Atomismo: um resgate histórico para o ensino de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Larissa Moreira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103484
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2013
id UFSC_27f9ba9d838b7246e0c7142b3648a012
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/103484
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Atomismo: um resgate histórico para o ensino de químicaEducação científica e tecnológicaQuimicaEstudo e ensinoAtomismoCiênciaHistóriaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2013Dadas as incoerências históricas diagnosticadas nos livros didáticos de química em relação ao conceito de átomo, buscou-se investigar o panorama atual das produções na área de história da ciência relacionadas ao ensino de química. Em seguida, foi realizado resgate histórico do conceito de átomo, desde a antiguidade até a descoberta do elétron. Como referencial epistemológico, utilizou-se Gaston Bachelard, na obra "Les Intuitions Atomistiques". Uma vez delineados os caminhos metodológicos da pesquisa, desenvolveu-se um texto, que é objeto da pesquisa. A sua análise, por especialistas, é então apresentada, bem como as potencialidades do mesmo para o ensino de química.<br>Abstract : Given the historical inconsistencies diagnosed in textbooks of chemistry towards the concept of atom, we sought to investigate the current situation of the productions in the history of science related to the teaching of chemistry. After that,a historical rescue was conducted of the concept of atom, since antiquity until the discovery the electron. The epistemological referential adopted was Gaston Bachelard's, "Les Intuitions Atomistiques". Once the methodological paths of the research were delineated, a text was developed, which was the object of the research. Its analysis, by specialists, is then presented, well as its potentialities for chemistry teaching.Peduzzi, Luiz Orlando de QuadroUniversidade Federal de Santa CatarinaFerreira, Larissa Moreira2013-07-16T21:00:17Z2013-07-16T21:00:17Z20132013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis287 p.| grafs.application/pdf318230http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103484porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T18:57:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/103484Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:57:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Atomismo: um resgate histórico para o ensino de química
title Atomismo: um resgate histórico para o ensino de química
spellingShingle Atomismo: um resgate histórico para o ensino de química
Ferreira, Larissa Moreira
Educação científica e tecnológica
Quimica
Estudo e ensino
Atomismo
Ciência
História
title_short Atomismo: um resgate histórico para o ensino de química
title_full Atomismo: um resgate histórico para o ensino de química
title_fullStr Atomismo: um resgate histórico para o ensino de química
title_full_unstemmed Atomismo: um resgate histórico para o ensino de química
title_sort Atomismo: um resgate histórico para o ensino de química
author Ferreira, Larissa Moreira
author_facet Ferreira, Larissa Moreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Peduzzi, Luiz Orlando de Quadro
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Larissa Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Quimica
Estudo e ensino
Atomismo
Ciência
História
topic Educação científica e tecnológica
Quimica
Estudo e ensino
Atomismo
Ciência
História
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2013
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-16T21:00:17Z
2013-07-16T21:00:17Z
2013
2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 318230
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103484
identifier_str_mv 318230
url http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103484
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 287 p.| grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652289798307840