Educação Inclusiva: Elementos a Serem Considerados no Ensino de Física para Surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gasparin, Camila
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/124097
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física.
id UFSC_0c11157515a702a3e6e80a21d22dced4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/124097
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Educação Inclusiva: Elementos a Serem Considerados no Ensino de Física para SurdosFísicaEducação InclusivaEnsino de FísicaSurdoMetodologiaTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física.RESUMO O Ensino de Física para alunos surdos é uma nova área de pesquisa, se comparada a outras mais tradicionais. Dada a importância de levantar a produção na área para que se possa definir o caminho que se delineia, o que tem sido feito e os desafios que se apresentam, foram elencados os artigos apresentados em três eventos na Área de Ensino de Ciências e Física, entre os anos 2007 e 2013, período no qual houve três edições de cada evento. Buscando e analisando os trabalhos de conclusão de curso e dissertações que originaram os artigos apresentados, dois foram escolhidos para análise aprofundada. Não foram encontradas teses de doutorado. Considerando o direito de todos de acesso ao conhecimento, atendimento de suas especificidades e necessidades especiais, direito de acompanhamento de intérprete em sala de aula e respeito à LIBRAS como primeira língua do aluno surdo, foram levantadas as metodologias de ensino presentes nestas pesquisas. Estas foram apresentadas considerando três modelos e quatro realidades escolares. Com isto, objetiva-se configurar fonte de consulta de professores e intérpretes do ensino regular inclusivo e de professores de ensino superior, para que estas opções metodológicas passem a ser discutidas na formação docente e sensibilizem os professores do ensino básico, podendo assim ser incluídas na práxis destes, melhorar a dinâmica com intérprete e o atendimento ao aluno surdo. Palavras chave: Surdos, Ensino de Física, Metodologia de Ensino, Formação de professores.ABSTRACT Physics teaching to deaf students is a new research area if compared to traditional others. Given the importance of raising the area’s production so the path delineated may be defined, what has been done and the challenges presented, the articles presented in three events, between the years of 2007 and 2013, in Physics and Science Teaching were listed, period that three editions of each event took place. Searching and analyzing the graduation and thesis works that originated the presented articles, two were chosen for depth analysis. Doctoral theses were not found. Considering everyone’s right for knowledge access, answering to their specificities and special needs, right to interpreter accompaniment in classroom and respect to Brazilian Sign Language (LIBRAS) as deaf student’s first language, teaching methodologies presented in these researches have been raised. These were presented considering three models and for school realities. With that, the objective is to configure source of consultation for teachers and interpreters of the inclusive regular education and for graduation teachers, so these methodology options come to discussion in teachers formation and sensitize basic education teachers, may being, as well, included in their praxis, to improve the dynamic with the interpreter and answer for deaf student’s needs. Keywords: Deaf, Physics Teaching, Teaching Metodology, Teachers Formation.Cruz, Sonia Maria Silva Corrêa de SouzaOliveira, Janine Soares deUniversidade Federal de Santa CatarinaGasparin, Camila2014-08-25T20:24:58Z2014-08-25T20:24:58Z2014-08-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis54 páginasapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/124097porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-08-25T20:24:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/124097Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-08-25T20:24:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Inclusiva: Elementos a Serem Considerados no Ensino de Física para Surdos
title Educação Inclusiva: Elementos a Serem Considerados no Ensino de Física para Surdos
spellingShingle Educação Inclusiva: Elementos a Serem Considerados no Ensino de Física para Surdos
Gasparin, Camila
Física
Educação Inclusiva
Ensino de Física
Surdo
Metodologia
title_short Educação Inclusiva: Elementos a Serem Considerados no Ensino de Física para Surdos
title_full Educação Inclusiva: Elementos a Serem Considerados no Ensino de Física para Surdos
title_fullStr Educação Inclusiva: Elementos a Serem Considerados no Ensino de Física para Surdos
title_full_unstemmed Educação Inclusiva: Elementos a Serem Considerados no Ensino de Física para Surdos
title_sort Educação Inclusiva: Elementos a Serem Considerados no Ensino de Física para Surdos
author Gasparin, Camila
author_facet Gasparin, Camila
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cruz, Sonia Maria Silva Corrêa de Souza
Oliveira, Janine Soares de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Gasparin, Camila
dc.subject.por.fl_str_mv Física
Educação Inclusiva
Ensino de Física
Surdo
Metodologia
topic Física
Educação Inclusiva
Ensino de Física
Surdo
Metodologia
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-25T20:24:58Z
2014-08-25T20:24:58Z
2014-08-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/124097
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/124097
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 54 páginas
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652199830487040