Pedagogia crítica e participativa em aulas de sociologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Vladimir Cunha
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/116514
Resumo: Este trabalho acadêmico objetiva reforçar as teses de uma práxis pedagógica com participação ativa dos agentes culturais e educacionais, utilizando metodologias que libertem tanto o professor como o estudante dos métodos clássicos de reprodução de conteúdos e conceitos, para exercitar uma nova prática educacional, sempre se renovando e aplicando aulas criativas, inovadoras, contemplando o dia a dia e as ferramentas de comunicação disponíveis e acessíveis. Busca reafirmar o paradigma da educação crítica necessária em nossas escolas para tirarmos nossos alunos da mesmice ideológica e construirmos um cidadão crítico, participativo e agente de transformações nas estruturas econômicas e sociais das sociedades onde vivem.
id UFRGS-2_ac707c01025f5d21efc23b4c3e37d266
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116514
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Vladimir CunhaSilva, Rosimeri Aquino da2015-05-16T02:00:42Z2014http://hdl.handle.net/10183/116514000965837Este trabalho acadêmico objetiva reforçar as teses de uma práxis pedagógica com participação ativa dos agentes culturais e educacionais, utilizando metodologias que libertem tanto o professor como o estudante dos métodos clássicos de reprodução de conteúdos e conceitos, para exercitar uma nova prática educacional, sempre se renovando e aplicando aulas criativas, inovadoras, contemplando o dia a dia e as ferramentas de comunicação disponíveis e acessíveis. Busca reafirmar o paradigma da educação crítica necessária em nossas escolas para tirarmos nossos alunos da mesmice ideológica e construirmos um cidadão crítico, participativo e agente de transformações nas estruturas econômicas e sociais das sociedades onde vivem.The objective of this academic work to strengthen the thesis of a pedagogical practice with active participation of cultural and educational agents, using methodologies to release both teacher and student of the classical methods of reproduction of content and concepts, to work out a new educational practice, always renewing and applying creative, innovative classes, contemplating the day to day and the communication tools available and accessible. Search reaffirm the paradigm of critical education needed in our schools we take our students to the ideological sameness and build a critical citizen, participatory and agent of changes in economic and social structures of the societies in which they live.application/pdfporSociologia da educaçãoPedagogia críticaPratica educativaMetodologiaPedagogia crítica e participativa em aulas de sociologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2014Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000965837.pdf000965837.pdfTexto completoapplication/pdf294662http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116514/1/000965837.pdff5e75c87288fb455256bd570fefc8d07MD51TEXT000965837.pdf.txt000965837.pdf.txtExtracted Texttext/plain76181http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116514/2/000965837.pdf.txtc099dd3d1b027a18eaeb58494017fef6MD52THUMBNAIL000965837.pdf.jpg000965837.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1380http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116514/3/000965837.pdf.jpgc0025b809c7e04c3f943242075704844MD5310183/1165142022-08-06 04:44:30.851849oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116514Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:44:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pedagogia crítica e participativa em aulas de sociologia
title Pedagogia crítica e participativa em aulas de sociologia
spellingShingle Pedagogia crítica e participativa em aulas de sociologia
Santos, Vladimir Cunha
Sociologia da educação
Pedagogia crítica
Pratica educativa
Metodologia
title_short Pedagogia crítica e participativa em aulas de sociologia
title_full Pedagogia crítica e participativa em aulas de sociologia
title_fullStr Pedagogia crítica e participativa em aulas de sociologia
title_full_unstemmed Pedagogia crítica e participativa em aulas de sociologia
title_sort Pedagogia crítica e participativa em aulas de sociologia
author Santos, Vladimir Cunha
author_facet Santos, Vladimir Cunha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Vladimir Cunha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Rosimeri Aquino da
contributor_str_mv Silva, Rosimeri Aquino da
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia da educação
Pedagogia crítica
Pratica educativa
Metodologia
topic Sociologia da educação
Pedagogia crítica
Pratica educativa
Metodologia
description Este trabalho acadêmico objetiva reforçar as teses de uma práxis pedagógica com participação ativa dos agentes culturais e educacionais, utilizando metodologias que libertem tanto o professor como o estudante dos métodos clássicos de reprodução de conteúdos e conceitos, para exercitar uma nova prática educacional, sempre se renovando e aplicando aulas criativas, inovadoras, contemplando o dia a dia e as ferramentas de comunicação disponíveis e acessíveis. Busca reafirmar o paradigma da educação crítica necessária em nossas escolas para tirarmos nossos alunos da mesmice ideológica e construirmos um cidadão crítico, participativo e agente de transformações nas estruturas econômicas e sociais das sociedades onde vivem.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-16T02:00:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/116514
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000965837
url http://hdl.handle.net/10183/116514
identifier_str_mv 000965837
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116514/1/000965837.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116514/2/000965837.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116514/3/000965837.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f5e75c87288fb455256bd570fefc8d07
c099dd3d1b027a18eaeb58494017fef6
c0025b809c7e04c3f943242075704844
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224485949407232