CONVERSANDO SOBRE ANSIEDADE COM ESTUDANTES, DOCENTES E TAEs DO CENTRO TECNOLÓGICO DE JOINVILLE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199324 |
Resumo: | A ansiedade-traço e a ansiedade-estado são eventos que afligem sujeitos em todos os segmentos da sociedade devido à conjuntura econômica, cultural e social de nossa época. O ambiente acadêmico universitário tem sido relatado como ansiógeno em função da pressão por resultados no desempenho escolar. Nesta perspectiva, relata-se os resultados parciais de um projeto de extensão em psicologia escolar, que tem como objetivo discutir, com docentes, TAEs e estudantes universitários, as situações ansiógenas relacionadas ao cotidiano acadêmico do Centro Tecnológico de Joinville (CTJ-UFSC). O projeto tem duração de três anos (iniciou em 2018). Ao final, os resultados e estratégias serão reavaliados para se tornar, provavelmente, atividade sistemática do serviço de psicologia escolar e organizacional do CTJ. Em cada semestre uma palestra é realizada como informativa do tema e abertura da formação dos grupos. Os grupos de docentes e TAEs não acontecem pela indisponibilidade dos mesmos para a formação de grupos, mas foram realizadas orientações individuais. Com os estudantes foram realizados, em média, por semestre, em 2018, três grupos, com seis participantes e duração de oito encontros por grupo. Durante os encontros, discutiu-se a percepção e sentimento dos estudantes em relação à ansiedade no ambiente universitário, quando foram dadas orientações com relação à constituição e dinâmica da ansiedade, bem como foram abordadas estratégias para enfrentamento da mesma. De forma geral os participantes relataram melhora nos sintomas de ansiedade e, dentro dos grupos, se tem oportunidade de desenvolver a consciencia crítica quanto à dinâmica envolvendo os sintomas no contexto educacional. |
id |
UFSC_2568a559a56249f866cd077339607922 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/199324 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
CONVERSANDO SOBRE ANSIEDADE COM ESTUDANTES, DOCENTES E TAEs DO CENTRO TECNOLÓGICO DE JOINVILLEansiedadeestudanteambiente universitárioA ansiedade-traço e a ansiedade-estado são eventos que afligem sujeitos em todos os segmentos da sociedade devido à conjuntura econômica, cultural e social de nossa época. O ambiente acadêmico universitário tem sido relatado como ansiógeno em função da pressão por resultados no desempenho escolar. Nesta perspectiva, relata-se os resultados parciais de um projeto de extensão em psicologia escolar, que tem como objetivo discutir, com docentes, TAEs e estudantes universitários, as situações ansiógenas relacionadas ao cotidiano acadêmico do Centro Tecnológico de Joinville (CTJ-UFSC). O projeto tem duração de três anos (iniciou em 2018). Ao final, os resultados e estratégias serão reavaliados para se tornar, provavelmente, atividade sistemática do serviço de psicologia escolar e organizacional do CTJ. Em cada semestre uma palestra é realizada como informativa do tema e abertura da formação dos grupos. Os grupos de docentes e TAEs não acontecem pela indisponibilidade dos mesmos para a formação de grupos, mas foram realizadas orientações individuais. Com os estudantes foram realizados, em média, por semestre, em 2018, três grupos, com seis participantes e duração de oito encontros por grupo. Durante os encontros, discutiu-se a percepção e sentimento dos estudantes em relação à ansiedade no ambiente universitário, quando foram dadas orientações com relação à constituição e dinâmica da ansiedade, bem como foram abordadas estratégias para enfrentamento da mesma. De forma geral os participantes relataram melhora nos sintomas de ansiedade e, dentro dos grupos, se tem oportunidade de desenvolver a consciencia crítica quanto à dinâmica envolvendo os sintomas no contexto educacional.2019-07-26T17:59:49Z2019-07-26T17:59:49Z2019-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf1983-6554https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199324Lima, Vanessa Aparecida Alves deBordini, Gabriela SagebinFantin, Jamileporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-26T17:59:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199324Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-26T17:59:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONVERSANDO SOBRE ANSIEDADE COM ESTUDANTES, DOCENTES E TAEs DO CENTRO TECNOLÓGICO DE JOINVILLE |
