Avaliação da matemática escolar: contribuições da pedagogia da Escola Nova

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cecílio, Waléria Adriana Gonçalez
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186874
Resumo: Cecílio, Waléria Adriana Gonçalez C388a 2018 Avaliação da matemática escolar: contribuições da Pedagogia da Escola Nova / Waléria Adriana Gonçalez Cecílio ; orientadora: Maria Elisabeth Blanck Miguel. – 2018. 272 f. : il. ; 30 cm Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2018 Bibliografia: f. 256-272 1. Educação. 2. Educação - História. 3. Escola Nova. 4. Matemática - Estudo e ensino (Primário). 5. Aprendizagem. I. Miguel, Maria Elisabeth Blanck. II. Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Programa de Pós- Graduação em Educação. III. Título. CDD 20. ed. – 370
id UFSC_fc9ae8a688528eace6c4f47170bac000
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/186874
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Avaliação da matemática escolar: contribuições da pedagogia da Escola NovaHistória da educaçãoPedagogia da Escola NovaAvaliação da aprendizagemEnsino da matemáticaCecílio, Waléria Adriana Gonçalez C388a 2018 Avaliação da matemática escolar: contribuições da Pedagogia da Escola Nova / Waléria Adriana Gonçalez Cecílio ; orientadora: Maria Elisabeth Blanck Miguel. – 2018. 272 f. : il. ; 30 cm Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2018 Bibliografia: f. 256-272 1. Educação. 2. Educação - História. 3. Escola Nova. 4. Matemática - Estudo e ensino (Primário). 5. Aprendizagem. I. Miguel, Maria Elisabeth Blanck. II. Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Programa de Pós- Graduação em Educação. III. Título. CDD 20. ed. – 370Nesta tese, tratamos da trajetória e das dinâmicas da avaliação da aprendizagem da matemática escolar em sua configuração sob a influência das ideais da Pedagogia da Escola Nova no Paraná. Para tecer essa “teia de significados”, tomamos como basilar a Pedagogia da Escola Nova, que levou a sucessivas mudanças nas práticas avaliativas. Neste sentido, tomamos como centro da discussão vários instrumentos avaliativos: sabatinas, exames (escritos e orais), testes e provas. Para melhor compreender as permanências e mudanças ocorridas ao longo do período de estudo (1920 - 1960), analisamos fontes documentais disponíveis no Arquivo Público, na Biblioteca Pública, no Instituto de Educação e no Instituto Histórico e Geográfico do Estado do Paraná. Também analisamos documentos disponíveis no Repositório do Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática no Brasil. Foram selecionados e examinados diferentes fontes para o estudo. Dentre elas, Relatórios e Mensagens da Instrução Pública, Programas de Ensino, livros didáticos, revistas pedagógicas, cadernos, exames e provas relativos ao ensino primário do período referido. O objetivo foi compreender como as orientações dadas aos professores pela Instrução Pública e pela Secretaria de Educação e Cultura, as alterações na legislação, a formação de professores, os livros didáticos e as revistas pedagógicas contribuíram para um novo modo de avaliar a aprendizagem e quais representações acerca da avaliação da matemática escolar foram apropriadas pelos professores. A partir da perspectiva da História Cultural, o estudo privilegia os conceitos de estratégias e táticas (DE CERTEAU, 2011), de apropriação (CHARTIER, 2002; 1990), da cultura escolar (JULIA, 2001) e da história das disciplinas escolares (CHERVEL, 1990). Nessa perspectiva, o estudo mostrou que juntos, o desenvolvimento do educando e o controle da aprendizagem, apoiado nas bases científicas da Pedagogia da Escola Nova, semearam as ideias que se constituíram, ao longo do tempo, em um novo modelo de avaliar. Em síntese, concluímos que a Pedagogia da Escola Nova, por meio dos métodos ativos, impulsionou as práticas com foco nas questões qualitativas do ato de avaliar. Desenvolveu anotações individuais, projetos e questionamentos interessados em sondar o desenvolvimento do aluno no decorrer das aulas. Por meio dos testes estandardizados e dos testes similares, aplicados constantemente pelos professores, impulsionou as questões quantitativas do ato de avaliar. Esses movimentos, então inovadores, fomentaram o embrião de um novo perfil de avaliação da aprendizagem da matemática escolar. Assim, as quatro décadas marcadas por métodos ativos, questionamentos, projetos e testes estandardizados disseminados no Paraná levaram à construção de uma nova forma de avaliar a aprendizagem - carregada de elementos quantitativos e qualitativos.Miguel, Maria Elisabeth BlanckCecílio, Waléria Adriana Gonçalez2018-06-11T21:11:30Z2018-06-11T21:11:30Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCECÍLIO, Waléria Adriana Gonçalez. Avaliação da matemática escolar: contribuições da Pedagogia da Escola Nova. 2018. 272f. Tese (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba, 2018.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186874porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-11T21:12:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/186874Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-06-11T21:12:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da matemática escolar: contribuições da pedagogia da Escola Nova
title Avaliação da matemática escolar: contribuições da pedagogia da Escola Nova
spellingShingle Avaliação da matemática escolar: contribuições da pedagogia da Escola Nova
Cecílio, Waléria Adriana Gonçalez
História da educação
Pedagogia da Escola Nova
Avaliação da aprendizagem
Ensino da matemática
title_short Avaliação da matemática escolar: contribuições da pedagogia da Escola Nova
title_full Avaliação da matemática escolar: contribuições da pedagogia da Escola Nova
title_fullStr Avaliação da matemática escolar: contribuições da pedagogia da Escola Nova
title_full_unstemmed Avaliação da matemática escolar: contribuições da pedagogia da Escola Nova
title_sort Avaliação da matemática escolar: contribuições da pedagogia da Escola Nova
author Cecílio, Waléria Adriana Gonçalez
author_facet Cecílio, Waléria Adriana Gonçalez
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miguel, Maria Elisabeth Blanck
dc.contributor.author.fl_str_mv Cecílio, Waléria Adriana Gonçalez
dc.subject.por.fl_str_mv História da educação
Pedagogia da Escola Nova
Avaliação da aprendizagem
Ensino da matemática
topic História da educação
Pedagogia da Escola Nova
Avaliação da aprendizagem
Ensino da matemática
description Cecílio, Waléria Adriana Gonçalez C388a 2018 Avaliação da matemática escolar: contribuições da Pedagogia da Escola Nova / Waléria Adriana Gonçalez Cecílio ; orientadora: Maria Elisabeth Blanck Miguel. – 2018. 272 f. : il. ; 30 cm Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2018 Bibliografia: f. 256-272 1. Educação. 2. Educação - História. 3. Escola Nova. 4. Matemática - Estudo e ensino (Primário). 5. Aprendizagem. I. Miguel, Maria Elisabeth Blanck. II. Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Programa de Pós- Graduação em Educação. III. Título. CDD 20. ed. – 370
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-11T21:11:30Z
2018-06-11T21:11:30Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CECÍLIO, Waléria Adriana Gonçalez. Avaliação da matemática escolar: contribuições da Pedagogia da Escola Nova. 2018. 272f. Tese (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba, 2018.
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186874
identifier_str_mv CECÍLIO, Waléria Adriana Gonçalez. Avaliação da matemática escolar: contribuições da Pedagogia da Escola Nova. 2018. 272f. Tese (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba, 2018.
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186874
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652127576260608