O ENSINO DE PRONÚNCIA NO LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS DO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Joyce Mariá de Moura
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8202
Resumo: A presente pesquisa investiga a forma como o livro didático (LD) de inglês, utilizado na escola pública, aborda o ensino da pronúncia. Para tal, as atividades voltadas para a produção oral foram analisadas e classificadas de acordo com o nível fonético fonológico apresentado. A coleção analisada foi a Learn and Share in English, que é composta por três livros. Para a fundamentação de nossa pesquisa, nos baseamos em autores como Almeida Filho (1998), Barbosa (2010), Oliveira (2020), entre outros. Discutimos a respeito de métodos e abordagens de ensino, a importância dos aspectos fonético e fonológico do ensino de pronúncia de uma língua estrangeira, e o livro didático como ferramenta para o ensino de inglês. A presente pesquisa foi realizada com base nos parâmetros da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 1996), e se trata de um estudo de caráter exploratório e interpretativo (MARCONI; LAKATOS, 2003). As atividades são descritas e categorizadas de acordo com o nível prosódico, considerando também as orientações didáticas apresentadas, visto que os livros analisados fazem parte do material do professor. De uma maneira geral, concluímos que o material analisado aborda alguns aspectos fonético-fonológico. Contudo, a proposta do material analisado ainda apresenta lacunas, com atividades mecânicas, baseadas somente na percepção e na produção de forma descontextualizada.
id UFER_ccadecb067e1bb587d33f0f34860b3d3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8202
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling O ENSINO DE PRONÚNCIA NO LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS DO ENSINO MÉDIOCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS INGLESInglês Língua Estrangeira. Aspectos fonéticos-fonológicos. Livro didático.A presente pesquisa investiga a forma como o livro didático (LD) de inglês, utilizado na escola pública, aborda o ensino da pronúncia. Para tal, as atividades voltadas para a produção oral foram analisadas e classificadas de acordo com o nível fonético fonológico apresentado. A coleção analisada foi a Learn and Share in English, que é composta por três livros. Para a fundamentação de nossa pesquisa, nos baseamos em autores como Almeida Filho (1998), Barbosa (2010), Oliveira (2020), entre outros. Discutimos a respeito de métodos e abordagens de ensino, a importância dos aspectos fonético e fonológico do ensino de pronúncia de uma língua estrangeira, e o livro didático como ferramenta para o ensino de inglês. A presente pesquisa foi realizada com base nos parâmetros da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 1996), e se trata de um estudo de caráter exploratório e interpretativo (MARCONI; LAKATOS, 2003). As atividades são descritas e categorizadas de acordo com o nível prosódico, considerando também as orientações didáticas apresentadas, visto que os livros analisados fazem parte do material do professor. De uma maneira geral, concluímos que o material analisado aborda alguns aspectos fonético-fonológico. Contudo, a proposta do material analisado ainda apresenta lacunas, com atividades mecânicas, baseadas somente na percepção e na produção de forma descontextualizada.54 p.BrasilCentro Multidisciplinar de CaraúbasUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoNascimento, Katiene Rozy Santos doNascimento, Katiene Rozy Santos doThorpe, Bruna Gabrieli Morais da SilvaFereira, José Erick da SilvaMedeiros, Joyce Mariá de Moura2023-01-09T19:17:01Z2023-01-09T19:17:01Z2021-05-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8202CaraúbasUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-13T16:36:43Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8202Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-13T16:36:43Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DE PRONÚNCIA NO LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS DO ENSINO MÉDIO
title O ENSINO DE PRONÚNCIA NO LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS DO ENSINO MÉDIO
spellingShingle O ENSINO DE PRONÚNCIA NO LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS DO ENSINO MÉDIO
Medeiros, Joyce Mariá de Moura
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS INGLES
Inglês Língua Estrangeira. Aspectos fonéticos-fonológicos. Livro didático.
title_short O ENSINO DE PRONÚNCIA NO LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS DO ENSINO MÉDIO
title_full O ENSINO DE PRONÚNCIA NO LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS DO ENSINO MÉDIO
title_fullStr O ENSINO DE PRONÚNCIA NO LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS DO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed O ENSINO DE PRONÚNCIA NO LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS DO ENSINO MÉDIO
title_sort O ENSINO DE PRONÚNCIA NO LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS DO ENSINO MÉDIO
author Medeiros, Joyce Mariá de Moura
author_facet Medeiros, Joyce Mariá de Moura
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, Katiene Rozy Santos do
Nascimento, Katiene Rozy Santos do
Thorpe, Bruna Gabrieli Morais da Silva
Fereira, José Erick da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Joyce Mariá de Moura
dc.subject.por.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS INGLES
Inglês Língua Estrangeira. Aspectos fonéticos-fonológicos. Livro didático.
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS INGLES
Inglês Língua Estrangeira. Aspectos fonéticos-fonológicos. Livro didático.
description A presente pesquisa investiga a forma como o livro didático (LD) de inglês, utilizado na escola pública, aborda o ensino da pronúncia. Para tal, as atividades voltadas para a produção oral foram analisadas e classificadas de acordo com o nível fonético fonológico apresentado. A coleção analisada foi a Learn and Share in English, que é composta por três livros. Para a fundamentação de nossa pesquisa, nos baseamos em autores como Almeida Filho (1998), Barbosa (2010), Oliveira (2020), entre outros. Discutimos a respeito de métodos e abordagens de ensino, a importância dos aspectos fonético e fonológico do ensino de pronúncia de uma língua estrangeira, e o livro didático como ferramenta para o ensino de inglês. A presente pesquisa foi realizada com base nos parâmetros da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 1996), e se trata de um estudo de caráter exploratório e interpretativo (MARCONI; LAKATOS, 2003). As atividades são descritas e categorizadas de acordo com o nível prosódico, considerando também as orientações didáticas apresentadas, visto que os livros analisados fazem parte do material do professor. De uma maneira geral, concluímos que o material analisado aborda alguns aspectos fonético-fonológico. Contudo, a proposta do material analisado ainda apresenta lacunas, com atividades mecânicas, baseadas somente na percepção e na produção de forma descontextualizada.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-31
2023-01-09T19:17:01Z
2023-01-09T19:17:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8202
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caraúbas
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro Multidisciplinar de Caraúbas
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro Multidisciplinar de Caraúbas
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747476006043648