Contextualização no ensino de graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal De Santa Catarina a partir da visão de alunos egressos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Locatelli, Julia Schadeck
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132689
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
id UFSC_2620a65701320a06ceeb492ce7df7aef
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/132689
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Contextualização no ensino de graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal De Santa Catarina a partir da visão de alunos egressoscontextualizaçãociências biológicasensino superiorcontextualization,biological scienceTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.Esta pesquisa buscou explorar a promoção da contextualização nas diversas atividades que compõem o curso de graduação em Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura) da Universidade Federal de Santa Catarina. A pesquisa parte do princípio da contextualização por auxiliar a superar a fragmentação e isolamento dos conhecimentos, promovendo maior relação entre os saberes e a realidade e interferindo na construção de visões de mundo mais amplas. Para tal avaliação, um questionário foi enviado via correio eletrônico e respondido por alunos egressos do curso, com questões objetivas referentes à relação promovida entre os conhecimentos e os contextos – social, das problemáticas ligadas à natureza, científico e histórico. Em outra parte do questionário, foi solicitado aos egressos que associassem cinco palavras a “Biologia” e a “Meu curso de Biologia”, que relatassem as motivações que tiveram para ingressar nesta graduação e seus comentários adicionais. Tais questões deram suporte aos dados quantitativos obtidos no questionário e trouxeram outros aspectos quanto ao curso em questão. Pela quantificação das respostas quanto à contextualização, é possível inferir que as disciplinas estavam mais distanciadas dos contextos em questão se comparadas com as outras atividades, sendo que destas mostraram-se mais contextualizadas os Trabalhos de Conclusão de Curso e os grupos da graduação, seguidos pelas Atividades Científico Culturais, Atividades de Extensão e estágios de pesquisa. Ainda, ficou evidente que o contexto das problemáticas ligadas à natureza foi o mais relacionado nas atividades deste curso, dissociado, entretanto, das questões sociais, que foram menos abordadas em grande parte das atividades.This study aimed to analyze the contextualization of the various activities that forms part on the degree in Biological Sciences from the Federal University of Santa Catarina. The assay focuses on the contextualization, for it assists to overcome the fragmentation and gaps between knowledge’s, resulting on a more integrated relation between subjects and the reality and interfering on the conception of a broader worldview. For such evaluation, a questionnaire was sent by electronic mail and replied by graduated students, using objective questions about the relation made between knowledge and the contexts – social, of the issues related to nature, scientific and historical. Further in the survey it was requested from the interviewed to associate five words to “Biology” and “My Biology course”, to report their motivations to entering this course and additional comments. Such questions supported the quantitative data achieved in the form and pointed others aspects of this course. Measuring the answers regarding contextualization, we can infer that the disciplines were more distant from the contexts concerned if compared with others activities, showing to be more contextualized the Final Paper and university groups, followed by Scientific-Cultural Activities, Outreach Activities and research internships. Also, it was clear that the context of the issues related to nature was the most discussed in the activities of this course, dissociated, however, from the social context, which was less handled in most activitiesFlorianópolis, SC.Moraes, Edmundo Carlos deUniversidade Federal de Santa CatarinaLocatelli, Julia Schadeck2015-05-06T20:43:44Z2015-05-06T20:43:44Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis78application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132689porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-06T20:43:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/132689Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-05-06T20:43:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Contextualização no ensino de graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal De Santa Catarina a partir da visão de alunos egressos
title Contextualização no ensino de graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal De Santa Catarina a partir da visão de alunos egressos
spellingShingle Contextualização no ensino de graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal De Santa Catarina a partir da visão de alunos egressos
Locatelli, Julia Schadeck
contextualização
ciências biológicas
ensino superior
contextualization,
biological science
title_short Contextualização no ensino de graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal De Santa Catarina a partir da visão de alunos egressos
title_full Contextualização no ensino de graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal De Santa Catarina a partir da visão de alunos egressos
title_fullStr Contextualização no ensino de graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal De Santa Catarina a partir da visão de alunos egressos
title_full_unstemmed Contextualização no ensino de graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal De Santa Catarina a partir da visão de alunos egressos
title_sort Contextualização no ensino de graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal De Santa Catarina a partir da visão de alunos egressos
author Locatelli, Julia Schadeck
author_facet Locatelli, Julia Schadeck
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moraes, Edmundo Carlos de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Locatelli, Julia Schadeck
dc.subject.por.fl_str_mv contextualização
ciências biológicas
ensino superior
contextualization,
biological science
topic contextualização
ciências biológicas
ensino superior
contextualization,
biological science
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-05-06T20:43:44Z
2015-05-06T20:43:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132689
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132689
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 78
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652344326356992