Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II Caderno de Teoria e Prática 4 - TP4 - Construção do conhecimento matemático em ação, 2008
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222697 |
Resumo: | Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=500-caderno-de-teoria-e-pratica-4&category_slug=documentos-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 15/0/2021 |
id |
UFSC_28c40492dc4fcbec65acfc1e4e03bbdd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/222697 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II Caderno de Teoria e Prática 4 - TP4 - Construção do conhecimento matemático em ação, 2008Construção do conhecimento matemáticoGestão de aprendizagem escolarDisponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=500-caderno-de-teoria-e-pratica-4&category_slug=documentos-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 15/0/2021Material gentilmente cedido pelo Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Matemática do Distrito Federal - COMPASSO-DF.Neste quarto Caderno de Teoria e Prática, alguns dos enfoques sociais e conteúdos matemáticos associados são: • O papel da matemática no desenvolvimento do cidadão-consumidor crítico, consciente e participativo. Na Unidade 13, apela para noções de proporcionalidade, medidas, médias, razões, arredondamentos, aproximações, erros matemáticos e seus registros. Ler e refletir o quanto a matemática molda a sociedade, sendo elemento da constituição de um cidadão crítico, é parte desta proposta. Na Unidade 14, a medição do tempo histórico, intervalos de tempo e espaço, apelando para a utilização de grandes e pequenos números, envolvem seus registros e usos, tais como a notação científica, e, de forma mais detalhada, as potências e a radiciação. Neste contexto, onde a história tem acento especial, vem à tona a possibilidade de um currículo de matemática mais integrado com outras ciências tais como a Física, Química, Astronomia e Informática. • A questão da escassez da água em nosso planeta é colocada em questão na Unidade 15, com uma temática altamente inquietante. A problemática lançada vai requerer mobilizar conteúdos tais como medidas, semelhanças de triângulos, figuras geométricas, e, em especial, o teorema de Tales com seus mais diversos usos em contextos significativos. Uma discussão sobre como é construído o conhecimento matemático, em especial, em sala de aula, é a leitura proposta para conclusão desta unidade. • Para concluir, na Unidade 16os autores discutem a questão de uma sociedade mais inclusiva, com espaços, acessos, deslocamentos e equipamentos voltados às pessoas portadoras de necessidades especiais, tais como os cadeirantes.Ministério da Educação2021-05-04T19:35:16Z2021-05-04T19:35:16Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfBERTONI, Nilza Eigenheer et.al. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II. Matemática: Caderno de Teoria e Prática 4 - TP4: construção do conhecimento matemático em ação. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222697Muniz, Cristiano AlbertoFaria, Celso de OliveiraBertoni, Nilza Eigenheerporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-04T19:35:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/222697Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-05-04T19:35:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II Caderno de Teoria e Prática 4 - TP4 - Construção do conhecimento matemático em ação, 2008 |
title |
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II Caderno de Teoria e Prática 4 - TP4 - Construção do conhecimento matemático em ação, 2008 |
spellingShingle |
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II Caderno de Teoria e Prática 4 - TP4 - Construção do conhecimento matemático em ação, 2008 Muniz, Cristiano Alberto Construção do conhecimento matemático Gestão de aprendizagem escolar |
title_short |
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II Caderno de Teoria e Prática 4 - TP4 - Construção do conhecimento matemático em ação, 2008 |
title_full |
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II Caderno de Teoria e Prática 4 - TP4 - Construção do conhecimento matemático em ação, 2008 |
title_fullStr |
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II Caderno de Teoria e Prática 4 - TP4 - Construção do conhecimento matemático em ação, 2008 |
title_full_unstemmed |
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II Caderno de Teoria e Prática 4 - TP4 - Construção do conhecimento matemático em ação, 2008 |
title_sort |
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II Caderno de Teoria e Prática 4 - TP4 - Construção do conhecimento matemático em ação, 2008 |
author |
Muniz, Cristiano Alberto |
author_facet |
Muniz, Cristiano Alberto Faria, Celso de Oliveira Bertoni, Nilza Eigenheer |
author_role |
author |
author2 |
Faria, Celso de Oliveira Bertoni, Nilza Eigenheer |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Muniz, Cristiano Alberto Faria, Celso de Oliveira Bertoni, Nilza Eigenheer |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Construção do conhecimento matemático Gestão de aprendizagem escolar |
topic |
Construção do conhecimento matemático Gestão de aprendizagem escolar |
description |
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=500-caderno-de-teoria-e-pratica-4&category_slug=documentos-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 15/0/2021 |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2021-05-04T19:35:16Z 2021-05-04T19:35:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BERTONI, Nilza Eigenheer et.al. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II. Matemática: Caderno de Teoria e Prática 4 - TP4: construção do conhecimento matemático em ação. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222697 |
identifier_str_mv |
BERTONI, Nilza Eigenheer et.al. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II. Matemática: Caderno de Teoria e Prática 4 - TP4: construção do conhecimento matemático em ação. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222697 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ministério da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Ministério da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652226410840064 |