Mapeamento Sistêmico sobre a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) de Tubos de PVC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Rigley César Matias
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Paula, Heber Martins de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245083
Resumo: Um dos grandes resultados da COP26 foi o acordo firmado entre diversos países, incluindo o Brasil, em diminuir, até o ano de 2030, 30% da emissão de gás metano na atmosfera. Dessa forma, faz-se necessário identificar quais os encadeamentos da atividade humana que colaboram com a geração deste poluente e levantar ações que minimizem a sua liberação, para tal vem sendo realizados estudos sobre a ACV de materiais, buscando reconhecer quais os procedimentos de fabricação e utilização que permitem uma diminuição na disseminação dos gases do efeito estufa. Tendo em vista que a indústria de PVC está apresentando um crescimento acelerado no cenário mundial e que, nacionalmente, ela se sobressai na fabricação de tubos e conexões para a construção civil, esse trabalho tem como objetivo verificar a situação atual de pesquisas a respeito de ACVs de tubos de PVC por meio um mapeamento sistemático. Observou-se que esse tema ainda é pouco estudado no Brasil e, de forma geral, as principais fontes de emissão de gás metano correspondem aos processos de extração das matérias-primas, na conformação dos tubos e no transporte.
id UFSC_28fb7b532cef42e36322a27f96ba3d6d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/245083
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Mapeamento Sistêmico sobre a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) de Tubos de PVCMapping Study on the Life Cycle Assessment (LCA) of PVC PipesTubos de PVC;ACV;Revisão BibliográficaPVC Pipes; LCA; Literature review.Um dos grandes resultados da COP26 foi o acordo firmado entre diversos países, incluindo o Brasil, em diminuir, até o ano de 2030, 30% da emissão de gás metano na atmosfera. Dessa forma, faz-se necessário identificar quais os encadeamentos da atividade humana que colaboram com a geração deste poluente e levantar ações que minimizem a sua liberação, para tal vem sendo realizados estudos sobre a ACV de materiais, buscando reconhecer quais os procedimentos de fabricação e utilização que permitem uma diminuição na disseminação dos gases do efeito estufa. Tendo em vista que a indústria de PVC está apresentando um crescimento acelerado no cenário mundial e que, nacionalmente, ela se sobressai na fabricação de tubos e conexões para a construção civil, esse trabalho tem como objetivo verificar a situação atual de pesquisas a respeito de ACVs de tubos de PVC por meio um mapeamento sistemático. Observou-se que esse tema ainda é pouco estudado no Brasil e, de forma geral, as principais fontes de emissão de gás metano correspondem aos processos de extração das matérias-primas, na conformação dos tubos e no transporte.One of the great results of COP26 was the agreement signed between several countries, including Brazil, to reduce, by the year 2030, 30% of the emission of methane gas into the atmosphere. In this way, it is necessary to identify which links of human activity collaborate with the generation of this pollutant and to identify actions that minimize its release. use that allow a decrease in the spread of greenhouse gases. Considering that the PVC industry is showing rapid growth on the world stage and that, nationally, it stands out in the manufacture of pipes and connections for civil construction, this work aims to verify the current situation of research on LCAs. of PVC pipes through a mapping study. It was observed that this topic is still little studied in Brazil and, in general, the main sources of methane gas emission correspond to the processes of extraction of raw materials, in the conformation of tubes and in transport.Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC2023-03-13T18:45:39Z2023-03-13T18:45:39Z2022-08-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2596-237Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245083Gonçalves, Rigley César MatiasPaula, Heber Martins deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-13T18:45:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/245083Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-03-13T18:45:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapeamento Sistêmico sobre a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) de Tubos de PVC
Mapping Study on the Life Cycle Assessment (LCA) of PVC Pipes
title Mapeamento Sistêmico sobre a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) de Tubos de PVC
spellingShingle Mapeamento Sistêmico sobre a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) de Tubos de PVC
Gonçalves, Rigley César Matias
Tubos de PVC;
ACV;
Revisão Bibliográfica
PVC Pipes; LCA; Literature review.
title_short Mapeamento Sistêmico sobre a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) de Tubos de PVC
title_full Mapeamento Sistêmico sobre a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) de Tubos de PVC
title_fullStr Mapeamento Sistêmico sobre a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) de Tubos de PVC
title_full_unstemmed Mapeamento Sistêmico sobre a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) de Tubos de PVC
title_sort Mapeamento Sistêmico sobre a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) de Tubos de PVC
author Gonçalves, Rigley César Matias
author_facet Gonçalves, Rigley César Matias
Paula, Heber Martins de
author_role author
author2 Paula, Heber Martins de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Rigley César Matias
Paula, Heber Martins de
dc.subject.por.fl_str_mv Tubos de PVC;
ACV;
Revisão Bibliográfica
PVC Pipes; LCA; Literature review.
topic Tubos de PVC;
ACV;
Revisão Bibliográfica
PVC Pipes; LCA; Literature review.
description Um dos grandes resultados da COP26 foi o acordo firmado entre diversos países, incluindo o Brasil, em diminuir, até o ano de 2030, 30% da emissão de gás metano na atmosfera. Dessa forma, faz-se necessário identificar quais os encadeamentos da atividade humana que colaboram com a geração deste poluente e levantar ações que minimizem a sua liberação, para tal vem sendo realizados estudos sobre a ACV de materiais, buscando reconhecer quais os procedimentos de fabricação e utilização que permitem uma diminuição na disseminação dos gases do efeito estufa. Tendo em vista que a indústria de PVC está apresentando um crescimento acelerado no cenário mundial e que, nacionalmente, ela se sobressai na fabricação de tubos e conexões para a construção civil, esse trabalho tem como objetivo verificar a situação atual de pesquisas a respeito de ACVs de tubos de PVC por meio um mapeamento sistemático. Observou-se que esse tema ainda é pouco estudado no Brasil e, de forma geral, as principais fontes de emissão de gás metano correspondem aos processos de extração das matérias-primas, na conformação dos tubos e no transporte.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-24
2023-03-13T18:45:39Z
2023-03-13T18:45:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2596-237X
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245083
identifier_str_mv 2596-237X
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245083
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652409528909824