Matemática no ensino para surdos: a prática docente em sala regular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROMEIRO, Camila de Araújo Cabral
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232415
Resumo: Nos dias atuais, é comum o professor se deparar com alunos surdos no ensino regular, considerando as políticas de inserção desses alunos na escola. Estas mudanças no contexto escolar geram muita insegurança entre os professores que ainda se sentem despreparados. Este estudo tem o objetivo de investigar e refletir sobre a prática didática e metodológica do professor de matemática em sala de aula, onde há surdos matriculados. Considerando o problema do objeto de estudo evidencia-se a Pesquisa Qualitativa recorrendo a literatura acerca do tema, busca em periódicos e observação em uma escola pública, assim entendemos o Estudo de Caso como apropriado, pois se procura analisar a realidade que atravessa a educação de surdos e compreensão crítica sobre as metodologias utilizadas e considerações sobre práticas especificas para o ensino de alunos surdos no ensino de Matemática na escola inclusiva. Para esta pesquisa recorreu-se à utilização de recurso tecnológico ao selecionar o software GeoGebra para trabalhar com o conteúdo matemático no momento da pesquisa na sala de aula. Esta escolha se deu por considerar que os vários recursos tecnológicos disponíveis são interessantes aos alunos, pois eles convivem com a tecnologia de maneira natural. Com a pesquisa realizada verificou-se que o professor precisa compreender quais são as subjetividades dos alunos surdos, considerando sua forma visual de construir conceitos, sua língua e cultura especificas. Além disso, percebeu-se a necessidade de formação continuada e de iniciativas pessoais para se aprofundar na temática. As observações em sala mostraram que é preciso ações do professor buscando metodologias visuais que se adequem à maneira de o aluno surdo construir o conhecimento. Compreendeu-se que estudos como esse são necessários e importantes para que os professores tenham uma visão geral sobre as características de seus alunos e busquem aprofundar sua formação para contribuir no ensino de qualidade. Observou-se com o presente estudo que a prática em relação à e metodologia do professor de Matemática ao atuar em sala de aula, onde há alunos surdos matriculados, ainda possui característica tradicional, sem o uso de recursos específicos às necessidades das pessoas surdas e há um grande desconhecimento sobre o assunto, o que gera desconforto e práticas de ensino não apropriadas ou não suficientes para promover o ensino de qualidade das pessoas surdas.
id UFSC_28cc71d6f5480ebae684ab7f4e9cabe3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/232415
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Matemática no ensino para surdos: a prática docente em sala regularMatemáticaSurdosGeoGebraNos dias atuais, é comum o professor se deparar com alunos surdos no ensino regular, considerando as políticas de inserção desses alunos na escola. Estas mudanças no contexto escolar geram muita insegurança entre os professores que ainda se sentem despreparados. Este estudo tem o objetivo de investigar e refletir sobre a prática didática e metodológica do professor de matemática em sala de aula, onde há surdos matriculados. Considerando o problema do objeto de estudo evidencia-se a Pesquisa Qualitativa recorrendo a literatura acerca do tema, busca em periódicos e observação em uma escola pública, assim entendemos o Estudo de Caso como apropriado, pois se procura analisar a realidade que atravessa a educação de surdos e compreensão crítica sobre as metodologias utilizadas e considerações sobre práticas especificas para o ensino de alunos surdos no ensino de Matemática na escola inclusiva. Para esta pesquisa recorreu-se à utilização de recurso tecnológico ao selecionar o software GeoGebra para trabalhar com o conteúdo matemático no momento da pesquisa na sala de aula. Esta escolha se deu por considerar que os vários recursos tecnológicos disponíveis são interessantes aos alunos, pois eles convivem com a tecnologia de maneira natural. Com a pesquisa realizada verificou-se que o professor precisa compreender quais são as subjetividades dos alunos surdos, considerando sua forma visual de construir conceitos, sua língua e cultura especificas. Além disso, percebeu-se a necessidade de formação continuada e de iniciativas pessoais para se aprofundar na temática. As observações em sala mostraram que é preciso ações do professor buscando metodologias visuais que se adequem à maneira de o aluno surdo construir o conhecimento. Compreendeu-se que estudos como esse são necessários e importantes para que os professores tenham uma visão geral sobre as características de seus alunos e busquem aprofundar sua formação para contribuir no ensino de qualidade. Observou-se com o presente estudo que a prática em relação à e metodologia do professor de Matemática ao atuar em sala de aula, onde há alunos surdos matriculados, ainda possui característica tradicional, sem o uso de recursos específicos às necessidades das pessoas surdas e há um grande desconhecimento sobre o assunto, o que gera desconforto e práticas de ensino não apropriadas ou não suficientes para promover o ensino de qualidade das pessoas surdas.UEMS2022-03-20T15:32:09Z2022-03-20T15:32:09Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfROMEIRO, Camila de Araújo Cabral. Matemática no ensino para surdos – a prática docente em sala regular. 