Aprendizagem colaborativa um perfil para educadores e educandos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Jefferson.
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86283
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_2683ced1a5ea3c924d97286994fe7805
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/86283
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Aprendizagem colaborativa um perfil para educadores e educandosEngenharia de produçãoAprendizagemNovas tecnologiasInternet na educaçãoEducaçãoEstudo e ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Esta dissertação analisa os meios de aprendizagem colaborativa como complemento do ensino presencial, buscando, nas ferramentas fornecidas pelos meios da comunicação eletrônica, os mecanismos de que dispomos hoje que são os ambientes de aprendizagem baseados na Web (World Wide Web). Baseia-se nas teorias pedagógicas como suporte do desenvolvimento da aprendizagem em todos os seus segmentos, estuda o problema do professor como educador, mediador e colaborador do processo do ensino-aprendizagem na atual conjuntura, mostrando as necessidades de mudanças e ajustamento no processo de integração às novas tecnologias; diligencia novos caminhos para que se possa ter um melhor aproveitamento com as ferramentas educacionais e mostra a construção de sites por alunos baseando-se na fundamentação pedagógica orientada para a colaboração em Ambientes Virtuais como modelos de ferramentas de instrumentos que possam ser combinados ao ensino presencial. Através de pesquisas realizadas com os alunos envolvidos no projeto, coloca à prova o processo de desenvolvimento das atividades como colaboradoras no ensino presencial, validando o processo pela satisfação do aluno, co-participe na construção da aprendizagem, e deste pesquisador. Arremata o assunto de forma a chegar ao consenso de que a educação, hoje, precisa juntar-se aos instrumentos de informatização e veículos rápidos de comunicação para estar junto das mídias e perante a sociedade como um mecanismo de preparação do ser humano, trabalhando-o em todo o seu potencial. This dissertation analyses the ways of helping and even turning the learning as teaching complement as if it was present in class room, allowing current, rich and actual information / education, searching in the tools supplied for the ways of the electronic communication, or either, specifically the mechanisms that we make use today that they are the based environments of learning in the Web (World Wide Web). It is based on the pedagogical theories as support of the development of the learning in all its segments. It studies the problem of the professor as educator, mediator and collaborator of the process of the teach-learning in the current conjuncture, showing the necessities of changes and adjustment in the process of integration to the new technologies. As result it can have one better exploitation with the educational tools. It shows the sites construction for pupils being based on the guided pedagogical recital for the contribution in Virtual Environments as models of tools of instruments that can be combined to actual education. By means of research with the involved pupils in the project, it places the test the process of development of the activities as collaborating in actual education, validating the process for the satisfaction of the pupil and to participate in the construction of the learning, and of this researcher. It buys at auction the form subject to arrive all at the consensus that the education today needs to join it the instruments of computerization and fast vehicles of communication to be next to the medias and ahead the society as a mechanism of preparation of the human being for the society, working it in its potential.Florianópolis, SCTorres, Patrícia LupionUniversidade Federal de Santa CatarinaGuedes, Jefferson.2012-10-21T05:26:47Z2012-10-21T05:26:47Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis143 f.| il.application/pdf237786http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86283porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T00:26:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/86283Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T00:26:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem colaborativa um perfil para educadores e educandos
title Aprendizagem colaborativa um perfil para educadores e educandos
spellingShingle Aprendizagem colaborativa um perfil para educadores e educandos
Guedes, Jefferson.
Engenharia de produção
Aprendizagem
Novas tecnologias
Internet na educação
Educação
Estudo e ensino
title_short Aprendizagem colaborativa um perfil para educadores e educandos
title_full Aprendizagem colaborativa um perfil para educadores e educandos
title_fullStr Aprendizagem colaborativa um perfil para educadores e educandos
title_full_unstemmed Aprendizagem colaborativa um perfil para educadores e educandos
title_sort Aprendizagem colaborativa um perfil para educadores e educandos
author Guedes, Jefferson.
author_facet Guedes, Jefferson.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Torres, Patrícia Lupion
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Guedes, Jefferson.
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Aprendizagem
Novas tecnologias
Internet na educação
Educação
Estudo e ensino
topic Engenharia de produção
Aprendizagem
Novas tecnologias
Internet na educação
Educação
Estudo e ensino
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003
2012-10-21T05:26:47Z
2012-10-21T05:26:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 237786
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86283
identifier_str_mv 237786
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86283
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 143 f.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652050463981568