Impacto da disciplina de qualidade de vida na mundança de comportamento para a prática de atividades físicas em estudantes universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prates, Maria Eloiza Fiorese
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86885
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desporto . Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
id UFSC_29f653e3943664c03a02555439a319dc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/86885
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Impacto da disciplina de qualidade de vida na mundança de comportamento para a prática de atividades físicas em estudantes universitáriosEducação físicaQualidade de vidaExercicios fisicosEducação físicaCurriculosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desporto . Programa de Pós-Graduação em Educação Física.O objetivo deste estudo quase-experimental foi verificar a efetividade de programas de Educação Física ministrados com orientações conceituais diferenciadas na disciplina Qualidade de Vida sobre os estágios de mudança de comportamento para a prática de atividades físicas de estudantes dos cursos superiores de tecnologia do CEFET-PR/Unidade de Campo Mourão. Participaram da investigação todos os estudantes matriculados e freqüentes na disciplina Qualidade de Vida no primeiro semestre letivo de 2003. Foram implementados três grupos experimentais com diferentes orientações conceituais (G1= Orientação acadêmica, G2= Orientação acadêmico-prática e G3= Orientação acadêmico-prático-pessoal) e um grupo de controle (sem intervenção). Os sujeitos foram avaliados através de pré e pós-teste, bem como da testagem prolongada a curto (45 dias) e médio prazo (90 dias) após o tratamento experimental, nas variáveis de estágios de mudança de comportamento, do nível de conhecimento específico em atividade física e do nível de atividade física habitual no tempo de lazer. O questionário utilizado na coleta de dados das variáveis investigadas continha partes de outros instrumentos previamente validados. Os dados foram analisados através dos recursos da estatística descritiva (média, freqüência percentual e desvio padrão) e estatística não-paramétrica (Teste de Friedman, Teste de Wilcoxon e Teste de Kruskal Wallis), contidos no programa SPSS, versão 11.0. O nível de significância adotado foi de p= 0,05. Os resultados evidenciaram que o programa de orientação acadêmico-prático-pessoal apresentou efeitos mais significativos no estágio de mudança de comportamento. Enquanto o efeito mais relevante sobre o nível de atividade física habitual no tempo de lazer foi alcançado pelo programa de orientação acadêmico-prática, o programa de somente orientação acadêmica obteve resultados mais positivos sobre o nível de conhecimento específico em atividade física. De modo geral, os resultados demonstraram que a adoção de uma orientação conceitual em estado puro não é capaz de alterar conjuntamente o estágio de mudança de comportamento, o nível de atividade física habitual no tempo de lazer e o nível de conhecimento específico em atividade física. Conclui-se que, programas de Educação Física voltados a adultos jovens por adoção e conscientização de um estilo de vida fisicamente ativo são fortemente influenciados pelo tipo de orientação conceitual adotada.Florianópolis, SCNascimento, Juarez Vieira doUniversidade Federal de Santa CatarinaPrates, Maria Eloiza Fiorese2012-10-21T11:43:44Z2012-10-21T11:43:44Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis140 f.| tabs., grafs.application/pdf199974http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86885porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T12:16:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/86885Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T12:16:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Impacto da disciplina de qualidade de vida na mundança de comportamento para a prática de atividades físicas em estudantes universitários
title Impacto da disciplina de qualidade de vida na mundança de comportamento para a prática de atividades físicas em estudantes universitários
spellingShingle Impacto da disciplina de qualidade de vida na mundança de comportamento para a prática de atividades físicas em estudantes universitários
Prates, Maria Eloiza Fiorese
Educação física
Qualidade de vida
Exercicios fisicos
Educação física
Curriculos
title_short Impacto da disciplina de qualidade de vida na mundança de comportamento para a prática de atividades físicas em estudantes universitários
title_full Impacto da disciplina de qualidade de vida na mundança de comportamento para a prática de atividades físicas em estudantes universitários
title_fullStr Impacto da disciplina de qualidade de vida na mundança de comportamento para a prática de atividades físicas em estudantes universitários
title_full_unstemmed Impacto da disciplina de qualidade de vida na mundança de comportamento para a prática de atividades físicas em estudantes universitários
title_sort Impacto da disciplina de qualidade de vida na mundança de comportamento para a prática de atividades físicas em estudantes universitários
author Prates, Maria Eloiza Fiorese
author_facet Prates, Maria Eloiza Fiorese
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, Juarez Vieira do
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Prates, Maria Eloiza Fiorese
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Qualidade de vida
Exercicios fisicos
Educação física
Curriculos
topic Educação física
Qualidade de vida
Exercicios fisicos
Educação física
Curriculos
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desporto . Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004
2012-10-21T11:43:44Z
2012-10-21T11:43:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 199974
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86885
identifier_str_mv 199974
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86885
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 140 f.| tabs., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651892755005440