Gestão do conhecimento em laboratório acadêmico: proposição de metodologia
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85440 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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Universidade Federal de Santa CatarinaStrauhs, Faimara do RocioAbreu, Aline França de2012-10-20T18:43:33Z2012-10-20T18:43:33Z20032003197239http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85440Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.O estudo, em questão, tem por objetivo propor uma metodologia de Gestão do Conhecimento - GC - específica para Laboratórios de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento - LEPDs, notadamente àqueles inseridos em Instituições de Ensino Superior - IES. A metodologia aludida pretende ter um grau de especificidade tal, que atenda às peculiaridades dos LEPDs, mas que, concorrentemente, seja flexível e possa ser aplicável às Organizações do Conhecimento e Aprendizagem com características assemelhadas. No segmento da similitude estão as instituições acadêmicas congêneres e as empresas de base tecnológica - EBTs, em especial, aquelas de pequeno porte. Fundamentada em uma pesquisa exploratória, a metodologia proposta é sustentada no estudo de caso do Laboratório de Inovação e Tecnologia em Sistemas Embarcados - LIT, do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná - CEFET-PR, com depuração e validação no Núcleo de Estudos em Inovação, Gestão e Tecnologia de Informação - IGTI, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. O viés norteador deste estudo foi o embasamento disponível para as Organizações do Conhecimento e Aprendizagem, no contexto atual da Gestão do Conhecimento, que aponta a Tecnologia da Informação - TI - como um recurso essencial para que pessoas criem, compartilhem e gerenciem, ou capitalizem, Conhecimento, desde o pessoal até o organizacional. A metodologia em foco é apresentada em suas fases-macro, bem como, são apresentados os resultados do estudo de caso e da observação participante no ambiente do LIT. Técnicas e ferramentas desenvolvidas e adaptadas a uma abordagem sistêmica de Gestão do Conhecimento, baseadas nos resultados do estudo de caso, também são registradas, ressaltando-se a ferramenta dia Lab, desenvolvida a partir das dificuldades percebidas no processo de consolidação dos dados obtidos. Pretende-se com este estudo ocupar um nicho pouco explorado da pesquisa tecnológica, e da publicação científica, que é o de prover com soluções gerenciais simplificadas, porém eficientes, Organizações do Conhecimento e da Aprendizagem, como os LEPDs e as EBTs de pequeno porte, que não se enquadram no perfil das grandes empresas, filão maior da literatura pertinente.480 p.| il., tabs., grafs.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoGestão do conhecimentoMetodologiaGestão do conhecimento em laboratório acadêmico: proposição de metodologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL197239.pdfapplication/pdf5628151https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/85440/1/197239.pdf1a7dc0991afe26cff98d6c14b9ab1581MD51TEXT197239.pdf.txt197239.pdf.txtExtracted Texttext/plain819746https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/85440/2/197239.pdf.txt861f3e979804e2cbec878068a73d5ef6MD52THUMBNAIL197239.pdf.jpg197239.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1404https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/85440/3/197239.pdf.jpg7d12f488eee75ced084c4309c09fc023MD53123456789/854402013-05-03 05:49:11.426oai:repositorio.ufsc.br:123456789/85440Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T08:49:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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