title |
CONVERSANDO SOBRE ANSIEDADE COM ESTUDANTES, DOCENTES E TAEs DO CENTRO TECNOLÓGICO DE JOINVILLE |
spellingShingle |
CONVERSANDO SOBRE ANSIEDADE COM ESTUDANTES, DOCENTES E TAEs DO CENTRO TECNOLÓGICO DE JOINVILLE Lima, Vanessa Aparecida Alves de ansiedade estudante ambiente universitário |
title_short |
CONVERSANDO SOBRE ANSIEDADE COM ESTUDANTES, DOCENTES E TAEs DO CENTRO TECNOLÓGICO DE JOINVILLE |
title_full |
CONVERSANDO SOBRE ANSIEDADE COM ESTUDANTES, DOCENTES E TAEs DO CENTRO TECNOLÓGICO DE JOINVILLE |
title_fullStr |
CONVERSANDO SOBRE ANSIEDADE COM ESTUDANTES, DOCENTES E TAEs DO CENTRO TECNOLÓGICO DE JOINVILLE |
title_full_unstemmed |
CONVERSANDO SOBRE ANSIEDADE COM ESTUDANTES, DOCENTES E TAEs DO CENTRO TECNOLÓGICO DE JOINVILLE |
title_sort |
CONVERSANDO SOBRE ANSIEDADE COM ESTUDANTES, DOCENTES E TAEs DO CENTRO TECNOLÓGICO DE JOINVILLE |
author |
Lima, Vanessa Aparecida Alves de |
author_facet |
Lima, Vanessa Aparecida Alves de Bordini, Gabriela Sagebin Fantin, Jamile |
author_role |
author |
author2 |
Bordini, Gabriela Sagebin Fantin, Jamile |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Vanessa Aparecida Alves de Bordini, Gabriela Sagebin Fantin, Jamile |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ansiedade estudante ambiente universitário |
topic |
ansiedade estudante ambiente universitário |
description |
A ansiedade-traço e a ansiedade-estado são eventos que afligem sujeitos em todos os segmentos da sociedade devido à conjuntura econômica, cultural e social de nossa época. O ambiente acadêmico universitário tem sido relatado como ansiógeno em função da pressão por resultados no desempenho escolar. Nesta perspectiva, relata-se os resultados parciais de um projeto de extensão em psicologia escolar, que tem como objetivo discutir, com docentes, TAEs e estudantes universitários, as situações ansiógenas relacionadas ao cotidiano acadêmico do Centro Tecnológico de Joinville (CTJ-UFSC). O projeto tem duração de três anos (iniciou em 2018). Ao final, os resultados e estratégias serão reavaliados para se tornar, provavelmente, atividade sistemática do serviço de psicologia escolar e organizacional do CTJ. Em cada semestre uma palestra é realizada como informativa do tema e abertura da formação dos grupos. Os grupos de docentes e TAEs não acontecem pela indisponibilidade dos mesmos para a formação de grupos, mas foram realizadas orientações individuais. Com os estudantes foram realizados, em média, por semestre, em 2018, três grupos, com seis participantes e duração de oito encontros por grupo. Durante os encontros, discutiu-se a percepção e sentimento dos estudantes em relação à ansiedade no ambiente universitário, quando foram dadas orientações com relação à constituição e dinâmica da ansiedade, bem como foram abordadas estratégias para enfrentamento da mesma. De forma geral os participantes relataram melhora nos sintomas de ansiedade e, dentro dos grupos, se tem oportunidade de desenvolver a consciencia crítica quanto à dinâmica envolvendo os sintomas no contexto educacional. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-26T17:59:49Z 2019-07-26T17:59:49Z 2019-07-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
1983-6554 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199324 |
identifier_str_mv |
1983-6554 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199324 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652338851741696 |