Processo Evolutivo e Gestão Universitária: Um Estudo Comparativo entre Três IES Familiares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Junior, Annor da
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Muniz, Reynaldo Maia, Martins, Priscilla de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75050
Resumo: Trata-se de um estudo comparativo em três Instituições de Educação Superior (IES) familiares em que se caracteriza a gestão universitária e se verifica os impactos causados pela gestão no processo evolutivo de crescimento e expansão das instituições. Identificou-se dez indicadores relacionados à gestão universitária, para realizar a análise comparativa interinstituional. Identifica, descreve e analisa a partir da perspectiva histórica, as fases do ciclo de vida das IES familiares pesquisadas. Realizou-se a pesquisa por meio de um estudo de caso de natureza qualitativa. Como método de análise de dados foi utilizado a análise de discurso. Aplicou-se vinte e quatro entrevistas semi-estruturadas com proprietários, familiares e gestores. Percebe-se que nas fases iniciais do ciclo de vida da IES familiar, a gestão universitária é marcada pela gestão familiar de natureza paternalista, em que o proprietário familiar acumula os papéis de gestor e de empreendedor. É fundamental para o crescimento e a evolução da instituição a dissociação desses dois papéis e a implementação da profissionalização da gestão. Nas fases seguintes da evolução, verifica-se que a profissionalização da gestão universitária acelera o processo evolutivo de crescimento e expansão da instituição tornando a instituição mais competitiva.
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