Processo Evolutivo e Gestão Universitária: Um Estudo Comparativo entre Três IES Familiares
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Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75050 |
Resumo: | Trata-se de um estudo comparativo em três Instituições de Educação Superior (IES) familiares em que se caracteriza a gestão universitária e se verifica os impactos causados pela gestão no processo evolutivo de crescimento e expansão das instituições. Identificou-se dez indicadores relacionados à gestão universitária, para realizar a análise comparativa interinstituional. Identifica, descreve e analisa a partir da perspectiva histórica, as fases do ciclo de vida das IES familiares pesquisadas. Realizou-se a pesquisa por meio de um estudo de caso de natureza qualitativa. Como método de análise de dados foi utilizado a análise de discurso. Aplicou-se vinte e quatro entrevistas semi-estruturadas com proprietários, familiares e gestores. Percebe-se que nas fases iniciais do ciclo de vida da IES familiar, a gestão universitária é marcada pela gestão familiar de natureza paternalista, em que o proprietário familiar acumula os papéis de gestor e de empreendedor. É fundamental para o crescimento e a evolução da instituição a dissociação desses dois papéis e a implementação da profissionalização da gestão. Nas fases seguintes da evolução, verifica-se que a profissionalização da gestão universitária acelera o processo evolutivo de crescimento e expansão da instituição tornando a instituição mais competitiva. |
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Processo Evolutivo e Gestão Universitária: Um Estudo Comparativo entre Três IES FamiliaresTrata-se de um estudo comparativo em três Instituições de Educação Superior (IES) familiares em que se caracteriza a gestão universitária e se verifica os impactos causados pela gestão no processo evolutivo de crescimento e expansão das instituições. Identificou-se dez indicadores relacionados à gestão universitária, para realizar a análise comparativa interinstituional. Identifica, descreve e analisa a partir da perspectiva histórica, as fases do ciclo de vida das IES familiares pesquisadas. Realizou-se a pesquisa por meio de um estudo de caso de natureza qualitativa. Como método de análise de dados foi utilizado a análise de discurso. Aplicou-se vinte e quatro entrevistas semi-estruturadas com proprietários, familiares e gestores. Percebe-se que nas fases iniciais do ciclo de vida da IES familiar, a gestão universitária é marcada pela gestão familiar de natureza paternalista, em que o proprietário familiar acumula os papéis de gestor e de empreendedor. É fundamental para o crescimento e a evolução da instituição a dissociação desses dois papéis e a implementação da profissionalização da gestão. Nas fases seguintes da evolução, verifica-se que a profissionalização da gestão universitária acelera o processo evolutivo de crescimento e expansão da instituição tornando a instituição mais competitiva.INPEAU2012-10-15T21:46:42Z2012-10-15T21:46:42Z2006-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75050Silva Junior, Annor daMuniz, Reynaldo MaiaMartins, Priscilla de Oliveiraporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-30T09:21:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/75050Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T09:21:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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