Processo de gestão do ensino em um curso de graduação em enfermagem de uma universidade pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Murilo Pedroso
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189152
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2017.
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spelling Processo de gestão do ensino em um curso de graduação em enfermagem de uma universidade públicaEnfermagemEnsino superiorProfessores universitáriosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2017.O processo de gestão do ensino é uma das atribuições do exercício docente no ensino superior no Brasil, especialmente no contexto das universidades públicas. Este estudo teve como objetivo compreender como ocorre o processo de gestão do ensino em um curso de graduação em enfermagem de uma universidade pública. Adotou-se como referencial teórico, o pensamento complexo de Edgar Morin. Pesquisa qualitativa, ancorada na Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory). O cenário da pesquisa foi um curso de graduação em enfermagem de uma universidade pública do sul do Brasil. Foram 18 participantes distribuídos em dois grupos amostrais. Os critérios de inclusão do primeiro grupo amostram foram: ser docente do departamento de enfermagem há pelo menos três anos e docentes já exerceram a coordenação de disciplina por pelo menos seis meses/um semestre. O primeiro grupo amostral foi composto por 10 docentes. Os critérios de inclusão do segundo grupo amostral foram: ser estudante do curso de graduação em enfermagem e ter concluído pelo menos 50% do curso. Desse modo, o segundo grupo amostral foi composto por oito estudantes. Os critérios de exclusão adotados para os dois grupos amostrais foram: participantes que estiverem de licença médica, licença maternidade ou férias. Os dados foram coletados por meio de entrevistas abertas, de abril a outubro de 2017 e analisados simultaneamente. A análise de dados foi realizada mediante a codificação aberta, axial e integração. Foi utilizado o NVivo® 10 para organização durante análise dos dados. Como resultado, obteve-se o fenômeno Desenvolvendo a gestão participativa no ensino da enfermagem com vistas a promover as competências necessárias para a formação do enfermeiro , o qual foi sustentado por três categorias conforme os componentes do modelo paradigmática: Atuando como coordenador de disciplina (condições), Desenvolvendo estratégias para o processo de gestão do ensino (ações-interações) e Colaborando com a formação de enfermeiros qualificados (consequências). Sendo assim, o presente estudo evidenciou que os docentes que ocupam os cargos de coordenação de disciplina são responsáveis por fazer a gestão do ensino. Diante de algumas adversidades inerentes do ser coordenador de disciplina, os docentes coordenadores adotam algumas estratégias para desenvolver a gestão participativa, com a finalidade de efetivar sua função que preconiza acima de tudo, o desenvolvimento de competências necessárias nos discentes para o ser enfermeiro, contribuindo com a formação de profissionais qualificados para a prática da Enfermagem.Abstract : The process of teaching management is one of the attributions of teaching in higher education in Brazil, especially in the context of public universities. This study aimed to understand how the process of teaching management occurs in a nursing undergraduate course at a public university. Edgar Morin's complex thinking was adopted as a theoretical reference. Qualitative research, anchored in Grounded Theory. The research scenario was a nursing undergraduate course at a public university in the south of Brazil. There were 18 participants distributed in two sample groups. The inclusion criteria of the first group were: to be a teacher of the nursing department for at least three years and teachers have already exercised the coordination of discipline for at least six months / one semester. The first sample group consisted of 10 faculty members. The inclusion criteria of the second sample group were: to be a student of the nursing undergraduate course and to have completed at least 50% of the course. Thus, the second sample group consisted of eight students. The exclusion criteria adopted for the two sample groups were: participants on medical leave, maternity leave or vacations. Data were collected through open interviews, from April to October 2017 and analyzed simultaneously. Data analysis was performed using open, axial and integration coding. The NVivo® 10 was used for organization during data analysis. As a result, the phenomenon "Developing participative management in nursing teaching with the aim of promoting the necessary skills for the training of nurses" was obtained, which was supported by three categories according to the components of the paradigmatic model: "Acting as coordinator of discipline "(conditions)," Developing strategies for the process of teaching management "(actions-interactions) and" Collaborating with the training of qualified nurses "(consequences). Thus, the present study showed that the teachers who hold the positions of discipline coordination are responsible for managing the teaching. In the face of some inherent adversities of being a coordinator of discipline, coordinating teachers adopt some strategies to develop participatory management, with the purpose of accomplishing its function that advocates above all, the development of necessary competences in the students to be a nurse, contributing with the training of qualified professionals for the practice of Nursing.Erdmann, Alacoque LorenziniSantos, José Luís Guedes dosUniversidade Federal de Santa CatarinaAlves, Murilo Pedroso2018-08-18T04:02:07Z2018-08-18T04:02:07Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis128 p.| il.application/pdf353135https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189152porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-18T04:02:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/189152Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-08-18T04:02:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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