A utilização da andragogia em cursos de capacitação na construção civil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bressiani, Lucia
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169906
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2016.
id UFSC_29d3612567e84a36596aad7afe54cb8d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/169906
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A utilização da andragogia em cursos de capacitação na construção civilEngenharia civilEducação de adultosCapacitação em serviçoConstrução civilTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2016.A construção civil pode ser caracterizada pela ampla utilização do trabalho humano como o centro da produção, apesar da evolução das técnicas e processos construtivos que o setor vem experimentando. Grande parte desse trabalho humano é representada por profissionais com baixa qualificação, baixa instrução e que trabalham em um ambiente de risco. E essa falta de mão de obra qualificada é vista como uma das principais dificuldades do setor. Pesquisas demonstram que houve um aumento das ações voltadas para a qualificação desses funcionários nos últimos anos, contudo muitas dessas ações foram consideradas insatisfatórias. Da mesma forma, as transformações que o mundo está experimentando têm modificado o mercado de trabalho, que se apresenta mais dinâmico. Nesse sentido, é exigido um novo perfil de trabalhador, ou seja, sujeito a menos supervisão e com mais autonomia. Diante dessa nova realidade, buscam-se metodologias mais adequadas para captar as competências requeridas nos novos processos de trabalho. Sendo assim, em função da alta demanda por qualificação no setor, foi elaborado um programa de capacitação considerando a Andragogia, que trata da aprendizagem de adultos. A literatura sobre esse assunto apresenta vários estudos teóricos, que buscam entender como os adultos aprendem. Porém, existe uma carência de pesquisas com aplicações dessa teoria, principalmente na educação profissional. Para elaborar o programa, primeiramente foram acompanhados cursos voltados para trabalhadores da construção, com o objetivo de analisar se a Andragogia vem sendo atendida e para avaliar, através da aplicação de questionários, a importância atribuída pelos alunos ao atendimento de cada princípio que norteia a educação de adultos. Em seguida, com base nos resultados e na análise dos conceitos apresentados na literatura, foi desenvolvido um programa de capacitação para alvenaria estrutural, procurando inserir os conceitos da Andragogia. Tal programa foi aplicado em três situações, buscando identificar dificuldades e o atendimento do modelo andragógico com as ações propostas. Com isso, foi possível constatar a importância da consideração da referida teoria em cursos voltados para a construção civil, proporcionando resultados satisfatórios em termos de aprendizagem e motivação para participação no curso. Também foi possível perceber que a teoria é composta por conceitos simples, masque contribuem para o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes, uma vez que a forma de abordagem considera o aluno como o centro do processo, com suas experiências, dificuldades e limitações. Nesse sentido, as ações inseridas mostraram-se importantes para discussão dos conteúdos necessários ao perfil profissional contempladona proposta.<br>Abstract : The construction industry is characterized by the intensive use of laboras the center of production, despite the evolution of construction techniques and processes which are being tested in this sector. A largepart of this labor is carried out by professionals with little training or instruction who work in a high-risk environment. This lack of skilled labor is seen as one of the main difficulties associated with the sector. Research studies have demonstrated that there has been an increase inactions aimed at training these workers in recent years, but many of them are considered to be unsatisfactory. In addition, the transformations being experienced globally have affected the work market, which is now more dynamic. Thus, a new profile is required of the worker, that is, he is subject to less supervision and has greater autonomy. Faced with this new reality, more suitable methodologies are sought to acquire the skills needed in the new work processes. Therefore, given the high demand for skills in the sector, a training program was developed considering andragogy, which deals with adult education. The literature on this subject presents several theoretical studies aimed at understanding how adults learn. However, there is alack of research on the application of this theory, particularly to professional training. To develop the program, firstly courses related to construction workers were monitored in order to analyze whether andragogy is being applied and to evaluate, through the application of questionnaires, the importance attributed by the students to adhering to each principle which guides the education of adults. Based on the results obtained and an analysis of the concepts presented in the literature, a training program for structural masonry was then developed, aiming to include the concepts of andragogy. This program was applied in three situations in order to identify the difficulties and adhere to the andragogical model with the proposed actions. In this way it was possible to verify the importance of considering the above-mentioned theory in courses related to the construction industry, providing satisfactory results in terms of learning and motivation for participation on the course. Also, it was noted that the theory is composed of simple concepts, but that it contributes to the development of knowledge, skills and attitudes, since the approach considers the student as the center of the process, with their experiences, difficulties and limitations. In this regard, the actions included are important in relation to discussions on the content needed for the professional profile considered in the proposal.Roman, Humberto RamosUniversidade Federal de Santa CatarinaBressiani, Lucia2016-10-25T03:13:05Z2016-10-25T03:13:05Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis352 p.| il., grafs., tabs.application/pdf342552https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169906porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-25T03:13:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/169906Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-25T03:13:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização da andragogia em cursos de capacitação na construção civil
title A utilização da andragogia em cursos de capacitação na construção civil
spellingShingle A utilização da andragogia em cursos de capacitação na construção civil
Bressiani, Lucia
Engenharia civil
Educação de adultos
Capacitação em serviço
Construção civil
title_short A utilização da andragogia em cursos de capacitação na construção civil
title_full A utilização da andragogia em cursos de capacitação na construção civil
title_fullStr A utilização da andragogia em cursos de capacitação na construção civil
title_full_unstemmed A utilização da andragogia em cursos de capacitação na construção civil
title_sort A utilização da andragogia em cursos de capacitação na construção civil
author Bressiani, Lucia
author_facet Bressiani, Lucia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Roman, Humberto Ramos
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Bressiani, Lucia
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia civil
Educação de adultos
Capacitação em serviço
Construção civil
topic Engenharia civil
Educação de adultos
Capacitação em serviço
Construção civil
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-25T03:13:05Z
2016-10-25T03:13:05Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 342552
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169906
identifier_str_mv 342552
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169906
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 352 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651975784398848