O ENSINO DE PRONÚNCIA NO LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS DO ENSINO MÉDIO
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8202 |
Resumo: | A presente pesquisa investiga a forma como o livro didático (LD) de inglês, utilizado na escola pública, aborda o ensino da pronúncia. Para tal, as atividades voltadas para a produção oral foram analisadas e classificadas de acordo com o nível fonético fonológico apresentado. A coleção analisada foi a Learn and Share in English, que é composta por três livros. Para a fundamentação de nossa pesquisa, nos baseamos em autores como Almeida Filho (1998), Barbosa (2010), Oliveira (2020), entre outros. Discutimos a respeito de métodos e abordagens de ensino, a importância dos aspectos fonético e fonológico do ensino de pronúncia de uma língua estrangeira, e o livro didático como ferramenta para o ensino de inglês. A presente pesquisa foi realizada com base nos parâmetros da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 1996), e se trata de um estudo de caráter exploratório e interpretativo (MARCONI; LAKATOS, 2003). As atividades são descritas e categorizadas de acordo com o nível prosódico, considerando também as orientações didáticas apresentadas, visto que os livros analisados fazem parte do material do professor. De uma maneira geral, concluímos que o material analisado aborda alguns aspectos fonético-fonológico. Contudo, a proposta do material analisado ainda apresenta lacunas, com atividades mecânicas, baseadas somente na percepção e na produção de forma descontextualizada. |
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O ENSINO DE PRONÚNCIA NO LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS DO ENSINO MÉDIOLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESAInglês Língua Estrangeira. Aspectos fonéticos-fonológicos. Livro didático.A presente pesquisa investiga a forma como o livro didático (LD) de inglês, utilizado na escola pública, aborda o ensino da pronúncia. Para tal, as atividades voltadas para a produção oral foram analisadas e classificadas de acordo com o nível fonético fonológico apresentado. A coleção analisada foi a Learn and Share in English, que é composta por três livros. Para a fundamentação de nossa pesquisa, nos baseamos em autores como Almeida Filho (1998), Barbosa (2010), Oliveira (2020), entre outros. Discutimos a respeito de métodos e abordagens de ensino, a importância dos aspectos fonético e fonológico do ensino de pronúncia de uma língua estrangeira, e o livro didático como ferramenta para o ensino de inglês. A presente pesquisa foi realizada com base nos parâmetros da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 1996), e se trata de um estudo de caráter exploratório e interpretativo (MARCONI; LAKATOS, 2003). As atividades são descritas e categorizadas de acordo com o nível prosódico, considerando também as orientações didáticas apresentadas, visto que os livros analisados fazem parte do material do professor. De uma maneira geral, concluímos que o material analisado aborda alguns aspectos fonético-fonológico. Contudo, a proposta do material analisado ainda apresenta lacunas, com atividades mecânicas, baseadas somente na percepção e na produção de forma descontextualizada.54 p.BrasilCentro Multidisciplinar de CaraúbasUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoNascimento, Katiene Rozy Santos doNascimento, Katiene Rozy Santos doThorpe, Bruna Gabrieli Morais da SilvaFereira, José Erick da SilvaMedeiros, Joyce Mariá de Moura2023-01-09T19:17:01Z2023-01-09T19:17:01Z2021-05-31info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8202ark:/74562/0013000007n0jCaraúbasinfo:eu-repo/semantics/openAccessUFERSACC-BY-SAporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-08T01:09:11Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8202Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-08T01:09:11Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
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