Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II Caderno de Teoria e Prática 4 - TP4 - Construção do conhecimento matemático em ação, 2008

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muniz, Cristiano Alberto
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Faria, Celso de Oliveira, Bertoni, Nilza Eigenheer
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222697
Resumo: Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=500-caderno-de-teoria-e-pratica-4&category_slug=documentos-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 15/0/2021
id UFSC_28c40492dc4fcbec65acfc1e4e03bbdd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/222697
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II Caderno de Teoria e Prática 4 - TP4 - Construção do conhecimento matemático em ação, 2008Construção do conhecimento matemáticoGestão de aprendizagem escolarDisponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=500-caderno-de-teoria-e-pratica-4&category_slug=documentos-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 15/0/2021Material gentilmente cedido pelo Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Matemática do Distrito Federal - COMPASSO-DF.Neste quarto Caderno de Teoria e Prática, alguns dos enfoques sociais e conteúdos matemáticos associados são: • O papel da matemática no desenvolvimento do cidadão-consumidor crítico, consciente e participativo. Na Unidade 13, apela para noções de proporcionalidade, medidas, médias, razões, arredondamentos, aproximações, erros matemáticos e seus registros. Ler e refletir o quanto a matemática molda a sociedade, sendo elemento da constituição de um cidadão crítico, é parte desta proposta. Na Unidade 14, a medição do tempo histórico, intervalos de tempo e espaço, apelando para a utilização de grandes e pequenos números, envolvem seus registros e usos, tais como a notação científica, e, de forma mais detalhada, as potências e a radiciação. Neste contexto, onde a história tem acento especial, vem à tona a possibilidade de um currículo de matemática mais integrado com outras ciências tais como a Física, Química, Astronomia e Informática. • A questão da escassez da água em nosso planeta é colocada em questão na Unidade 15, com uma temática altamente inquietante. A problemática lançada vai requerer mobilizar conteúdos tais como medidas, semelhanças de triângulos, figuras geométricas, e, em especial, o teorema de Tales com seus mais diversos usos em contextos significativos. Uma discussão sobre como é construído o conhecimento matemático, em especial, em sala de aula, é a leitura proposta para conclusão desta unidade. • Para concluir, na Unidade 16os autores discutem a questão de uma sociedade mais inclusiva, com espaços, acessos, deslocamentos e equipamentos voltados às pessoas portadoras de necessidades especiais, tais como os cadeirantes.Ministério da Educação2021-05-04T19:35:16Z2021-05-04T19:35:16Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfBERTONI, Nilza Eigenheer et.al. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II. Matemática: Caderno de Teoria e Prática 4 - TP4: construção do conhecimento matemático em ação. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222697Muniz, Cristiano AlbertoFaria, Celso de OliveiraBertoni, Nilza Eigenheerporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-04T19:35:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/222697Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-05-04T19:35:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II Caderno de Teoria e Prática 4 - TP4 - Construção do conhecimento matemático em ação, 2008
title Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II Caderno de Teoria e Prática 4 - TP4 - Construção do conhecimento matemático em ação, 2008
spellingShingle Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II Caderno de Teoria e Prática 4 - TP4 - Construção do conhecimento matemático em ação, 2008
Muniz, Cristiano Alberto
Construção do conhecimento matemático
Gestão de aprendizagem escolar
title_short Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II Caderno de Teoria e Prática 4 - TP4 - Construção do conhecimento matemático em ação, 2008
title_full Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II Caderno de Teoria e Prática 4 - TP4 - Construção do conhecimento matemático em ação, 2008
title_fullStr Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II Caderno de Teoria e Prática 4 - TP4 - Construção do conhecimento matemático em ação, 2008
title_full_unstemmed Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II Caderno de Teoria e Prática 4 - TP4 - Construção do conhecimento matemático em ação, 2008
title_sort Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II Caderno de Teoria e Prática 4 - TP4 - Construção do conhecimento matemático em ação, 2008
author Muniz, Cristiano Alberto
author_facet Muniz, Cristiano Alberto
Faria, Celso de Oliveira
Bertoni, Nilza Eigenheer
author_role author
author2 Faria, Celso de Oliveira
Bertoni, Nilza Eigenheer
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Muniz, Cristiano Alberto
Faria, Celso de Oliveira
Bertoni, Nilza Eigenheer
dc.subject.por.fl_str_mv Construção do conhecimento matemático
Gestão de aprendizagem escolar
topic Construção do conhecimento matemático
Gestão de aprendizagem escolar
description Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=500-caderno-de-teoria-e-pratica-4&category_slug=documentos-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 15/0/2021
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2021-05-04T19:35:16Z
2021-05-04T19:35:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BERTONI, Nilza Eigenheer et.al. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II. Matemática: Caderno de Teoria e Prática 4 - TP4: construção do conhecimento matemático em ação. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222697
identifier_str_mv BERTONI, Nilza Eigenheer et.al. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II. Matemática: Caderno de Teoria e Prática 4 - TP4: construção do conhecimento matemático em ação. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222697
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ministério da Educação
publisher.none.fl_str_mv Ministério da Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652226410840064