Tecnologias de groupware para a educação: aprendizagem colaborativa semipresencial na universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiróz, Teresinha Zélia Pinto de
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85668
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
id UFSC_79698b8df69a4f99326dd745df585a5f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/85668
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Tecnologias de groupware para a educação: aprendizagem colaborativa semipresencial na universidadeEngenharia de produçãoTecnologia educacionalInternet na educaçãoAnálise de interação em educaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de ProduçãoAs abordagens pedagógicas na maioria das universidades não são compatíveis com o contexto dinâmico das comunicações na denominada learning society - sociedade aprendente. Essa realidade educacional produz, um empobrecimento didático-pedagógico, provocando uma ruptura entre os espaços real e virtual de produção, construção e disseminação do conhecimento, na universidade. Embora existam muitas pesquisas e soluções disponíveis nesta área, encontram-se algumas poucas experiências pedagógicas baseadas no uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na universidade. Entre essas merecem especial destaque, aquelas que utilizam tecnologias de groupware em abordagens pedagógicas de aprendizagem colaborativa na modalidade semipresencial. Neste trabalho realizou-se um estudo de caso de uma experiência pedagógica baseada na utilização de tecnologias de groupware, em uma abordagem didática do tipo: aprendizagem colaborativa semipresencial, desenvolvida em uma classe de alunos de graduação no curso de ciências contábeis da Faculdade Fundação Visconde de Cairu, na cidade de Salvador-Bahia, durante o primeiro semestre letivo de 2003. Buscou-se, principalmente conhecer as possibilidades e dificuldades que possam existir no desenvolvimento da aprendizagem colaborativa, baseada na utilização de tecnologias de groupware. O resultado obtido na pesquisa permitiu-nos perceber que a metodologia, em estudo tem boa aceitação por partes dos alunos e consolida ganhos pedagógicos fundamentais ao influenciar as dinâmicas colaborativas de aprendizagem. Revelou-se a demanda de uma infra-estrutura tecnológica de conexão à internet, atendida ainda de forma incipiente pela universidade. Evidenciou-se também, que a utilização das tecnologias de groupware por alunos e professores abre novos campos de possibilidades pedagógicas, ampliando as comunicações entre ambos. Este último aspecto exige dos docentes novas competências didático-pedagógicas, além de proficiência tecnológica específica para o desenvolvimento de tais abordagens pedagógicas através do uso das tecnologias de groupware. Com base nos conhecimentos obtidos neste estudo e através de pesquisa de desenvolvimento foi elaborado um projeto de curso de qualificação de professores para utilização da metodologia didática de aprendizagem colaborativa semipresencial, através da utilização das tecnologias de groupware. Conclui-se que a utilização das tecnologias de groupware muito tem a contribuir para a consolidação de abordagens pedagógicas mais coerentes com as dinâmicas relacionais no contexto da sociedade aprendente. Tais contribuições precisam ser ampliadas, construídas e conhecidas para que se possa redimensionar a práxis pedagógica obsoleta, ainda presente na maioria das nossas universidades.Florianópolis, SCLapolli, Edis MafraUniversidade Federal de Santa CatarinaQueiróz, Teresinha Zélia Pinto de2012-10-20T21:23:30Z2012-10-20T21:23:30Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis92 f.| il., grafs., tabs.application/pdf231566http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85668porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T13:08:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/85668Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T13:08:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias de groupware para a educação: aprendizagem colaborativa semipresencial na universidade
title Tecnologias de groupware para a educação: aprendizagem colaborativa semipresencial na universidade
spellingShingle Tecnologias de groupware para a educação: aprendizagem colaborativa semipresencial na universidade
Queiróz, Teresinha Zélia Pinto de
Engenharia de produção
Tecnologia educacional
Internet na educação
Análise de interação em educação
title_short Tecnologias de groupware para a educação: aprendizagem colaborativa semipresencial na universidade
title_full Tecnologias de groupware para a educação: aprendizagem colaborativa semipresencial na universidade
title_fullStr Tecnologias de groupware para a educação: aprendizagem colaborativa semipresencial na universidade
title_full_unstemmed Tecnologias de groupware para a educação: aprendizagem colaborativa semipresencial na universidade
title_sort Tecnologias de groupware para a educação: aprendizagem colaborativa semipresencial na universidade
author Queiróz, Teresinha Zélia Pinto de
author_facet Queiróz, Teresinha Zélia Pinto de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lapolli, Edis Mafra
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiróz, Teresinha Zélia Pinto de
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Tecnologia educacional
Internet na educação
Análise de interação em educação
topic Engenharia de produção
Tecnologia educacional
Internet na educação
Análise de interação em educação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003
2012-10-20T21:23:30Z
2012-10-20T21:23:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 231566
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85668
identifier_str_mv 231566
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85668
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 92 f.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652372371570688