Aprender e ensinar nos espaços prisionais: uma alternativa para a educação a distância, incluir jovens e adultos no processo de escolarização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campestrini, Bernadétte Beber
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82791
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_266af179b781a84114b0406eee885929
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82791
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Aprender e ensinar nos espaços prisionais: uma alternativa para a educação a distância, incluir jovens e adultos no processo de escolarizaçãoEngenharia de produçãoEducação de adultosEnsino a distanciaPrisõesDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Este estudo, se configurou na investigação das causas de jovens e adultos reeducandos do Presídio Regional de Tijucas (SC) terem sido excluídos do processo formal de ensino e cogitar a possibilidade da Educação a Distância, gerenciar o processo de inclusão destes atores sociais na sociedade do conhecimento. Para tanto, consideramos que o fenômeno social afeta diretamente o ser humano em seus espaços de cidadania podendo, evidenciar situações facilitadoras para a delinqüência que leva a criminalidade, instaurando assim, a necessidade dos espaços prisionais ou oportunizar-lhes condições de aprendizagem que os promovam como seres humanos. No universo dos ambientes de reclusão, o Presídio Regional de Tijucas, destaca-se pela administração que prioriza a elaboração / execução de projetos de reeducação e reinserção, certificando a valorização do apenado como ser humano, promovendo acesso a informação, ao conhecimento, ao saber, ao profissionalismo para que, ao retornarem à sociedade, não reincidam ao mundo do crime pela falta de educação básica, requisito mínimo para o exercício da cidadania no convívio social.Florianópolis, SCFialho, Francisco Antonio PereiraUniversidade Federal de Santa CatarinaCampestrini, Bernadétte Beber2012-10-19T18:22:30Z2012-10-19T18:22:30Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis114 f.| il.application/pdf191806http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82791porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-04T20:55:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/82791Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-04T20:55:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprender e ensinar nos espaços prisionais: uma alternativa para a educação a distância, incluir jovens e adultos no processo de escolarização
title Aprender e ensinar nos espaços prisionais: uma alternativa para a educação a distância, incluir jovens e adultos no processo de escolarização
spellingShingle Aprender e ensinar nos espaços prisionais: uma alternativa para a educação a distância, incluir jovens e adultos no processo de escolarização
Campestrini, Bernadétte Beber
Engenharia de produção
Educação de adultos
Ensino a distancia
Prisões
title_short Aprender e ensinar nos espaços prisionais: uma alternativa para a educação a distância, incluir jovens e adultos no processo de escolarização
title_full Aprender e ensinar nos espaços prisionais: uma alternativa para a educação a distância, incluir jovens e adultos no processo de escolarização
title_fullStr Aprender e ensinar nos espaços prisionais: uma alternativa para a educação a distância, incluir jovens e adultos no processo de escolarização
title_full_unstemmed Aprender e ensinar nos espaços prisionais: uma alternativa para a educação a distância, incluir jovens e adultos no processo de escolarização
title_sort Aprender e ensinar nos espaços prisionais: uma alternativa para a educação a distância, incluir jovens e adultos no processo de escolarização
author Campestrini, Bernadétte Beber
author_facet Campestrini, Bernadétte Beber
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fialho, Francisco Antonio Pereira
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Campestrini, Bernadétte Beber
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Educação de adultos
Ensino a distancia
Prisões
topic Engenharia de produção
Educação de adultos
Ensino a distancia
Prisões
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002
2012-10-19T18:22:30Z
2012-10-19T18:22:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 191806
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82791
identifier_str_mv 191806
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82791
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 114 f.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652323137781760