A educação inclusiva para surdos: uma análise do saber matemático intermediado pelo Intérprete de Libras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BORGES, Fábio Alexandre
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185117
Resumo: Tese
id UFSC_265993077aed940e1267ebe58dc9dd41
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/185117
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A educação inclusiva para surdos: uma análise do saber matemático intermediado pelo Intérprete de LibrasEnsino de Matemática. Inclusão. Interpretação em Libras. Surdez.TeseCom o discurso atual favorável à Inclusão no ambiente escolar, todos os estudantes são convidados a comungar de um mesmo espaço. No campo político, algumas medidas passaram a ser tomadas, como a aprovação da Lei da Libras (BRASIL, 2002), que oficializa tal língua, assim como a garantia da presença de Intérpretes de Libras (BRASIL, 2005) no atendimento educacional, ambas em favor dos educandos surdos. Dentre as barreiras ainda existentes e que se opõem a um ensino de boa qualidade para os surdos em situação inclusiva, destacamos o fato de que, permeando todas as estratégias metodológicas disponíveis ao professor em uma aula, temos a fala como o principal meio de comunicação. Além disso, alguns aspectos importantes deixam de ser considerados com vistas à verdadeira inclusão dos surdos, como a valorização da experiência visual destes educandos. Nesse sentido, a presente pesquisa se destina a entender como se dá o ensino e a aprendizagem de Matemática por estudantes surdos que contam com o apoio de um Intérprete de Libras. Para tal empreitada, realizamos pesquisas em duas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental de escolas diferentes, as quais denominamos como Caso1 e Caso 2. No Caso 1, observamos 30 aulas de Matemática de uma escola pública do interior do Paraná. Para organizar os dados coletados, redigimos notas de campo com o intuito de identificar as principais características que permeiam o ensino e a aprendizagem de Matemática para surdos inclusos. Além das notas de campo, aplicamos 12 atividades matemáticas para alunos surdos e ouvintes da mesma escola, sendo o desenvolvimento das atividades pelos alunos surdos videogravado. No Caso 2, observamos três aulas de Matemática de uma escola pública também do interior do Paraná. A fala do professor foi gravada e transcrita, bem como as imagens do Intérprete de Libras. Na sequência, buscamos cotejar ambas as transcrições em busca de uma compreensão mais voltada para as características das linguagens adotadas, quer sejam, o Português e a Libras. Nos dois Casos, foram destacadas unidades de análise oriundas de nosso conjunto de dados coletados: ausência de interação entre surdos e ouvintes no ambiente escolar; a definição do papel dos Intérpretes de Libras nas escolas ainda em construção; ausência de atividades que explorem o aspecto visual no ensino de Matemática; uma formação inicial e continuada que não contempla a inclusão de alunos surdos; dificuldades dos alunos surdos em interpretarem enunciados matemáticos e, somado a isso, o desconhecimento dos professores e de outros profissionais a respeito das dificuldades enfrentadas pelo aluno surdo com uma língua que ele não domina; incoerências matemáticas cometidas no ato da interpretação em Libras. Ao final, propomos alguns encaminhamentos que precisam ser considerados, caso se almeje, verdadeiramente, um ensino de boa qualidade para todos, com ênfase para os surdos.UEM2018-03-20T21:04:40Z2018-03-20T21:04:40Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfBORGES, Fábio Alexandre. A educação inclusiva para surdos: uma análise do saber matemático intermediado pelo Intérprete de Libras. Tese. 2013 260 f. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá. 2013. Orientadora: Clélia Maria Ignatius Nogueira.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185117BORGES, Fábio Alexandreporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-20T21:04:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/185117Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-03-20T21:04:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação inclusiva para surdos: uma análise do saber matemático intermediado pelo Intérprete de Libras
title A educação inclusiva para surdos: uma análise do saber matemático intermediado pelo Intérprete de Libras
spellingShingle A educação inclusiva para surdos: uma análise do saber matemático intermediado pelo Intérprete de Libras
BORGES, Fábio Alexandre
Ensino de Matemática. Inclusão. Interpretação em Libras. Surdez.
title_short A educação inclusiva para surdos: uma análise do saber matemático intermediado pelo Intérprete de Libras
title_full A educação inclusiva para surdos: uma análise do saber matemático intermediado pelo Intérprete de Libras
title_fullStr A educação inclusiva para surdos: uma análise do saber matemático intermediado pelo Intérprete de Libras
title_full_unstemmed A educação inclusiva para surdos: uma análise do saber matemático intermediado pelo Intérprete de Libras
title_sort A educação inclusiva para surdos: uma análise do saber matemático intermediado pelo Intérprete de Libras
author BORGES, Fábio Alexandre
author_facet BORGES, Fábio Alexandre
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BORGES, Fábio Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Matemática. Inclusão. Interpretação em Libras. Surdez.
topic Ensino de Matemática. Inclusão. Interpretação em Libras. Surdez.
description Tese
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2018-03-20T21:04:40Z
2018-03-20T21:04:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BORGES, Fábio Alexandre. A educação inclusiva para surdos: uma análise do saber matemático intermediado pelo Intérprete de Libras. Tese. 2013 260 f. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá. 2013. Orientadora: Clélia Maria Ignatius Nogueira.
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185117
identifier_str_mv BORGES, Fábio Alexandre. A educação inclusiva para surdos: uma análise do saber matemático intermediado pelo Intérprete de Libras. Tese. 2013 260 f. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá. 2013. Orientadora: Clélia Maria Ignatius Nogueira.
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UEM
publisher.none.fl_str_mv UEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1823041549462667264