Gênero na Educação Infantil : Análise dos planejamentos e do PPP de um núcleo de Educação Infantil de Florianópolis
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173772 |
Resumo: | TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola. |
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Gênero na Educação Infantil : Análise dos planejamentos e do PPP de um núcleo de Educação Infantil de FlorianópolisGênero. Educação Infantil. Pré-escola. PPP. Planejamento.TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.Este trabalho aborda questões sobre gênero na Educação Infantil, tendo como objetivo geral analisar o planejamento de seis grupos da pré-escola com vistas a conhecer como a temática de gênero é contemplada. Os referenciais teóricos abarcam autoras como Joan Scott, Miriam Grossi, Daniela Finco, Daniela Auad, Guacira Lopes Louro, Jane Felipe, entre outras. Este é um estudo de caráter qualitativo, sendo realizada uma pesquisa documental e bibliográfica. A coleta de dados possui como foco a análise de documentos de uma unidade de Educação Infantil, tais como o Projeto Político-Pedagógico (PPP) e o planejamento quinzenal da pré-escola, juntamente com os referenciais teóricos que discorrem sobre gênero na Educação Infantil. A Educação Infantil costuma ser o primeiro contato das crianças com a instituição educacional e, dessa maneira, acredita-se que esse espaço precisa contemplar as discussões de gênero para que não sejam reforçados comportamentos estereotipados para meninas e meninos, normatizando, disciplinando e controlando atitudes infantis e reforçando papéis de gênero para cada sexo. Os dados desta pesquisa apontam que, apesar de serem apresentadas duas ou três temáticas contemplando a equidade de gênero nas propostas pedagógicas da unidade, as propostas direcionadas à discussão e à equidade de gênero são mínimas: em sete planejamentos, considerando o número total de 57 planejamentos lidos.This paper deals with questions about Gender in Early Childhood Education, having as main objective analyze the planning of six preschool groups to know how the gender theme is being considered. Theoretical references include authors such as Joan Scott, Miriam Grossi, Daniela Finco, Daniela Auad, Guacira Lopes Louro, Jane Felipe and others. This is a qualitative study, with documental and bibliographic research. The data collection focuses on an analysis of documents of the Early Childhood Education Unit, such as the Political Pedagogical Project (PPP) and biweekly planning preschool, together with the theoretical references that discuss Gender in Early Childhood Education. Early Childhood Education is usually the first contact of children with the educational institution and, this way, we believe that this space must contemplate gender discussions for not to intensify stereotyped behaviors for girls and boys, regulating, disciplining and controlling children's attitudes and reinforcing gender roles for each sex. The data of this research indicate that, although two or three themes have been presented that have worked on gender equity on pedagogical proposals of the unit, proposals aimed at discussion and gender equality are minimal (seven planning were contemplated), considering the total number of 57 read plans.Graupe, Mareli ElianeUniversidade Federal de Santa CatarinaSchereiber, Elisabeth2017-02-24T22:23:43Z2017-02-24T22:23:43Z2017-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis58application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173772porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-24T22:23:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/173772Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-02-24T22:23:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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