A Prática da Governança Corporativa na IES Familiar: Entre o Formalismo e a Prática Efetiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Junior, Annor da
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Muniz, Reynaldo Maia, Martins, Priscilla De Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/74653
Resumo: Aborda-se a questão da governança corporativa na Instituição de Educação Superior (IES) familiar. A IES familiar é um tipo especial de organização em que a problemática da governança corporativa apresenta-se como um fenômeno endógeno e natural. Em razão da legislação educacional brasileira, as entidades mantenedora (estrutura de propriedade) e mantida (estrutura de direção) atuam como subsistemas autônomos, independentes e dissociados, porém, de forma complementar no sistema maior que é a IES familiar. Trata-se de um estudo comparativo entre duas IES familiares de médio e de grande porte, em que descreve e analisa o relacionamento entre a mantenedora e a mantida, verificando como esse relacionamento causa impacto na gestão universitária. Realizou-se a pesquisa por meio de um estudo de caso de natureza qualitativa. Como método de análise de dados utilizou-se a análise de discurso. Aplicou-se dezenove entrevistas semi-estruturadas com proprietários, familiares e gestores. Percebe-se que na instituição de médio porte a mantenedora e a mantidas articulamse de forma sobrepostas, caracterizando a governança corporativa como formalística e na instituição de grande porte a governança corporativa caracteriza-se pela prática efetiva em que mantenedora e mantida encontra-se dissociadas, autônomas e interdependentes.
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