Serviço Social no campo da Educação Básica: Incidência e Conceitos norteadores da ação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andreia Pereira da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/124847
Resumo: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Serviço Social.
id UFSC_28fadc223e79a8b663151c26f3753633
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/124847
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Serviço Social no campo da Educação Básica: Incidência e Conceitos norteadores da ação profissionalCidadaniaDireito SocialPolítica de EducaçãoExercício ProfissionalEducação BásicaTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Serviço Social.O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como abordagem a caracterização da atuação profissional dos Assistentes Sociais na área da Educação Básica. Neste cenário é que o presente trabalho apresenta as problematizações no campo da política educacional sendo como “lócus” a intervenção profissional. O objetivo fundamental do estudo é analisar “Como está se configurando a experiência profissional no campo da Educação Básica”, constituindo-se de base empírica da pesquisa os Trabalhos de Conclusão de Curso de Serviço Social desta Universidade no intervalo de 2001 a 2011, concentrando as análises nas palavras chave indicadas e nos conceitos norteadores subjacentes ao texto. A metodologia é quali-quantitativa e versa sobre a crescente inserção dos assistentes sociais na área educacional e dos processos de trabalho profissional desta área. O estudo reuniu as fontes de pensamento do Serviço Social e da Educação. Deste modo pode-se citar como autores: Azevedo (2001), Aranha (2006), Ribeiro (1993) Iamamoto (2001) e Almeida (2003) e, mais especificamente, no campo da política pública de Educação frente à ofensiva neoliberal os autores Gentili (2001), Couto (2009), Afonso (2001) e Sacristán (1999). Por fim, são apresentadas sistematizações com a intenção de delinear os principais conceitos norteadores que vem caracterizando a atuação dos profissionais na Política de Educação Básica, bem como os desafios postos no âmbito do Serviço Social.Florianópolis, SCBressan, Carla RosaneUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Andreia Pereira da2014-09-03T14:04:58Z2014-09-03T14:04:58Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis90 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/124847porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-30T11:10:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/124847Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-03-30T11:10:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Serviço Social no campo da Educação Básica: Incidência e Conceitos norteadores da ação profissional
title Serviço Social no campo da Educação Básica: Incidência e Conceitos norteadores da ação profissional
spellingShingle Serviço Social no campo da Educação Básica: Incidência e Conceitos norteadores da ação profissional
Silva, Andreia Pereira da
Cidadania
Direito Social
Política de Educação
Exercício Profissional
Educação Básica
title_short Serviço Social no campo da Educação Básica: Incidência e Conceitos norteadores da ação profissional
title_full Serviço Social no campo da Educação Básica: Incidência e Conceitos norteadores da ação profissional
title_fullStr Serviço Social no campo da Educação Básica: Incidência e Conceitos norteadores da ação profissional
title_full_unstemmed Serviço Social no campo da Educação Básica: Incidência e Conceitos norteadores da ação profissional
title_sort Serviço Social no campo da Educação Básica: Incidência e Conceitos norteadores da ação profissional
author Silva, Andreia Pereira da
author_facet Silva, Andreia Pereira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bressan, Carla Rosane
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Andreia Pereira da
dc.subject.por.fl_str_mv Cidadania
Direito Social
Política de Educação
Exercício Profissional
Educação Básica
topic Cidadania
Direito Social
Política de Educação
Exercício Profissional
Educação Básica
description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Serviço Social.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-03T14:04:58Z
2014-09-03T14:04:58Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/124847
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/124847
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 90 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652063993757696