Testes e verificação da aprendizagem da matemática escolar na escola primária paranaense (1930 – 1960)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208224 |
Resumo: | Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8654902 |
id |
UFSC_26035f4300b7dc5fea2beec724d61107 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/208224 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Testes e verificação da aprendizagem da matemática escolar na escola primária paranaense (1930 – 1960)História da EducaçãoMatemáticaVerificação escolarDisponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8654902Este estudo é fruto da tese de doutorado intitulada “Avaliação da Matemática Escolar: Contribuições da Pedagogia da Escola Nova”. O estudo, bibliográfico e documental, tem como objetivo apreender o papel dos testes, no processo de construção da verificação da matemática escolar. Para tanto, analisa-se a legislação e cinco livros didáticos que circularam na formação de professores e na escola primária entre as décadas de 1930 a 1960. Foi possível constatar que as práticas de testes matemáticos, adotadas no período de estudo, trouxeram para a cultura escolar elementos relevantes, como: o treino, a exatidão, a objetividade, a periodicidade, os diferentes tipos de questões, como: de lacuna, de seleção, de acasalamento, de diferença e identidade e ainda de verdade e falsidade. Além disso, os resultados obtidos revelam a preocupação com o ensino corretivo das deficiências matemáticas e a adoção de critérios e processos que assegurem a objetividade na verificação do rendimento escolar.Zetetiké2020-04-10T15:44:49Z2020-04-10T15:44:49Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCECÍLIO, W. A. G. . Testes e verificação da aprendizagem da matemática escolar na escola primária paranaense (1930 - 1960). ZETETIKÉ (ON LINE), v. 27, p. e019027, 2019.2176-1744https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208224Cecílio, Waléria Adriana Gonçalezporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-10T15:44:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/208224Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-04-10T15:44:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Testes e verificação da aprendizagem da matemática escolar na escola primária paranaense (1930 – 1960) |
title |
Testes e verificação da aprendizagem da matemática escolar na escola primária paranaense (1930 – 1960) |
spellingShingle |
Testes e verificação da aprendizagem da matemática escolar na escola primária paranaense (1930 – 1960) Cecílio, Waléria Adriana Gonçalez História da Educação Matemática Verificação escolar |
title_short |
Testes e verificação da aprendizagem da matemática escolar na escola primária paranaense (1930 – 1960) |
title_full |
Testes e verificação da aprendizagem da matemática escolar na escola primária paranaense (1930 – 1960) |
title_fullStr |
Testes e verificação da aprendizagem da matemática escolar na escola primária paranaense (1930 – 1960) |
title_full_unstemmed |
Testes e verificação da aprendizagem da matemática escolar na escola primária paranaense (1930 – 1960) |
title_sort |
Testes e verificação da aprendizagem da matemática escolar na escola primária paranaense (1930 – 1960) |
author |
Cecílio, Waléria Adriana Gonçalez |
author_facet |
Cecílio, Waléria Adriana Gonçalez |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cecílio, Waléria Adriana Gonçalez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação Matemática Verificação escolar |
topic |
História da Educação Matemática Verificação escolar |
description |
Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8654902 |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-04-10T15:44:49Z 2020-04-10T15:44:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CECÍLIO, W. A. G. . Testes e verificação da aprendizagem da matemática escolar na escola primária paranaense (1930 - 1960). ZETETIKÉ (ON LINE), v. 27, p. e019027, 2019. 2176-1744 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208224 |
identifier_str_mv |
CECÍLIO, W. A. G. . Testes e verificação da aprendizagem da matemática escolar na escola primária paranaense (1930 - 1960). ZETETIKÉ (ON LINE), v. 27, p. e019027, 2019. 2176-1744 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208224 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Zetetiké |
publisher.none.fl_str_mv |
Zetetiké |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651920611475456 |