Impacto da disciplina de qualidade de vida na mundança de comportamento para a prática de atividades físicas em estudantes universitários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86885 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desporto . Programa de Pós-Graduação em Educação Física. |
id |
UFSC_29f653e3943664c03a02555439a319dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/86885 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Impacto da disciplina de qualidade de vida na mundança de comportamento para a prática de atividades físicas em estudantes universitáriosEducação físicaQualidade de vidaExercicios fisicosEducação físicaCurriculosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desporto . Programa de Pós-Graduação em Educação Física.O objetivo deste estudo quase-experimental foi verificar a efetividade de programas de Educação Física ministrados com orientações conceituais diferenciadas na disciplina Qualidade de Vida sobre os estágios de mudança de comportamento para a prática de atividades físicas de estudantes dos cursos superiores de tecnologia do CEFET-PR/Unidade de Campo Mourão. Participaram da investigação todos os estudantes matriculados e freqüentes na disciplina Qualidade de Vida no primeiro semestre letivo de 2003. Foram implementados três grupos experimentais com diferentes orientações conceituais (G1= Orientação acadêmica, G2= Orientação acadêmico-prática e G3= Orientação acadêmico-prático-pessoal) e um grupo de controle (sem intervenção). Os sujeitos foram avaliados através de pré e pós-teste, bem como da testagem prolongada a curto (45 dias) e médio prazo (90 dias) após o tratamento experimental, nas variáveis de estágios de mudança de comportamento, do nível de conhecimento específico em atividade física e do nível de atividade física habitual no tempo de lazer. O questionário utilizado na coleta de dados das variáveis investigadas continha partes de outros instrumentos previamente validados. Os dados foram analisados através dos recursos da estatística descritiva (média, freqüência percentual e desvio padrão) e estatística não-paramétrica (Teste de Friedman, Teste de Wilcoxon e Teste de Kruskal Wallis), contidos no programa SPSS, versão 11.0. O nível de significância adotado foi de p= 0,05. Os resultados evidenciaram que o programa de orientação acadêmico-prático-pessoal apresentou efeitos mais significativos no estágio de mudança de comportamento. Enquanto o efeito mais relevante sobre o nível de atividade física habitual no tempo de lazer foi alcançado pelo programa de orientação acadêmico-prática, o programa de somente orientação acadêmica obteve resultados mais positivos sobre o nível de conhecimento específico em atividade física. De modo geral, os resultados demonstraram que a adoção de uma orientação conceitual em estado puro não é capaz de alterar conjuntamente o estágio de mudança de comportamento, o nível de atividade física habitual no tempo de lazer e o nível de conhecimento específico em atividade física. Conclui-se que, programas de Educação Física voltados a adultos jovens por adoção e conscientização de um estilo de vida fisicamente ativo são fortemente influenciados pelo tipo de orientação conceitual adotada.Florianópolis, SCNascimento, Juarez Vieira doUniversidade Federal de Santa CatarinaPrates, Maria Eloiza Fiorese2012-10-21T11:43:44Z2012-10-21T11:43:44Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis140 f.| tabs., grafs.application/pdf199974http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86885porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T12:16:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/86885Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T12:16:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impacto da disciplina de qualidade de vida na mundança de comportamento para a prática de atividades físicas em estudantes universitários |
title |
Impacto da disciplina de qualidade de vida na mundança de comportamento para a prática de atividades físicas em estudantes universitários |
spellingShingle |
Impacto da disciplina de qualidade de vida na mundança de comportamento para a prática de atividades físicas em estudantes universitários Prates, Maria Eloiza Fiorese Educação física Qualidade de vida Exercicios fisicos Educação física Curriculos |
title_short |
Impacto da disciplina de qualidade de vida na mundança de comportamento para a prática de atividades físicas em estudantes universitários |
title_full |
Impacto da disciplina de qualidade de vida na mundança de comportamento para a prática de atividades físicas em estudantes universitários |
title_fullStr |
Impacto da disciplina de qualidade de vida na mundança de comportamento para a prática de atividades físicas em estudantes universitários |
title_full_unstemmed |
Impacto da disciplina de qualidade de vida na mundança de comportamento para a prática de atividades físicas em estudantes universitários |
title_sort |
Impacto da disciplina de qualidade de vida na mundança de comportamento para a prática de atividades físicas em estudantes universitários |
author |
Prates, Maria Eloiza Fiorese |
author_facet |
Prates, Maria Eloiza Fiorese |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nascimento, Juarez Vieira do Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prates, Maria Eloiza Fiorese |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Qualidade de vida Exercicios fisicos Educação física Curriculos |
topic |
Educação física Qualidade de vida Exercicios fisicos Educação física Curriculos |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desporto . Programa de Pós-Graduação em Educação Física. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2004 2012-10-21T11:43:44Z 2012-10-21T11:43:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
199974 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86885 |
identifier_str_mv |
199974 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86885 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
140 f.| tabs., grafs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651892755005440 |