Meio ambiente e o ensino de sociologia: as possibilidades de uma educação ambiental crítica na educação básica de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaro Filho, Roberto Carlos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238612
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais.
id UFSC_273f626e80ed11ec0be292c59e8f83f5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/238612
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Meio ambiente e o ensino de sociologia: as possibilidades de uma educação ambiental crítica na educação básica de Santa CatarinaEducação ambiental críticaEnsino de sociologiaPedagogia histórico críticaSociologia ambientalTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais.A Educação Ambiental tem possibilitado de forma considerável estudos e pesquisas com o intuito de propor e refletir, em especial na disciplina de Sociologia, a relação sustentável entre o ser humano, a vida social e o meio ambiente. Toda atividade humana em sociedade implica a exploração de recursos naturais, e repensar tais práticas e conceitos será de extrema necessidade para a continuação e sobrevivência da espécie. Na lei federal de Política Nacional de Educação Ambiental de 1999 (Lei n. 9.795) consta que a Educação Ambiental deve ser abordada em todos os níveis e modalidades do processo educativo, tanto na educação formal quanto na informal. Entretanto, por força da lei, a Educação Ambiental não deve ser implantada como disciplina específica nos currículos, mas “como uma prática educativa integrada, contínua e permanente” no ensino formal. A inclusão da temática “meio ambiente” é relativamente recente na Sociologia. Em meados da década de 1970, no contexto da crise capitalista, cresceu sua propagação, em virtude dos cada vez mais graves impactos socioambientais típicos do modelo de produção vigente. A Sociologia Ambiental permite um debate muito amplo sobre as relações entre meio ambiente e sociedade. Discussões sobre questões socioambientais, ocupação urbana e doenças emergentes, extração dos recursos naturais e etapas de produção, consumo e descarte de resíduos, produção e precariedade do trabalho, poder público e sociedade civil na manutenção do ambiente são exemplos de temas sociais relevantes que poderiam ser abordados durante o ano letivo na disciplina de Sociologia na educação básica, sob a ótica da Educação Ambiental Crítica. O objetivo desse trabalho foi analisar como se realiza a Educação Ambiental na disciplina de Sociologia, em escolas de educação básica da rede pública do Estado de Santa Catarina, assim como apontar as possibilidades de ensino para uma educação ambiental crítica nas escolas, como fundamento da Pedagogia Histórico Crítica.Environmental Education has considerably enabled studies and research in order to propose and reflect, especially in the discipline of Sociology, the sustainable relationship between human beings, the social life and the environment. All human activity in society implies the exploitation of natural resources, and rethinking such practices and concepts will be extremely necessary for the continuation and survival of the species. The federal law of the National Policy on Environmental Education of 1999 (Law n. 9,795) states that Environmental Education must be addressed at all levels and modalities of the educational process, both in formal and informal education. However, by law, Environmental Education should not be implemented as a specific subject in the curricula, but “as an integrated, continuous and permanent educational practice” in formal education. The inclusion of the environment theme is current in Sociology. In the mid-1970s, it culminated in its propagation, due to the fragility of the current production model with the environment, where it has demonstrated strong socio-environmental impacts. Environmental Sociology, allow a very broad debate on the relationship between environment and society. Discussions on socio-environmental issues, urban occupation and emerging diseases, extraction of natural resources and stages of production, consumption and disposal of waste, production and precariousness of work, public authorities and civil society in maintaining the environment are examples of relevant social issues that could be addressed during the school year in the discipline of Sociology in Basic Education, from the perspective of Critical Environmental Education. The objective of this work was to analyze how Environmental Education is carried out in the discipline of Sociology, in basic education schools in the public network of the state of Santa Catarina.Florianópolis, SC.Jinkings, Nise Maria TavaresUniversidade Federal de Santa Catarina.Amaro Filho, Roberto Carlos2022-09-01T19:16:04Z2022-09-01T19:16:04Z2022-08-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis45 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238612Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-09-01T19:16:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/238612Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-09-01T19:16:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Meio ambiente e o ensino de sociologia: as possibilidades de uma educação ambiental crítica na educação básica de Santa Catarina
title Meio ambiente e o ensino de sociologia: as possibilidades de uma educação ambiental crítica na educação básica de Santa Catarina
spellingShingle Meio ambiente e o ensino de sociologia: as possibilidades de uma educação ambiental crítica na educação básica de Santa Catarina
Amaro Filho, Roberto Carlos
Educação ambiental crítica
Ensino de sociologia
Pedagogia histórico crítica
Sociologia ambiental
title_short Meio ambiente e o ensino de sociologia: as possibilidades de uma educação ambiental crítica na educação básica de Santa Catarina
title_full Meio ambiente e o ensino de sociologia: as possibilidades de uma educação ambiental crítica na educação básica de Santa Catarina
title_fullStr Meio ambiente e o ensino de sociologia: as possibilidades de uma educação ambiental crítica na educação básica de Santa Catarina
title_full_unstemmed Meio ambiente e o ensino de sociologia: as possibilidades de uma educação ambiental crítica na educação básica de Santa Catarina
title_sort Meio ambiente e o ensino de sociologia: as possibilidades de uma educação ambiental crítica na educação básica de Santa Catarina
author Amaro Filho, Roberto Carlos
author_facet Amaro Filho, Roberto Carlos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jinkings, Nise Maria Tavares
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaro Filho, Roberto Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental crítica
Ensino de sociologia
Pedagogia histórico crítica
Sociologia ambiental
topic Educação ambiental crítica
Ensino de sociologia
Pedagogia histórico crítica
Sociologia ambiental
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-01T19:16:04Z
2022-09-01T19:16:04Z
2022-08-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238612
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 45 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1823042185986048000