógicos como fonte de pesquisa, apoiados nos estudos de Choppin (2002; 2004) além dos demais aportes da história cultural e da própria história da educação matemática. Além disso, faz-se uso do ferramental teórico-metodológico usado pelos historiadores (BLOCH, 2001; VALENTE, 2007) e da metodologia da análise documental (CELLARD, 2008). O corpus de análise é composto por quatorze manuais pedagógicos, todos disponíveis no Repositório de Conteúdo Digital da UFSC. Essa seleção foi realizada de acordo com a data de edição do manual e indicações de jogos para o ensino de aritmética nos mesmos. A priori, tomou-se como referência as categorizações de Albuquerque (1958) ? fixação, motivação e recreação ? como pano de fundo para as análises. Ao longo das análises emergiram outras categorizações, dentre elas o jogo como superação de aspectos psicológicos, avaliação de conhecimentos prévios do aluno, aproximação do ensino de aritmética de situações cotidianas, respeito a regras, dentre outras. Apesar da diversidade de papéis para os jogos, todos os manuais convergem para aspectos psicológicos, que por sua vez aproximam-se dos pressupostos do Movimento da Escola Nova. Com isso, conclui-se que os manuais analisados e suas indicações de jogos para o ensino de aritmética tiveram influência dos pressupostos escolanovistas.Abstract : This research aims to understand the different approaches of games forarithmetic teaching in pedagogical manuals in the period of 1930 to1960 in Brazil. In this research the ambience of the so-called schoolculture (VIÑAO FRAGO, 2007; JULIA, 2001) is emphasizedprivileging the pedagogical manuals as a source of research, supportedin studies of Choppin (2002; 2004). In addition to the othercontributions of cultural history is the history of mathematic education.In addition, the theoretical-methodological tool used by historians isused (BLOCH, 2001; VALENTE, 2007) and methodology ofdocumental (CELLARD, 2008). The corpus of analysis consists offourteen pedagogical manuals all available in the Digital ContendRepository at UFSC. This selection has been carried out according tothe date of edition of the manual and indication of the games forarithmetic teaching. A priori, Albuquerque?s (1958) categorization hasbeen taken as reference - fixing, recreation, motivation - as a backdropfor the analyses. Throughout the analyses emerged other categorizationsamong them the game as overcoming of psychological aspects,evaluation of previous knowledge of the student, approximation ofarithmetic teaching of everyday situations, respect for rules and others.Despite the diversity of roles for the games alls manuals converge topsychological aspects that in turn approximate the assumptions of theNew School Movement. With this, it is concluded that the manualsanalysed and their indications of games for the arithmetic teaching wereinfluenced by the Escolanovistas assumptions.Costa, David Antonio daUniversidade Federal de Santa CatarinaSchneider, Cintia2018-06-14T04:02:20Z2018-06-14T04:02:20Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis203 p.| il.application/pdf349637https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186990porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-14T04:02:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/186990Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-06-14T04:02:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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