Serviço Social no campo da Educação Básica: Incidência e Conceitos norteadores da ação profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/124847 |
Resumo: | TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Serviço Social. |
id |
UFSC_28fadc223e79a8b663151c26f3753633 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/124847 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Serviço Social no campo da Educação Básica: Incidência e Conceitos norteadores da ação profissionalCidadaniaDireito SocialPolítica de EducaçãoExercício ProfissionalEducação BásicaTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Serviço Social.O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como abordagem a caracterização da atuação profissional dos Assistentes Sociais na área da Educação Básica. Neste cenário é que o presente trabalho apresenta as problematizações no campo da política educacional sendo como “lócus” a intervenção profissional. O objetivo fundamental do estudo é analisar “Como está se configurando a experiência profissional no campo da Educação Básica”, constituindo-se de base empírica da pesquisa os Trabalhos de Conclusão de Curso de Serviço Social desta Universidade no intervalo de 2001 a 2011, concentrando as análises nas palavras chave indicadas e nos conceitos norteadores subjacentes ao texto. A metodologia é quali-quantitativa e versa sobre a crescente inserção dos assistentes sociais na área educacional e dos processos de trabalho profissional desta área. O estudo reuniu as fontes de pensamento do Serviço Social e da Educação. Deste modo pode-se citar como autores: Azevedo (2001), Aranha (2006), Ribeiro (1993) Iamamoto (2001) e Almeida (2003) e, mais especificamente, no campo da política pública de Educação frente à ofensiva neoliberal os autores Gentili (2001), Couto (2009), Afonso (2001) e Sacristán (1999). Por fim, são apresentadas sistematizações com a intenção de delinear os principais conceitos norteadores que vem caracterizando a atuação dos profissionais na Política de Educação Básica, bem como os desafios postos no âmbito do Serviço Social.Florianópolis, SCBressan, Carla RosaneUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Andreia Pereira da2014-09-03T14:04:58Z2014-09-03T14:04:58Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis90 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/124847porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-30T11:10:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/124847Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-03-30T11:10:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Serviço Social no campo da Educação Básica: Incidência e Conceitos norteadores da ação profissional |
title |
Serviço Social no campo da Educação Básica: Incidência e Conceitos norteadores da ação profissional |
spellingShingle |
Serviço Social no campo da Educação Básica: Incidência e Conceitos norteadores da ação profissional Silva, Andreia Pereira da Cidadania Direito Social Política de Educação Exercício Profissional Educação Básica |
title_short |
Serviço Social no campo da Educação Básica: Incidência e Conceitos norteadores da ação profissional |
title_full |
Serviço Social no campo da Educação Básica: Incidência e Conceitos norteadores da ação profissional |
title_fullStr |
Serviço Social no campo da Educação Básica: Incidência e Conceitos norteadores da ação profissional |
title_full_unstemmed |
Serviço Social no campo da Educação Básica: Incidência e Conceitos norteadores da ação profissional |
title_sort |
Serviço Social no campo da Educação Básica: Incidência e Conceitos norteadores da ação profissional |
author |
Silva, Andreia Pereira da |
author_facet |
Silva, Andreia Pereira da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bressan, Carla Rosane Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Andreia Pereira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cidadania Direito Social Política de Educação Exercício Profissional Educação Básica |
topic |
Cidadania Direito Social Política de Educação Exercício Profissional Educação Básica |
description |
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Serviço Social. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-03T14:04:58Z 2014-09-03T14:04:58Z 2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/124847 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/124847 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
90 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652063993757696 |