Castigo e crime: adolescentes criminalizados e suas interações com as condutas de risco, a educação e o sistema de justiça

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Júlia Siqueira da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167953
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2016
id UFSC_28c7682d77ad7acc4437535c7b2fbbf1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/167953
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaRocha, Júlia Siqueira daValle, Ione RibeiroLe Breton, David2016-09-20T04:38:31Z2016-09-20T04:38:31Z2016339964https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167953Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2016A presente pesquisa permitiu defender a tese de que as instituições voltadas à proteção de adolescentes como setores especializados da justiça e a escola mobilizam saberes limitados, obtusos e preconceituosos sobre os processos atuais da adolescência, promovendo violências diversas travestidas de justiça, pois aparentam proteger e formar, mas ao contrário disso, potencializam as condutas de risco dos adolescentes criminalizados. A metodologia desenvolvida está centrada no interacionismo simbólico e inspirada na etnografia, com a combinação de uma série de recursos, sendo eles: diário de campo; análise documental; observação participante; e entrevistas. Nesta perspectiva, dezesseis adolescentes criminalizados, em situação de semiliberdade, que vivem em uma Casa de Acolhimento contam suas trajetórias de vida e ênfase na escolarização. Suas vozes ouvidas muitas vezes em entrevistas formais, em acompanhamento aos afazeres de suas vidas cotidianas, e misturadas nos atendimentos profissionais das instituições escolares e de justiça, revelam suas condutas de risco como o esforço pessoal de encontrar sentido numa sociedade hostil; como ponto de fuga para as misérias de um mundo que inclui a pobreza material, e que ultrapassa em medidas cruéis. São eles que nos contam sobre as injustiças de nascer pobre, num país em que a corrupção graça e se materializa nas instituições públicas. São eles também que nos contam como se organiza o sistema punitivo, as torturas e mortes. Algumas vozes dos profissionais do sistema de justiça e do sistema educativo foram destacadas para melhor compreensão de como as instituições se organizam e movimentam uma pseudorrealidade, em que estar na escola não assegura aprendizagem e encontrar o sistema de justiça não promove a vida boa, mas ao contrário, atuam num projeto não explícito, mas concreto de punir o já punido, de ao castigado, impor o crime e a exclusão. A análise dessas trajetórias se deu à luz da sociologia, em especial da teoria das condutas de risco de adolescentes, produzida por David Le Breton. <br>Abstract : The current research allowed the defense of the thesis that the institutions aimed at juvenile protection as justice and school s expert sectors mobilize limited, obtuse and prejudiced knowledge about the current adolescent processes, promoting violence disguised as justice, for they appear to protect and form, but instead potentiate the risk behaviors of criminalized adolescents. The developed methodology is centered in the symbolic interactionism, and is inspired by ethnography combining a series of resources, such as: field diary; documental analysis; participative observation; and interviews. Under this perspective, sixteen criminalized adolescents in a semi-freedom situation, living in a foster home, tell their lives and scholar trajectories. Their voices are heard uncountable times in formal interviews, in monitoring the affairs of their daily lives, and mixed in the professional services of educational and justice institutions, revealing their risk conducts as their personal efforts for finding meaning in a hostile society; as an escaping route away from the miseries of a world that includes material poverty, and that surpasses in cruel measures. They are the ones who tell us about the injustices of being born in poor families, in a country in which corruption materializes itself in public institutions. They are also the ones who tell us how the punitive system is organized, including tortures and deaths. Some voices of professionals of the educational and justice systems were highlighter for a better comprehension of how the institutions are organized and how they drive a pseudo-reality in which being at school does not guarantee learning, and in which finding the justice system does not promote a good life on the contrary, they act in a non-explicit project, but a project nonetheless concrete for punishing those already punished, for imposing crime and exclusion to the beaten ones. The analysis of these trajectories happened in the light of sociology, especially arising from the theory of adolescent s risk conducts produced by David Le Breton.porEducaçãoSociologiaCrime e criminososAspectos sociaisAdolescentesCondições sociaisCastigo e crime: adolescentes criminalizados e suas interações com as condutas de risco, a educação e o sistema de justiçainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL339964.pdfapplication/pdf1536418https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/167953/1/339964.pdf3f481ba0f7c87ff8d830539b46f5ce0cMD51123456789/1679532016-10-04 01:03:10.654oai:repositorio.ufsc.br:123456789/167953Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-04T04:03:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Castigo e crime: adolescentes criminalizados e suas interações com as condutas de risco, a educação e o sistema de justiça
title Castigo e crime: adolescentes criminalizados e suas interações com as condutas de risco, a educação e o sistema de justiça
spellingShingle Castigo e crime: adolescentes criminalizados e suas interações com as condutas de risco, a educação e o sistema de justiça
Rocha, Júlia Siqueira da
Educação
Sociologia
Crime e criminosos
Aspectos sociais
Adolescentes
Condições sociais
title_short Castigo e crime: adolescentes criminalizados e suas interações com as condutas de risco, a educação e o sistema de justiça
title_full Castigo e crime: adolescentes criminalizados e suas interações com as condutas de risco, a educação e o sistema de justiça
title_fullStr Castigo e crime: adolescentes criminalizados e suas interações com as condutas de risco, a educação e o sistema de justiça
title_full_unstemmed Castigo e crime: adolescentes criminalizados e suas interações com as condutas de risco, a educação e o sistema de justiça
title_sort Castigo e crime: adolescentes criminalizados e suas interações com as condutas de risco, a educação e o sistema de justiça
author Rocha, Júlia Siqueira da
author_facet Rocha, Júlia Siqueira da
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Júlia Siqueira da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Valle, Ione Ribeiro
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Le Breton, David
contributor_str_mv Valle, Ione Ribeiro
Le Breton, David
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Educação
Sociologia
Crime e criminosos
Aspectos sociais
Adolescentes
Condições sociais
topic Educação
Sociologia
Crime e criminosos
Aspectos sociais
Adolescentes
Condições sociais
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2016
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-20T04:38:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-09-20T04:38:31Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167953
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 339964
identifier_str_mv 339964
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167953
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/167953/1/339964.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3f481ba0f7c87ff8d830539b46f5ce0c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805224277671936