Mercado de orgânicos ou de distinções?: uma investigação sociológica da formação dos gostos em um mercado especializado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreiros, Bruno Costa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132752
Resumo: Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2015.
id UFSC_28489222ff3b36c0466a2cbf77d8cdd8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/132752
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaBarreiros, Bruno CostaMazon, Marcia da Silva2015-05-12T04:07:50Z2015-05-12T04:07:50Z2015333188https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132752Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2015.O mercado de alimentos orgânicos tem passado por importantes transformações, as quais, em geral, têm sido identificadas como um processo de assemelhamento cada vez maior aos mercados alimentares convencionais. Este processo tem sido chamado na literatura sociológica de convencionalização. Buscando contribuir para a compreensão do atual momento do mercado de orgânicos, o presente trabalho investiga um caso proeminente de Florianópolis: o Mercado Cantinho Especial. A localização do mercado é extremamente central em relação à produção e consumo deste tipo de produtos, já que está numa capital de destaque nacional. A metodologia empregada nesse trabalho envolveu seis meses de análise da página institucional (fan page) do mercado em uma rede social, oito meses de observações assistemáticas no interior do mercado e 9 entrevistas narrativas com agentes da oferta e da demanda. Sob a luz principalmente dos aportes teóricos da sociologia dos gostos de Pierre Bourdieu e da sociologia econômica, foi possível identificar que as preferências e significados dos consumidores em relação aos produtos orgânicos são construídos atrelados a outros gostos e significados que abrangem um espectro grande de atividades, desde a decoração da casa e da música, até a moda e os roteiros de viagens. Argumenta-se aqui que categorias de análise recorrentes em pesquisas sociológicas sobre espaços de compra e venda de orgânicos, tais como o consumo político e a ética ecológica, são rarefeitas entre os agentes sociais do principal mercado especializado da capital catarinense. Em seu lugar, percebe-se que os orgânicos estão na vitrine, atuando como chamarizes, de um mercado de trocas simbólicas distintivas. Estas, quando reunidas em conjunto, podem ser identificadas como um estilo de vida marcado pelo elogio ao exotismo, ao cosmopolitismo, à moda e ao artístico. O Mercado Cantinho Especial pode ser entendido como um retrato não apenas da convencionalização dos mercados de alimentos orgânicos, mas também das formas de apropriação dos mercados alimentares alternativos por estratos mais favorecidos em termos de capital econômico e cultural.<br>Abstract : There has been important changes at the organic food market. These changes have been perceived as a growing process of conventional food markets similarization. Contemporary sociologists defined this process as conventionalization. In order to contribute to the understanding of the current situation of organic markets, this research investigates a prominent case at Florianopolis: Cantinho Especial Market. The market location is extremely central in relation to the Brazilian production and consumption of such products. The methodology employed in this study involved six months of analysis of the market institutional page (fan page) in a social network, eight months of unsystematic observations inside the market and 9 narrative interviews with agents both from supply and demand. Inspired by a theoretical framework constructed by Bourdieu?s sociology of tastes and the economic sociology, it was possible to identify that the consumers? meanings and preferences towards organic products are built linked to other tastes and meanings covering a wide spectrum of activities: from home decor and music to fashion and travel itineraries. We argue here that recurrent categories used in sociological research on organic markets, such as political consumption and ecological ethics are sparser among this market participant agents. Instead of these recurrent categories, we realize that organics are in the window acting as decoys to a distinctive symbolic exchanges market. These symbolic trades, when combined together, can be identified as a lifestyle marked by the praise of the exoticism, the cosmopolitism, the stylish and the artistic. The Cantinho Especial Market can be analyzed not only as an example of the organic food market conventionalization, but also as a form of alternative food markets appropriation made by agents from the higher classes in terms of economic and cultural capitals.132 p.| il.porSociologiaProdutos orgânicosSociologia econômicaMercado de orgânicos ou de distinções?: uma investigação sociológica da formação dos gostos em um mercado especializadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL333188.pdfapplication/pdf1727027https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/132752/1/333188.pdfbb4364ff0be18d24e9e0359367f63a7fMD51123456789/1327522020-09-23 17:27:22.796oai:repositorio.ufsc.br:123456789/132752Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-09-23T20:27:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mercado de orgânicos ou de distinções?: uma investigação sociológica da formação dos gostos em um mercado especializado
title Mercado de orgânicos ou de distinções?: uma investigação sociológica da formação dos gostos em um mercado especializado
spellingShingle Mercado de orgânicos ou de distinções?: uma investigação sociológica da formação dos gostos em um mercado especializado
Barreiros, Bruno Costa
Sociologia
Produtos orgânicos
Sociologia econômica
title_short Mercado de orgânicos ou de distinções?: uma investigação sociológica da formação dos gostos em um mercado especializado
title_full Mercado de orgânicos ou de distinções?: uma investigação sociológica da formação dos gostos em um mercado especializado
title_fullStr Mercado de orgânicos ou de distinções?: uma investigação sociológica da formação dos gostos em um mercado especializado
title_full_unstemmed Mercado de orgânicos ou de distinções?: uma investigação sociológica da formação dos gostos em um mercado especializado
title_sort Mercado de orgânicos ou de distinções?: uma investigação sociológica da formação dos gostos em um mercado especializado
author Barreiros, Bruno Costa
author_facet Barreiros, Bruno Costa
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreiros, Bruno Costa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mazon, Marcia da Silva
contributor_str_mv Mazon, Marcia da Silva
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Sociologia
Produtos orgânicos
Sociologia econômica
topic Sociologia
Produtos orgânicos
Sociologia econômica
description Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2015.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-12T04:07:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-05-12T04:07:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132752
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 333188
identifier_str_mv 333188
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132752
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 132 p.| il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/132752/1/333188.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bb4364ff0be18d24e9e0359367f63a7f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805285766168576