Transformações nos saberes para ensinar matemática no primeiros anos escolares em tempos da escola ativa e do trabalho docente como um ofício (1920-1960)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235748 |
Resumo: | Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/28 |
id |
UFSC_29d43cd0757b0f9fd023b3301cc807b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/235748 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Transformações nos saberes para ensinar matemática no primeiros anos escolares em tempos da escola ativa e do trabalho docente como um ofício (1920-1960)profissionalizaçãoensino primáriosaberes para ensinar matemática nos primeiros anos escolaresEste artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/28Na história da profissionalização docente, o trabalho dos professores do ensino primário configura-se, ora como uma vocação, ora como um ofício e, mais recentemente, como uma profissão. A partir de uma perspectiva histórica, o objetivo deste artigo é discutir transformações ocorridas nos saberes dos professores que ensinam matemática nos primeiros anos escolares, em tempos de Escola Ativa, período em que o trabalho docente, apoiado numa pedagogia científica, de base estatística, é reconhecido como um ofício. Inicialmente, discute-se a profissionalização da docência em diferentes marcos históricos. Em seguida, examina estudos sobre a temática, problematizando processos e dinâmicas que resultaram na objetivação e institucionalização de novos saberes para ensinar matemática nos primeiros anos escolares, entre 1920 e 1960. Identificando transformações ocorridas na formação matemática das normalistas, o artigo conclui que em tempos de ofício, com a busca de maior eficiência do sistema escolar e controle mais rigoroso do estado, os saberes para ensinar matemática tornamse mais especializados e, a partir dos anos de 1960, o trabalho docente vai se transformando em ofício burocratizado, inflacionado de tarefas, com crescente desvalorização social e redução da autonomia do professor.ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT- SP2022-06-23T21:35:54Z2022-06-23T21:35:54Z2021-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPINTO, N. B. Transformações dos saberes para ensinar matemática nos primeiros anos escolares em tempos da escola ativa e do trabalho docente como um ofício (1920-1960). ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 3, p. 1-18, 12 jun. 2021.2675-2646https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235748Pinto, Neuza Bertoniporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-23T21:35:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235748Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-06-23T21:35:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transformações nos saberes para ensinar matemática no primeiros anos escolares em tempos da escola ativa e do trabalho docente como um ofício (1920-1960) |
title |
Transformações nos saberes para ensinar matemática no primeiros anos escolares em tempos da escola ativa e do trabalho docente como um ofício (1920-1960) |
spellingShingle |
Transformações nos saberes para ensinar matemática no primeiros anos escolares em tempos da escola ativa e do trabalho docente como um ofício (1920-1960) Pinto, Neuza Bertoni profissionalização ensino primário saberes para ensinar matemática nos primeiros anos escolares |
title_short |
Transformações nos saberes para ensinar matemática no primeiros anos escolares em tempos da escola ativa e do trabalho docente como um ofício (1920-1960) |
title_full |
Transformações nos saberes para ensinar matemática no primeiros anos escolares em tempos da escola ativa e do trabalho docente como um ofício (1920-1960) |
title_fullStr |
Transformações nos saberes para ensinar matemática no primeiros anos escolares em tempos da escola ativa e do trabalho docente como um ofício (1920-1960) |
title_full_unstemmed |
Transformações nos saberes para ensinar matemática no primeiros anos escolares em tempos da escola ativa e do trabalho docente como um ofício (1920-1960) |
title_sort |
Transformações nos saberes para ensinar matemática no primeiros anos escolares em tempos da escola ativa e do trabalho docente como um ofício (1920-1960) |
author |
Pinto, Neuza Bertoni |
author_facet |
Pinto, Neuza Bertoni |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Neuza Bertoni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
profissionalização ensino primário saberes para ensinar matemática nos primeiros anos escolares |
topic |
profissionalização ensino primário saberes para ensinar matemática nos primeiros anos escolares |
description |
Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/28 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06 2022-06-23T21:35:54Z 2022-06-23T21:35:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PINTO, N. B. Transformações dos saberes para ensinar matemática nos primeiros anos escolares em tempos da escola ativa e do trabalho docente como um ofício (1920-1960). ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 3, p. 1-18, 12 jun. 2021. 2675-2646 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235748 |
identifier_str_mv |
PINTO, N. B. Transformações dos saberes para ensinar matemática nos primeiros anos escolares em tempos da escola ativa e do trabalho docente como um ofício (1920-1960). ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 3, p. 1-18, 12 jun. 2021. 2675-2646 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235748 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT- SP |
publisher.none.fl_str_mv |
ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT- SP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652092344107008 |