Estratégias conscientes de ensino-aprendizagem para automatização da pronúncia do inglês
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129227 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2014 |
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Estratégias conscientes de ensino-aprendizagem para automatização da pronúncia do inglêsLinguísticaGrafologiaLingua inglesaFonologiaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2014Neste trabalho, investigamos o papel das estratégias conscientes de ensino-aprendizagem das relações grafêmico-fonológicas e dos gestos fonoarticulatórios para automatizar a pronúncia previsível das vogais da língua inglesa (variedade norte-americana padrão), em aprendizes adolescentes e adultos, iniciantes no estudo da língua inglesa. Estes aprendizes foram selecionados como participantes da pesquisa entre candidatos ao curso de inglês oferecido para iniciantes no programa de extensão universitária do Centro Universitário do Norte - UNINORTE a comunidades economicamente carentes de Manaus. Utilizamos como suporte teórico o declínio da percepção categorial fonética inata no primeiro ano de vida, (SCLIAR-CABRAL, 2004) e o modelo de competição estendida, (MACWHINNEY, 1987), além de estudos sobre instrução explícita, processos de transferência de L1 para L2, regras fonotáticas, dentre outros. Aplicamos pré e pós-teste aos 14 participantes (7 do grupo experimental e 7 do grupo controle). O grupo experimental foi submetido a atividades de instrução explícita sobre a pronúncia na língua inglesa antes da aplicação do pós-teste. Os pré e pós-testes foram constituídos por uma única tarefa: ler em voz alta uma lista de palavras escritas, distribuídas em 7 (sete) itens (a, b, c, d, e, f, g), que constituíram grupos de categorias grafêmico-fonológicas. Os dados obtidos, após aplicação da tarefa, no pré e pós-teste, foram submetidos a tratamento estatístico. Os resultados dos dados do pós-teste indicam um melhor desempenho do grupo experimental que foi eficaz para seis dos sete grupos de estímulos aplicados: identificação de similaridade sonora, na produção oral por meio da leitura em voz alta, com maior aproximação do sistema fonológica do inglês norte-americano padrão. Concluímos que: a) na categorização CORRETA, na comparação dos dados entre os dois grupos, observa-se uma evolução maior no GE, em que, na competição, alguns valores predizíveis das vogais já estão incorporados; b) na categorização APROXIMAÇÃO, também nota-se uma evolução bem maior no GE, em que os SS demonstram estar numa fase de interlíngua e, embora não tenham ainda atingido a pronúncia ideal, em virtude de ainda estarem atrelados ao sistema sonoro da L1, já conseguem reproduzir o input linguístico, apresentado por meio de instrução explícita em fonologia, em uma forma mesmo ainda não perfeita, mas suficiente para não comprometer a inteligibilidade no uso da língua alvo.<br>Abstract: In this work, it was investigated the role of conscious teaching-learning strategies of graphemic-phonological relationships and phonoarticulatory gestures for making predictable pronunciation of vowels in the patterned North American English become automatic for adolescent and adult learners, beginners in the study of the English language. These learners were selected as participant in the research among candidates to the English course offered to beginners by the university extension program of Centro Universitário do Norte - UNINORTE for economically poor communities in Manaus. We have used as theoretical support the decay of innate phonetic categorical perception in the first year of life (SCLIAR-CABRAL, 2004) and the extended competition model (MACWHINNEY, 1987), besides studies about explicit instruction, processes of transference from L1 to L2, phonotactic rules, among others. It was applied pre and post-tests for 14 participants (7 in the experimental group and 7 in the control group). The experimental group was submitted to explicit instruction activities in English language phonology before applying post-test. The pre and post-tests consisted of an only task: reading aloud a list of written words distributed in seven items (a, b, c, d, e, f, g), compound of graphemic-phonological categories. The data obtained after applying tasks, in pre and post-tests, were submitted to statistical analysis. The results of post-test data indicated a better performance of the experimental group that was efficient for six out of seven groups of stimuli applied: identification of sound similarity in oral production through loud voice reading with major approximation to the phonological system of patterned North American English. It was concluded that: a) in the categorization labled as RIGHT, in comparing data between the two groups, it was noticed a major evolution in the experimental group, in that, in competition, some predictable vowel values have already been incorporated; b) in the categorization labled as APPROXIMATION, it was also noticed a major evolution in the experimental group, in that, SS show to be in an interlanguage phase, and although having not yet achieved an ideal pronunciation, as they are still tied to L1 phonological system, they have got to reproduce the linguistic input presented through explicit instruction on phonology in a way even though not perfect yet, but just enough to guarantee intelligibility in the use of the target language.Cabral, Leonor ScliarUniversidade Federal de Santa CatarinaMelo, Nelson José Fontoura de2015-02-05T20:50:31Z2015-02-05T20:50:31Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis316 p.| ils., grafs., tabs.application/pdf330914https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129227porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-05T20:50:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129227Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-05T20:50:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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