Tecnologias de groupware para a educação: aprendizagem colaborativa semipresencial na universidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85668 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção |
id |
UFSC_79698b8df69a4f99326dd745df585a5f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/85668 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Tecnologias de groupware para a educação: aprendizagem colaborativa semipresencial na universidadeEngenharia de produçãoTecnologia educacionalInternet na educaçãoAnálise de interação em educaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de ProduçãoAs abordagens pedagógicas na maioria das universidades não são compatíveis com o contexto dinâmico das comunicações na denominada learning society - sociedade aprendente. Essa realidade educacional produz, um empobrecimento didático-pedagógico, provocando uma ruptura entre os espaços real e virtual de produção, construção e disseminação do conhecimento, na universidade. Embora existam muitas pesquisas e soluções disponíveis nesta área, encontram-se algumas poucas experiências pedagógicas baseadas no uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na universidade. Entre essas merecem especial destaque, aquelas que utilizam tecnologias de groupware em abordagens pedagógicas de aprendizagem colaborativa na modalidade semipresencial. Neste trabalho realizou-se um estudo de caso de uma experiência pedagógica baseada na utilização de tecnologias de groupware, em uma abordagem didática do tipo: aprendizagem colaborativa semipresencial, desenvolvida em uma classe de alunos de graduação no curso de ciências contábeis da Faculdade Fundação Visconde de Cairu, na cidade de Salvador-Bahia, durante o primeiro semestre letivo de 2003. Buscou-se, principalmente conhecer as possibilidades e dificuldades que possam existir no desenvolvimento da aprendizagem colaborativa, baseada na utilização de tecnologias de groupware. O resultado obtido na pesquisa permitiu-nos perceber que a metodologia, em estudo tem boa aceitação por partes dos alunos e consolida ganhos pedagógicos fundamentais ao influenciar as dinâmicas colaborativas de aprendizagem. Revelou-se a demanda de uma infra-estrutura tecnológica de conexão à internet, atendida ainda de forma incipiente pela universidade. Evidenciou-se também, que a utilização das tecnologias de groupware por alunos e professores abre novos campos de possibilidades pedagógicas, ampliando as comunicações entre ambos. Este último aspecto exige dos docentes novas competências didático-pedagógicas, além de proficiência tecnológica específica para o desenvolvimento de tais abordagens pedagógicas através do uso das tecnologias de groupware. Com base nos conhecimentos obtidos neste estudo e através de pesquisa de desenvolvimento foi elaborado um projeto de curso de qualificação de professores para utilização da metodologia didática de aprendizagem colaborativa semipresencial, através da utilização das tecnologias de groupware. Conclui-se que a utilização das tecnologias de groupware muito tem a contribuir para a consolidação de abordagens pedagógicas mais coerentes com as dinâmicas relacionais no contexto da sociedade aprendente. Tais contribuições precisam ser ampliadas, construídas e conhecidas para que se possa redimensionar a práxis pedagógica obsoleta, ainda presente na maioria das nossas universidades.Florianópolis, SCLapolli, Edis MafraUniversidade Federal de Santa CatarinaQueiróz, Teresinha Zélia Pinto de2012-10-20T21:23:30Z2012-10-20T21:23:30Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis92 f.| il., grafs., tabs.application/pdf231566http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85668porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T13:08:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/85668Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T13:08:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias de groupware para a educação: aprendizagem colaborativa semipresencial na universidade |
title |
Tecnologias de groupware para a educação: aprendizagem colaborativa semipresencial na universidade |
spellingShingle |
Tecnologias de groupware para a educação: aprendizagem colaborativa semipresencial na universidade Queiróz, Teresinha Zélia Pinto de Engenharia de produção Tecnologia educacional Internet na educação Análise de interação em educação |
title_short |
Tecnologias de groupware para a educação: aprendizagem colaborativa semipresencial na universidade |
title_full |
Tecnologias de groupware para a educação: aprendizagem colaborativa semipresencial na universidade |
title_fullStr |
Tecnologias de groupware para a educação: aprendizagem colaborativa semipresencial na universidade |
title_full_unstemmed |
Tecnologias de groupware para a educação: aprendizagem colaborativa semipresencial na universidade |
title_sort |
Tecnologias de groupware para a educação: aprendizagem colaborativa semipresencial na universidade |
author |
Queiróz, Teresinha Zélia Pinto de |
author_facet |
Queiróz, Teresinha Zélia Pinto de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lapolli, Edis Mafra Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiróz, Teresinha Zélia Pinto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Tecnologia educacional Internet na educação Análise de interação em educação |
topic |
Engenharia de produção Tecnologia educacional Internet na educação Análise de interação em educação |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2003 2012-10-20T21:23:30Z 2012-10-20T21:23:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
231566 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85668 |
identifier_str_mv |
231566 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85668 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
92 f.| il., grafs., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652372371570688 |