Transformações nos saberes para ensinar matemática no primeiros anos escolares em tempos da escola ativa e do trabalho docente como um ofício (1920-1960)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Neuza Bertoni
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235748
Resumo: Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/28
id UFSC_29d43cd0757b0f9fd023b3301cc807b6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/235748
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Transformações nos saberes para ensinar matemática no primeiros anos escolares em tempos da escola ativa e do trabalho docente como um ofício (1920-1960)profissionalizaçãoensino primáriosaberes para ensinar matemática nos primeiros anos escolaresEste artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/28Na história da profissionalização docente, o trabalho dos professores do ensino primário configura-se, ora como uma vocação, ora como um ofício e, mais recentemente, como uma profissão. A partir de uma perspectiva histórica, o objetivo deste artigo é discutir transformações ocorridas nos saberes dos professores que ensinam matemática nos primeiros anos escolares, em tempos de Escola Ativa, período em que o trabalho docente, apoiado numa pedagogia científica, de base estatística, é reconhecido como um ofício. Inicialmente, discute-se a profissionalização da docência em diferentes marcos históricos. Em seguida, examina estudos sobre a temática, problematizando processos e dinâmicas que resultaram na objetivação e institucionalização de novos saberes para ensinar matemática nos primeiros anos escolares, entre 1920 e 1960. Identificando transformações ocorridas na formação matemática das normalistas, o artigo conclui que em tempos de ofício, com a busca de maior eficiência do sistema escolar e controle mais rigoroso do estado, os saberes para ensinar matemática tornamse mais especializados e, a partir dos anos de 1960, o trabalho docente vai se transformando em ofício burocratizado, inflacionado de tarefas, com crescente desvalorização social e redução da autonomia do professor.ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT- SP2022-06-23T21:35:54Z2022-06-23T21:35:54Z2021-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPINTO, N. B. Transformações dos saberes para ensinar matemática nos primeiros anos escolares em tempos da escola ativa e do trabalho docente como um ofício (1920-1960). ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 3, p. 1-18, 12 jun. 2021.2675-2646https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235748Pinto, Neuza Bertoniporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-23T21:35:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235748Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-06-23T21:35:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Transformações nos saberes para ensinar matemática no primeiros anos escolares em tempos da escola ativa e do trabalho docente como um ofício (1920-1960)
title Transformações nos saberes para ensinar matemática no primeiros anos escolares em tempos da escola ativa e do trabalho docente como um ofício (1920-1960)
spellingShingle Transformações nos saberes para ensinar matemática no primeiros anos escolares em tempos da escola ativa e do trabalho docente como um ofício (1920-1960)
Pinto, Neuza Bertoni
profissionalização
ensino primário
saberes para ensinar matemática nos primeiros anos escolares
title_short Transformações nos saberes para ensinar matemática no primeiros anos escolares em tempos da escola ativa e do trabalho docente como um ofício (1920-1960)
title_full Transformações nos saberes para ensinar matemática no primeiros anos escolares em tempos da escola ativa e do trabalho docente como um ofício (1920-1960)
title_fullStr Transformações nos saberes para ensinar matemática no primeiros anos escolares em tempos da escola ativa e do trabalho docente como um ofício (1920-1960)
title_full_unstemmed Transformações nos saberes para ensinar matemática no primeiros anos escolares em tempos da escola ativa e do trabalho docente como um ofício (1920-1960)
title_sort Transformações nos saberes para ensinar matemática no primeiros anos escolares em tempos da escola ativa e do trabalho docente como um ofício (1920-1960)
author Pinto, Neuza Bertoni
author_facet Pinto, Neuza Bertoni
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Neuza Bertoni
dc.subject.por.fl_str_mv profissionalização
ensino primário
saberes para ensinar matemática nos primeiros anos escolares
topic profissionalização
ensino primário
saberes para ensinar matemática nos primeiros anos escolares
description Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/28
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06
2022-06-23T21:35:54Z
2022-06-23T21:35:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PINTO, N. B. Transformações dos saberes para ensinar matemática nos primeiros anos escolares em tempos da escola ativa e do trabalho docente como um ofício (1920-1960). ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 3, p. 1-18, 12 jun. 2021.
2675-2646
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235748
identifier_str_mv PINTO, N. B. Transformações dos saberes para ensinar matemática nos primeiros anos escolares em tempos da escola ativa e do trabalho docente como um ofício (1920-1960). ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 3, p. 1-18, 12 jun. 2021.
2675-2646
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235748
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT- SP
publisher.none.fl_str_mv ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT- SP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652092344107008