2017. 160 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Científica e Matemática) - Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, Dourados-MS, 2017. Orientador: Dr. Lucélio Ferreira Simião.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232415ROMEIRO, Camila de Araújo Cabralporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-20T15:32:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/232415Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-03-20T15:32:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Matemática no ensino para surdos: a prática docente em sala regular
title Matemática no ensino para surdos: a prática docente em sala regular
spellingShingle Matemática no ensino para surdos: a prática docente em sala regular
ROMEIRO, Camila de Araújo Cabral
Matemática
Surdos
GeoGebra
title_short Matemática no ensino para surdos: a prática docente em sala regular
title_full Matemática no ensino para surdos: a prática docente em sala regular
title_fullStr Matemática no ensino para surdos: a prática docente em sala regular
title_full_unstemmed Matemática no ensino para surdos: a prática docente em sala regular
title_sort Matemática no ensino para surdos: a prática docente em sala regular
author ROMEIRO, Camila de Araújo Cabral
author_facet ROMEIRO, Camila de Araújo Cabral
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ROMEIRO, Camila de Araújo Cabral
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Surdos
GeoGebra
topic Matemática
Surdos
GeoGebra
description Nos dias atuais, é comum o professor se deparar com alunos surdos no ensino regular, considerando as políticas de inserção desses alunos na escola. Estas mudanças no contexto escolar geram muita insegurança entre os professores que ainda se sentem despreparados. Este estudo tem o objetivo de investigar e refletir sobre a prática didática e metodológica do professor de matemática em sala de aula, onde há surdos matriculados. Considerando o problema do objeto de estudo evidencia-se a Pesquisa Qualitativa recorrendo a literatura acerca do tema, busca em periódicos e observação em uma escola pública, assim entendemos o Estudo de Caso como apropriado, pois se procura analisar a realidade que atravessa a educação de surdos e compreensão crítica sobre as metodologias utilizadas e considerações sobre práticas especificas para o ensino de alunos surdos no ensino de Matemática na escola inclusiva. Para esta pesquisa recorreu-se à utilização de recurso tecnológico ao selecionar o software GeoGebra para trabalhar com o conteúdo matemático no momento da pesquisa na sala de aula. Esta escolha se deu por considerar que os vários recursos tecnológicos disponíveis são interessantes aos alunos, pois eles convivem com a tecnologia de maneira natural. Com a pesquisa realizada verificou-se que o professor precisa compreender quais são as subjetividades dos alunos surdos, considerando sua forma visual de construir conceitos, sua língua e cultura especificas. Além disso, percebeu-se a necessidade de formação continuada e de iniciativas pessoais para se aprofundar na temática. As observações em sala mostraram que é preciso ações do professor buscando metodologias visuais que se adequem à maneira de o aluno surdo construir o conhecimento. Compreendeu-se que estudos como esse são necessários e importantes para que os professores tenham uma visão geral sobre as características de seus alunos e busquem aprofundar sua formação para contribuir no ensino de qualidade. Observou-se com o presente estudo que a prática em relação à e metodologia do professor de Matemática ao atuar em sala de aula, onde há alunos surdos matriculados, ainda possui característica tradicional, sem o uso de recursos específicos às necessidades das pessoas surdas e há um grande desconhecimento sobre o assunto, o que gera desconforto e práticas de ensino não apropriadas ou não suficientes para promover o ensino de qualidade das pessoas surdas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2022-03-20T15:32:09Z
2022-03-20T15:32:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROMEIRO, Camila de Araújo Cabral. Matemática no ensino para surdos – a prática docente em sala regular. 2017. 160 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Científica e Matemática) - Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, Dourados-MS, 2017. Orientador: Dr. Lucélio Ferreira Simião.
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232415
identifier_str_mv ROMEIRO, Camila de Araújo Cabral. Matemática no ensino para surdos – a prática docente em sala regular. 2017. 160 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Científica e Matemática) - Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, Dourados-MS, 2017. Orientador: Dr. Lucélio Ferreira Simião.
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232415
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UEMS
publisher.none.fl_str_mv UEMS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652084065599488