Ensino de Ciências e Educação de surdos: um estudo em escolas públicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190868 |
Resumo: | Pesquisa desenvolvida, junto a educadores do ensino fundamental de duas escolas públicas, em relação aos recursos metodológicos oferecidos para o ensino e a educação dos alunos surdos. O estudo teve como objetivos analisar e refletir sobre as políticas educacionais para os alunos surdos; e elaborar um produto final característico dos cursos de mestrado profissional. A metodologia teve abordagem qualitativa de pesquisa em educação, complementada com a utilização de dados quantitativos que se fizeram necessários. O levantamento bibliográfico, bem como toda a coleta de dados através de entrevistas e fontes oficiais, foram realizados tendo como foco a relação legislação, teorias e práticas. Os resultados e discussão da pesquisa foram realizados a partir das entrevistas com três coordenadores pedagógicos, trinta e cinco professores e três intérpretes. Ao final constatou-se como resultado, baseado nos registros das entrevistas, o ensino das diferentes áreas curriculares com características de uma metodologia tradicional, onde foram relatados como principais recursos utilizados nas aulas, o quadro seguido do livro. A pesquisa também revelou outros aspectos que nos ajudaram a conhecer melhor seus sujeitos e a dinâmica dos espaços de ensino regular, onde os alunos surdos estavam matriculados, dentre eles a qualificação dos profissionais, a participação e interação dos alunos surdos, entre outros. Após a análise dos resultados, foi considerado como necessário a propagação de metodologias e recursos auxiliares na educação dos alunos surdos. Para suscitar o estímulo de metodologias diversas, do ensino tradicional, que contemplem os diferentes discentes no contexto do espaço escolar, percebe-se a importância no oferecimento de momentos para a interação, discussão, troca de saberes, e formação inicial e contínua dos profissionais envolvidos na prática pedagógica destinada aos alunos surdos. O produto final, desenvolvido como material para discussão da prática pedagógica em momentos de estudo e/ou reuniões, teve como referência inicial textos de apoio elaborados a partir de temas tratados ao longo do estudo, para os quais foram elaborados dois roteiros acrescidos de questões para reflexão, sugestões de textos de outros autores, filme, vídeos do youtube, etc. A apresentação do material gravado em CD-ROM acompanhado de um folder com informações impressas, teve como intuito tornar mais fácil seu manuseio e possível reorganização na utilização dos arquivos disponíveis. |
id |
UFSC_274c3de29de7fad77e199c5f409ab142 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190868 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Ensino de Ciências e Educação de surdos: um estudo em escolas públicasEducação de surdosEnsino de CiênciasRecursos metodológicosFormação ProfissionalPesquisa desenvolvida, junto a educadores do ensino fundamental de duas escolas públicas, em relação aos recursos metodológicos oferecidos para o ensino e a educação dos alunos surdos. O estudo teve como objetivos analisar e refletir sobre as políticas educacionais para os alunos surdos; e elaborar um produto final característico dos cursos de mestrado profissional. A metodologia teve abordagem qualitativa de pesquisa em educação, complementada com a utilização de dados quantitativos que se fizeram necessários. O levantamento bibliográfico, bem como toda a coleta de dados através de entrevistas e fontes oficiais, foram realizados tendo como foco a relação legislação, teorias e práticas. Os resultados e discussão da pesquisa foram realizados a partir das entrevistas com três coordenadores pedagógicos, trinta e cinco professores e três intérpretes. Ao final constatou-se como resultado, baseado nos registros das entrevistas, o ensino das diferentes áreas curriculares com características de uma metodologia tradicional, onde foram relatados como principais recursos utilizados nas aulas, o quadro seguido do livro. A pesquisa também revelou outros aspectos que nos ajudaram a conhecer melhor seus sujeitos e a dinâmica dos espaços de ensino regular, onde os alunos surdos estavam matriculados, dentre eles a qualificação dos profissionais, a participação e interação dos alunos surdos, entre outros. Após a análise dos resultados, foi considerado como necessário a propagação de metodologias e recursos auxiliares na educação dos alunos surdos. Para suscitar o estímulo de metodologias diversas, do ensino tradicional, que contemplem os diferentes discentes no contexto do espaço escolar, percebe-se a importância no oferecimento de momentos para a interação, discussão, troca de saberes, e formação inicial e contínua dos profissionais envolvidos na prática pedagógica destinada aos alunos surdos. O produto final, desenvolvido como material para discussão da prática pedagógica em momentos de estudo e/ou reuniões, teve como referência inicial textos de apoio elaborados a partir de temas tratados ao longo do estudo, para os quais foram elaborados dois roteiros acrescidos de questões para reflexão, sugestões de textos de outros autores, filme, vídeos do youtube, etc. A apresentação do material gravado em CD-ROM acompanhado de um folder com informações impressas, teve como intuito tornar mais fácil seu manuseio e possível reorganização na utilização dos arquivos disponíveis.IFRJ2018-10-29T18:22:45Z2018-10-29T18:22:45Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRAMOS, Ana Cristina Costa. Ensino de Ciências e Educação de surdos: um estudo em escolas públicas. 2011. 119 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências). Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio de Janeiro. 2011. Orientadora: Dra. Sheila Pressentin Cardosohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190868RAMOS, Ana Cristina Costaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-26T02:10:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190868Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-02-26T02:10:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Educação de surdos: um estudo em escolas públicas |
