Docente universitário da área da saúde: consciência de si e de mundo para uma prática pedagógica transformadora
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130951 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2014. |
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Docente universitário da área da saúde: consciência de si e de mundo para uma prática pedagógica transformadoraEnfermagemProfessores universitariosEducação em EnfermagemEnsino superiorTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2014.A formação dos profissionais na área da saúde consiste em um processo complexo, em que se destaca a carência de uma formação pedagógica específica voltada ao docente da área da saúde. Essa lacuna representa um nó crítico no que concerne às transformações desejadas da formação profissional em saúde para atuação no Sistema Único de Saúde. Este estudo tem como objetivo compreender como a consciência do mundo e de si de Freire se expressa na prática pedagógica de docentes universitários da área da saúde, a partir das categorias de conhecimentos base para o ensino, de Shulman. Trata-se de pesquisa qualitativa do tipo descritiva, exploratória e analítica. O referencial teórico apoia-se nos pressupostos da pedagogia crítica de Freire e nos conhecimentos base para o ensino de Lee Shulman. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista aberta e observação não participante de momentos de ensino, realizadas de maio a dezembro de 2013, com participação de 21 docentes de diferentes áreas da saúde (enfermagem, medicina, odontologia, farmácia, nutrição, fonoaudiologia, educação física) de uma universidade pública do sul do Brasil. A sistematização e a análise dos dados ocorreram com base na proposta operativa de Minayo, que compõe as seguintes etapas: Pré-análise; Exploração do Material; e Tratamento dos Resultados Obtidos e Interpretação. Dos resultados emergiram três categorias centrais: Consciência de mundo epistemológica dos docentes da área da saúde; Consciência de mundo ingênua na prática pedagógica de docentes da área da saúde; e Conhecimento de si de docentes da área da saúde: educação como prática de opressão ou de liberdade. Evidencia-se que, para compreender as categorias de conhecimentos base, necessários a sua atuação, e refletir sobre eles, é importante que o docente desenvolva uma consciência de mundo epistemológica, percebendo-se inacabado em relação com o mundo e em constante mudança, em que é capaz de aprimorar e transformar sua prática pedagógica. Considera-se que muitos ainda são os desafios no que concerne à formação dos docentes universitários na área da saúde para uma atuação competente, comprometida e que contribua para as transformações necessárias à formação dos profissionais em saúde no Brasil.<br>Abstract : The education of Health Sciences professionals consists in a complex process, in which the lack of specifically pedagogical background focused toward Health Sciences faculty gains prominence. This lack represents a critical entanglement in relation to the desired transformations of Health Sciences professional education for later work at Sistema Único de Saúde (the Brazilian National Health System). This study aims to understand how the Freirean awareness of the self and of the world expresses itself in the pedagogical practice of Health Sciences professors, based on the categories of basic knowledge for teaching by Shulman. The study is of qualitative, descriptive, exploratory, and analytical nature. Data collection was carried out through open interviews and non-participant observation of teaching, between May and December 2013, with 21 professor participants from different Health Sciences (Nursing, Medicine, Dentistry, Pharmacy, Nutrition, Speech-Language Pathology, and Physical Education) from a public university in southern Brazil. Data systematization and analysis was performed based on Minayo s operative proposal, composed by: Preanalysis; Material Exploration; and Treatment of Obtained Results and Interpretation. The results revealed three central categories: Epistemological awareness of the world by Health Sciences professors; Naïve awareness of the world during their pedagogical practice; and awareness of the self by Health Sciences professors: education as a practice of oppression or of freedom. It is evident that, in order to comprehend the basic categories of knowledge necessary for their later professional performance, and to reflect on it, it is important that the professor develops an epistemological awareness of the world, realizing themselves as unfinished beings in this world, and in a constant process of change where they are able to improve and transform upon their pedagogical practice. Several challenges can be considered in the education of Health Sciences professors, for competent and committed action, contributing to the transformations needed in the education of Health professionals in Brazil.Prado, Marta Lenise doUniversidade Federal de Santa CatarinaCanever, Bruna Pedroso2015-03-18T21:00:44Z2015-03-18T21:00:44Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis197 p.| tabs.application/pdf332273https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130951porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T18:57:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/130951Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:57:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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