A EFICIÊNCIA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO SISTEMA ACAFE COM USO DO MÉTODO DE ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GRIPA, SIDNEI
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: HAUSSMANN, DARCLÊ COSTA SILVA, DOMINGUES, MARIA JOSÉ CARVALHO DE SOUZA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180995
Resumo: Umas das métricas utilizadas para medir o desempenho organizacional é a eficiência. A medição da eficiência geralmente emprega a produtividade como um dos indicadores mais notáveis. O objetivo desse estudo foi identificar a eficiência das IES do sistema ACAFE. Os critérios de inputs e outputs utilizados foram os gastos com salários de professores, gastos com salários de técnicos, número total de professores, número total de alunos matriculados na graduação, receita própria da IES e Market Share da sede. Para atingir o objetivo proposto foi realizada uma pesquisa descritiva, documental e quantitativa. Os dados foram coletados na base “MercadoEdu” em julho de 2017 e referem-se ao ano de 2015. Para tratamento e análise dos dados utilizou-se do método multicritério de análise envoltória de dados (DEA) a partir do modelo BCC com orientação para Output. Os resultados indicaram que das quatorze IES do sistema ACAFE analisadas, oito podem ser consideradas eficientes. Três IES obtiveram níveis de eficiência entre 0,956 e 0,993, considerados muito bons e, apenas três IES ficaram com níveis de eficiência mais baixos, entre 0,604 e 0,794. Nesse sentido, conclui-se que 78,57% das IES do sistema ACAFE possuem níveis de eficiência considerados ótimos.
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