CONVERSANDO SOBRE ANSIEDADE COM ESTUDANTES, DOCENTES E TAEs DO CENTRO TECNOLÓGICO DE JOINVILLE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Vanessa Aparecida Alves de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bordini, Gabriela Sagebin, Fantin, Jamile
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199324
Resumo: A ansiedade-traço e a ansiedade-estado são eventos que afligem sujeitos em todos os segmentos da sociedade devido à conjuntura econômica, cultural e social de nossa época. O ambiente acadêmico universitário tem sido relatado como ansiógeno em função da pressão por resultados no desempenho escolar. Nesta perspectiva, relata-se os resultados parciais de um projeto de extensão em psicologia escolar, que tem como objetivo discutir, com docentes, TAEs e estudantes universitários, as situações ansiógenas relacionadas ao cotidiano acadêmico do Centro Tecnológico de Joinville (CTJ-UFSC). O projeto tem duração de três anos (iniciou em 2018). Ao final, os resultados e estratégias serão reavaliados para se tornar, provavelmente, atividade sistemática do serviço de psicologia escolar e organizacional do CTJ. Em cada semestre uma palestra é realizada como informativa do tema e abertura da formação dos grupos. Os grupos de docentes e TAEs não acontecem pela indisponibilidade dos mesmos para a formação de grupos, mas foram realizadas orientações individuais. Com os estudantes foram realizados, em média, por semestre, em 2018, três grupos, com seis participantes e duração de oito encontros por grupo. Durante os encontros, discutiu-se a percepção e sentimento dos estudantes em relação à ansiedade no ambiente universitário, quando foram dadas orientações com relação à constituição e dinâmica da ansiedade, bem como foram abordadas estratégias para enfrentamento da mesma. De forma geral os participantes relataram melhora nos sintomas de ansiedade e, dentro dos grupos, se tem oportunidade de desenvolver a consciencia crítica quanto à dinâmica envolvendo os sintomas no contexto educacional.
id UFSC_2568a559a56249f866cd077339607922
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/199324
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling CONVERSANDO SOBRE ANSIEDADE COM ESTUDANTES, DOCENTES E TAEs DO CENTRO TECNOLÓGICO DE JOINVILLEansiedadeestudanteambiente universitárioA ansiedade-traço e a ansiedade-estado são eventos que afligem sujeitos em todos os segmentos da sociedade devido à conjuntura econômica, cultural e social de nossa época. O ambiente acadêmico universitário tem sido relatado como ansiógeno em função da pressão por resultados no desempenho escolar. Nesta perspectiva, relata-se os resultados parciais de um projeto de extensão em psicologia escolar, que tem como objetivo discutir, com docentes, TAEs e estudantes universitários, as situações ansiógenas relacionadas ao cotidiano acadêmico do Centro Tecnológico de Joinville (CTJ-UFSC). O projeto tem duração de três anos (iniciou em 2018). Ao final, os resultados e estratégias serão reavaliados para se tornar, provavelmente, atividade sistemática do serviço de psicologia escolar e organizacional do CTJ. Em cada semestre uma palestra é realizada como informativa do tema e abertura da formação dos grupos. Os grupos de docentes e TAEs não acontecem pela indisponibilidade dos mesmos para a formação de grupos, mas foram realizadas orientações individuais. Com os estudantes foram realizados, em média, por semestre, em 2018, três grupos, com seis participantes e duração de oito encontros por grupo. Durante os encontros, discutiu-se a percepção e sentimento dos estudantes em relação à ansiedade no ambiente universitário, quando foram dadas orientações com relação à constituição e dinâmica da ansiedade, bem como foram abordadas estratégias para enfrentamento da mesma. De forma geral os participantes relataram melhora nos sintomas de ansiedade e, dentro dos grupos, se tem oportunidade de desenvolver a consciencia crítica quanto à dinâmica