title |
Ensino de Ciências e Educação de surdos: um estudo em escolas públicas |
spellingShingle |
Ensino de Ciências e Educação de surdos: um estudo em escolas públicas RAMOS, Ana Cristina Costa Educação de surdos Ensino de Ciências Recursos metodológicos Formação Profissional |
title_short |
Ensino de Ciências e Educação de surdos: um estudo em escolas públicas |
title_full |
Ensino de Ciências e Educação de surdos: um estudo em escolas públicas |
title_fullStr |
Ensino de Ciências e Educação de surdos: um estudo em escolas públicas |
title_full_unstemmed |
Ensino de Ciências e Educação de surdos: um estudo em escolas públicas |
title_sort |
Ensino de Ciências e Educação de surdos: um estudo em escolas públicas |
author |
RAMOS, Ana Cristina Costa |
author_facet |
RAMOS, Ana Cristina Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RAMOS, Ana Cristina Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de surdos Ensino de Ciências Recursos metodológicos Formação Profissional |
topic |
Educação de surdos Ensino de Ciências Recursos metodológicos Formação Profissional |
description |
Pesquisa desenvolvida, junto a educadores do ensino fundamental de duas escolas públicas, em relação aos recursos metodológicos oferecidos para o ensino e a educação dos alunos surdos. O estudo teve como objetivos analisar e refletir sobre as políticas educacionais para os alunos surdos; e elaborar um produto final característico dos cursos de mestrado profissional. A metodologia teve abordagem qualitativa de pesquisa em educação, complementada com a utilização de dados quantitativos que se fizeram necessários. O levantamento bibliográfico, bem como toda a coleta de dados através de entrevistas e fontes oficiais, foram realizados tendo como foco a relação legislação, teorias e práticas. Os resultados e discussão da pesquisa foram realizados a partir das entrevistas com três coordenadores pedagógicos, trinta e cinco professores e três intérpretes. Ao final constatou-se como resultado, baseado nos registros das entrevistas, o ensino das diferentes áreas curriculares com características de uma metodologia tradicional, onde foram relatados como principais recursos utilizados nas aulas, o quadro seguido do livro. A pesquisa também revelou outros aspectos que nos ajudaram a conhecer melhor seus sujeitos e a dinâmica dos espaços de ensino regular, onde os alunos surdos estavam matriculados, dentre eles a qualificação dos profissionais, a participação e interação dos alunos surdos, entre outros. Após a análise dos resultados, foi considerado como necessário a propagação de metodologias e recursos auxiliares na educação dos alunos surdos. Para suscitar o estímulo de metodologias diversas, do ensino tradicional, que contemplem os diferentes discentes no contexto do espaço escolar, percebe-se a importância no oferecimento de momentos para a interação, discussão, troca de saberes, e formação inicial e contínua dos profissionais envolvidos na prática pedagógica destinada aos alunos surdos. O produto final, desenvolvido como material para discussão da prática pedagógica em momentos de estudo e/ou reuniões, teve como referência inicial textos de apoio elaborados a partir de temas tratados ao longo do estudo, para os quais foram elaborados dois roteiros acrescidos de questões para reflexão, sugestões de textos de outros autores, filme, vídeos do youtube, etc. A apresentação do material gravado em CD-ROM acompanhado de um folder com informações impressas, teve como intuito tornar mais fácil seu manuseio e possível reorganização na utilização dos arquivos disponíveis. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2018-10-29T18:22:45Z 2018-10-29T18:22:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RAMOS, Ana Cristina Costa. Ensino de Ciências e Educação de surdos: um estudo em escolas públicas. 2011. 119 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências). Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio de Janeiro. 2011. Orientadora: Dra. Sheila Pressentin Cardoso https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190868 |
identifier_str_mv |
RAMOS, Ana Cristina Costa. Ensino de Ciências e Educação de surdos: um estudo em escolas públicas. 2011. 119 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências). Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio de Janeiro. 2011. Orientadora: Dra. Sheila Pressentin Cardoso |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190868 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
IFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652378538246145 |