A constituição do intérprete de língua de sinais no ensino superior na perspectiva dos surdos: o cuidado de si e do outro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NANTES, Janete de Melo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190447
Resumo: As pesquisas sobre a inclusão do surdo e a atuação do intérprete de língua de sinais no ensino superior são recentes e têm suscitado debates, polêmicas e tensões a respeito de um novo campo teórico denominado Estudos Surdos. O objetivo geral desta pesquisa é analisar a constituição do intérprete de língua de sinais no ensino superior na perspectiva dos surdos; e os objetivos específicos são: investigar como a cultura surda concebe, apreende, afirma ou nega a constituição do surdo e do intérprete de língua de sinais; identificar as significações na formação do intérprete de língua de sinais na mediação da comunicação; investigar as relações de poder e os mecanismos de exclusão/inclusão que permeiam as práticas discursivas no contexto universitário. Busca no pensamento foucaultiano os pressupostos teóricometodológicos e os procedimentos da arqueogenealogia para a compreensão das relações de saber/poder, estratégias de governamento e do cuidado de si e do outro, presentes na constituição do sujeito surdo e do intérprete de língua de sinais no ensino superior. Participaram da pesquisa seis surdos que cursam ou cursaram diferentes áreas do ensino superior nos Estados de Mato Grosso do Sul e Paraná. Para coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas filmadas em Língua Brasileira de Sinais com recursos de videografia e os dados transcritos para a língua portuguesa pela pesquisadora. Esta pesquisa observou duas grandes barreiras para inclusão do surdo no ensino superior: falta de metodologia adequada para o ensino da língua oficial como segunda língua do surdo e precária formação do intérprete de língua de sinais para atuar no ensino superior. Os resultados indicaram a inadequação das práticas pedagógicas no ensino superior com formas ineficientes de comunicação e interação entre professor, acadêmico e intérprete, que limitam o acesso ao conhecimento por uma tradução/interpretação que não disponibiliza terminologia específica para esse nível de ensino. O presente trabalho constatou que a constituição do profissional intérprete no ensino superior está em vias de se estabelecer em virtude da ausência de formação adequada dele, de elaboração do código de ética profissional e por preocupação mais voltada a questões políticas do que com o cuidado para consigo e para com o outro. Espera que este estudo possa contribuir com reflexões sobre os discursos e saberes da educação dos surdos abrindo um campo para a visão crítica da proposta da educação inclusiva, cuja história tem sido tecida e contada na perspectiva dos ouvintes, sem considerar o olhar do surdo sobre sua própria educação.
id UFSC_d29c3afdeb83c4cb5cfc7e651bec698c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190447
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A constituição do intérprete de língua de sinais no ensino superior na perspectiva dos surdos: o cuidado de si e do outroSurdezLíngua de sinaisIntérprete de LibrasInclusão no Ensino SuperiorAs pesquisas sobre a inclusão do surdo e a atuação do intérprete de língua de sinais no ensino superior são recentes e têm suscitado debates, polêmicas e tensões a respeito de um novo campo teórico denominado Estudos Surdos. O objetivo geral desta pesquisa é analisar a constituição do intérprete de língua de sinais no ensino superior na perspectiva dos surdos; e os objetivos específicos são: investigar como a cultura surda concebe, apreende, afirma ou nega a constituição do surdo e do intérprete de língua de sinais; identificar as significações na formação do intérprete de língua de sinais na mediação da comunicação; investigar as relações de poder e os mecanismos de exclusão/inclusão que permeiam as práticas discursivas no contexto universitário. Busca no pensamento foucaultiano os pressupostos teóricometodológicos e os procedimentos da arqueogenealogia para a compreensão das relações de saber/poder, estratégias de governamento e do cuidado de si e do outro, presentes na constituição do sujeito surdo e do intérprete de língua de sinais no ensino superior. Participaram da pesquisa seis surdos que cursam ou cursaram diferentes áreas do ensino superior nos Estados de Mato Grosso do Sul e Paraná. Para coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas filmadas em Língua Brasileira de Sinais com recursos de videografia e os dados transcritos para a língua portuguesa pela pesquisadora. Esta pesquisa observou duas grandes barreiras para inclusão do surdo no ensino superior: falta de metodologia adequada para o ensino da língua oficial como segunda língua do surdo e precária formação do intérprete de língua de sinais para atuar no ensino superior. Os resultados indicaram a inadequação das práticas pedagógicas no ensino superior com formas ineficientes de comunicação e interação entre professor, acadêmico e intérprete, que limitam o acesso ao conhecimento por uma tradução/interpretação que não disponibiliza terminologia específica para esse nível de ensino. O presente trabalho constatou que a constituição do profissional intérprete no ensino superior está em vias de se estabelecer em virtude da ausência de formação adequada dele, de elaboração do código de ética profissional e por preocupação mais voltada a questões políticas do que com o cuidado para consigo e para com o outro. Espera que este estudo possa contribuir com reflexões sobre os discursos e saberes da educação dos surdos abrindo um campo para a visão crítica da proposta da educação inclusiva, cuja história tem sido tecida e contada na perspectiva dos ouvintes, sem considerar o olhar do surdo sobre sua própria educação.UFGD2018-10-13T02:09:23Z2018-10-13T02:09:23Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNANTES, Janete de Melo. A constituição do intérprete de língua de sinais no ensino superior na perspectiva dos surdos: o cuidado de si e do outro. 2012. 103 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação). Universidade Federal da Grande Dourados. 2012. Orientadora: Dra. Marilda Moraes Garcia Brunohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190447NANTES, Janete de Meloporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-13T02:09:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190447Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-13T02:09:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A constituição do intérprete de língua de sinais no ensino superior na perspectiva dos surdos: o cuidado de si e do outro