envolvendo os sintomas no contexto educacional.2019-07-26T17:59:49Z2019-07-26T17:59:49Z2019-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf1983-6554https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199324Lima, Vanessa Aparecida Alves deBordini, Gabriela SagebinFantin, Jamileporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-26T17:59:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199324Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-26T17:59:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv CONVERSANDO SOBRE ANSIEDADE COM ESTUDANTES, DOCENTES E TAEs DO CENTRO TECNOLÓGICO DE JOINVILLE
title CONVERSANDO SOBRE ANSIEDADE COM ESTUDANTES, DOCENTES E TAEs DO CENTRO TECNOLÓGICO DE JOINVILLE
spellingShingle CONVERSANDO SOBRE ANSIEDADE COM ESTUDANTES, DOCENTES E TAEs DO CENTRO TECNOLÓGICO DE JOINVILLE
Lima, Vanessa Aparecida Alves de
ansiedade
estudante
ambiente universitário
title_short CONVERSANDO SOBRE ANSIEDADE COM ESTUDANTES, DOCENTES E TAEs DO CENTRO TECNOLÓGICO DE JOINVILLE
title_full CONVERSANDO SOBRE ANSIEDADE COM ESTUDANTES, DOCENTES E TAEs DO CENTRO TECNOLÓGICO DE JOINVILLE
title_fullStr CONVERSANDO SOBRE ANSIEDADE COM ESTUDANTES, DOCENTES E TAEs DO CENTRO TECNOLÓGICO DE JOINVILLE
title_full_unstemmed CONVERSANDO SOBRE ANSIEDADE COM ESTUDANTES, DOCENTES E TAEs DO CENTRO TECNOLÓGICO DE JOINVILLE
title_sort CONVERSANDO SOBRE ANSIEDADE COM ESTUDANTES, DOCENTES E TAEs DO CENTRO TECNOLÓGICO DE JOINVILLE
author Lima, Vanessa Aparecida Alves de
author_facet Lima, Vanessa Aparecida Alves de
Bordini, Gabriela Sagebin
Fantin, Jamile
author_role author
author2 Bordini, Gabriela Sagebin
Fantin, Jamile
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Vanessa Aparecida Alves de
Bordini, Gabriela Sagebin
Fantin, Jamile
dc.subject.por.fl_str_mv ansiedade
estudante
ambiente universitário
topic ansiedade
estudante
ambiente universitário
description A ansiedade-traço e a ansiedade-estado são eventos que afligem sujeitos em todos os segmentos da sociedade devido à conjuntura econômica, cultural e social de nossa época. O ambiente acadêmico universitário tem sido relatado como ansiógeno em função da pressão por resultados no desempenho escolar. Nesta perspectiva, relata-se os resultados parciais de um projeto de extensão em psicologia escolar, que tem como objetivo discutir, com docentes, TAEs e estudantes universitários, as situações ansiógenas relacionadas ao cotidiano acadêmico do Centro Tecnológico de Joinville (CTJ-UFSC). O projeto tem duração de três anos (iniciou em 2018). Ao final, os resultados e estratégias serão reavaliados para se tornar, provavelmente, atividade sistemática do serviço de psicologia escolar e organizacional do CTJ. Em cada semestre uma palestra é realizada como informativa do tema e abertura da formação dos grupos. Os grupos de docentes e TAEs não acontecem pela indisponibilidade dos mesmos para a formação de grupos, mas foram realizadas orientações individuais. Com os estudantes foram realizados, em média, por semestre, em 2018, três grupos, com seis participantes e duração de oito encontros por grupo. Durante os encontros, discutiu-se a percepção e sentimento dos estudantes em relação à ansiedade no ambiente universitário, quando foram dadas orientações com relação à constituição e dinâmica da ansiedade, bem como foram abordadas estratégias para enfrentamento da mesma. De forma geral os participantes relataram melhora nos sintomas de ansiedade e, dentro dos grupos, se tem oportunidade de desenvolver a consciencia crítica quanto à dinâmica envolvendo os sintomas no contexto educacional.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-26T17:59:49Z
2019-07-26T17:59:49Z
2019-07-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1983-6554
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199324
identifier_str_mv 1983-6554
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199324
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652338851741696