Atomismo: um resgate histórico para o ensino de química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103484 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2013 |
id |
UFSC_27f9ba9d838b7246e0c7142b3648a012 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/103484 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Atomismo: um resgate histórico para o ensino de químicaEducação científica e tecnológicaQuimicaEstudo e ensinoAtomismoCiênciaHistóriaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2013Dadas as incoerências históricas diagnosticadas nos livros didáticos de química em relação ao conceito de átomo, buscou-se investigar o panorama atual das produções na área de história da ciência relacionadas ao ensino de química. Em seguida, foi realizado resgate histórico do conceito de átomo, desde a antiguidade até a descoberta do elétron. Como referencial epistemológico, utilizou-se Gaston Bachelard, na obra "Les Intuitions Atomistiques". Uma vez delineados os caminhos metodológicos da pesquisa, desenvolveu-se um texto, que é objeto da pesquisa. A sua análise, por especialistas, é então apresentada, bem como as potencialidades do mesmo para o ensino de química.<br>Abstract : Given the historical inconsistencies diagnosed in textbooks of chemistry towards the concept of atom, we sought to investigate the current situation of the productions in the history of science related to the teaching of chemistry. After that,a historical rescue was conducted of the concept of atom, since antiquity until the discovery the electron. The epistemological referential adopted was Gaston Bachelard's, "Les Intuitions Atomistiques". Once the methodological paths of the research were delineated, a text was developed, which was the object of the research. Its analysis, by specialists, is then presented, well as its potentialities for chemistry teaching.Peduzzi, Luiz Orlando de QuadroUniversidade Federal de Santa CatarinaFerreira, Larissa Moreira2013-07-16T21:00:17Z2013-07-16T21:00:17Z20132013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis287 p.| grafs.application/pdf318230http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103484porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T18:57:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/103484Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:57:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atomismo: um resgate histórico para o ensino de química |
title |
Atomismo: um resgate histórico para o ensino de química |
spellingShingle |
Atomismo: um resgate histórico para o ensino de química Ferreira, Larissa Moreira Educação científica e tecnológica Quimica Estudo e ensino Atomismo Ciência História |
title_short |
Atomismo: um resgate histórico para o ensino de química |
title_full |
Atomismo: um resgate histórico para o ensino de química |
title_fullStr |
Atomismo: um resgate histórico para o ensino de química |
title_full_unstemmed |
Atomismo: um resgate histórico para o ensino de química |
title_sort |
Atomismo: um resgate histórico para o ensino de química |
author |
Ferreira, Larissa Moreira |
author_facet |
Ferreira, Larissa Moreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Peduzzi, Luiz Orlando de Quadro Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Larissa Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação científica e tecnológica Quimica Estudo e ensino Atomismo Ciência História |
topic |
Educação científica e tecnológica Quimica Estudo e ensino Atomismo Ciência História |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2013 |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-16T21:00:17Z 2013-07-16T21:00:17Z 2013 2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
318230 http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103484 |
identifier_str_mv |
318230 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103484 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
287 p.| grafs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652289798307840 |