title A constituição do intérprete de língua de sinais no ensino superior na perspectiva dos surdos: o cuidado de si e do outro
spellingShingle A constituição do intérprete de língua de sinais no ensino superior na perspectiva dos surdos: o cuidado de si e do outro
NANTES, Janete de Melo
Surdez
Língua de sinais
Intérprete de Libras
Inclusão no Ensino Superior
title_short A constituição do intérprete de língua de sinais no ensino superior na perspectiva dos surdos: o cuidado de si e do outro
title_full A constituição do intérprete de língua de sinais no ensino superior na perspectiva dos surdos: o cuidado de si e do outro
title_fullStr A constituição do intérprete de língua de sinais no ensino superior na perspectiva dos surdos: o cuidado de si e do outro
title_full_unstemmed A constituição do intérprete de língua de sinais no ensino superior na perspectiva dos surdos: o cuidado de si e do outro
title_sort A constituição do intérprete de língua de sinais no ensino superior na perspectiva dos surdos: o cuidado de si e do outro
author NANTES, Janete de Melo
author_facet NANTES, Janete de Melo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv NANTES, Janete de Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Surdez
Língua de sinais
Intérprete de Libras
Inclusão no Ensino Superior
topic Surdez
Língua de sinais
Intérprete de Libras
Inclusão no Ensino Superior
description As pesquisas sobre a inclusão do surdo e a atuação do intérprete de língua de sinais no ensino superior são recentes e têm suscitado debates, polêmicas e tensões a respeito de um novo campo teórico denominado Estudos Surdos. O objetivo geral desta pesquisa é analisar a constituição do intérprete de língua de sinais no ensino superior na perspectiva dos surdos; e os objetivos específicos são: investigar como a cultura surda concebe, apreende, afirma ou nega a constituição do surdo e do intérprete de língua de sinais; identificar as significações na formação do intérprete de língua de sinais na mediação da comunicação; investigar as relações de poder e os mecanismos de exclusão/inclusão que permeiam as práticas discursivas no contexto universitário. Busca no pensamento foucaultiano os pressupostos teóricometodológicos e os procedimentos da arqueogenealogia para a compreensão das relações de saber/poder, estratégias de governamento e do cuidado de si e do outro, presentes na constituição do sujeito surdo e do intérprete de língua de sinais no ensino superior. Participaram da pesquisa seis surdos que cursam ou cursaram diferentes áreas do ensino superior nos Estados de Mato Grosso do Sul e Paraná. Para coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas filmadas em Língua Brasileira de Sinais com recursos de videografia e os dados transcritos para a língua portuguesa pela pesquisadora. Esta pesquisa observou duas grandes barreiras para inclusão do surdo no ensino superior: falta de metodologia adequada para o ensino da língua oficial como segunda língua do surdo e precária formação do intérprete de língua de sinais para atuar no ensino superior. Os resultados indicaram a inadequação das práticas pedagógicas no ensino superior com formas ineficientes de comunicação e interação entre professor, acadêmico e intérprete, que limitam o acesso ao conhecimento por uma tradução/interpretação que não disponibiliza terminologia específica para esse nível de ensino. O presente trabalho constatou que a constituição do profissional intérprete no ensino superior está em vias de se estabelecer em virtude da ausência de formação adequada dele, de elaboração do código de ética profissional e por preocupação mais voltada a questões políticas do que com o cuidado para consigo e para com o outro. Espera que este estudo possa contribuir com reflexões sobre os discursos e saberes da educação dos surdos abrindo um campo para a visão crítica da proposta da educação inclusiva, cuja história tem sido tecida e contada na perspectiva dos ouvintes, sem considerar o olhar do surdo sobre sua própria educação.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2018-10-13T02:09:23Z
2018-10-13T02:09:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NANTES, Janete de Melo. A constituição do intérprete de língua de sinais no ensino superior na perspectiva dos surdos: o cuidado de si e do outro. 2012. 103 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação). Universidade Federal da Grande Dourados. 2012. Orientadora: Dra. Marilda Moraes Garcia Bruno
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190447
identifier_str_mv NANTES, Janete de Melo. A constituição do intérprete de língua de sinais no ensino superior na perspectiva dos surdos: o cuidado de si e do outro. 2012. 103 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação). Universidade Federal da Grande Dourados. 2012. Orientadora: Dra. Marilda Moraes Garcia Bruno
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190447
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFGD
publisher.none.fl_str_mv UFGD
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652232363606016