Autismo nas bibliotecas escolares do município de Florianópolis: Um olhar sobre inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Padilha, Gabriele
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252639
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Educação, Biblioteconomia.
id UFSC_2a6c4c2799a8ab7ddd637f547dbbb7c4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/252639
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Autismo nas bibliotecas escolares do município de Florianópolis: Um olhar sobre inclusãobibliotecasbibliotecas escolaresinclusãoacessibilidadetecnologias assistivaslibrariesschool librariesinclusionaccessibilityassistive technologiesTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Educação, Biblioteconomia.O transtorno do espectro autista é uma realidade e a maneira com que as bibliotecas escolares do município de Florianópolis acolhem estes indivíduos é a motivação desta pesquisa. O ambiente escolar é um dos primeiros espaços de cunho educativo, ambiente este que promove o contato inicial com a diversidade e as bibliotecas fazem parte deste complexo. A pesquisa se concentra em atender a seguinte questão: como as bibliotecas escolares do município de Florianópolis respondem às necessidades dos usuários com o Transtorno do Espectro Autista? O estudo possui como objetivo geral identificar ações desenvolvidas pelas bibliotecas escolares do município de Florianópolis que possibilitem a inclusão dos alunos com o Transtorno do Espectro Autista. E como objetivos específicos: analisar os aspectos teóricos que definem inclusão; descrever as características do Transtorno do Espectro Autista; analisar as políticas das bibliotecas escolares do município de Florianópolis. Pode-se afirmar que a leitura é perfeitamente capaz de promover inúmeros benefícios aos indivíduos com autismo, principalmente se oferecida ainda na infância, por meio de atividades divertidas que por consequência, educam. Melhorias no desenvolvimento educacional, cognitivo, na autonomia, interação social, enriquecimento do vocabulário e empatia, são umas das incontáveis contribuições que o exercício da leitura pode promover. Esta pesquisa foi desempenhada através de uma pesquisa bibliográfica, acompanhada de uma pesquisa documental sob abordagem qualitativa e os procedimentos empregados na execução deste trabalho compreendem em leitura de livros, artigos, trabalhos de conclusão de curso, assim como a plataforma digital de comunicação oficial da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis. Constata-se o importante papel da biblioteca no processo educacional dos alunos típicos e atípicos e sua grande contribuição na interação entre os seus usuários.The autism spectrum disorder is a reality and the way in which school libraries in the city of Florianópolis welcome these individuals is the motivation of this research. The school environment is one of the first spaces of an educational nature, an environment that promotes initial contact with diversity and libraries are part of this complex. The research focuses on answering the following question: how do school libraries in the city of Florianópolis respond to the needs of users with Autistic Spectrum Disorder? The general objective of the study is to identify actions developed by school libraries in the city of Florianópolis that allow the inclusion of students with Autistic Spectrum Disorder. And as specific objectives: to analyze the theoretical aspects that define inclusion; describe the characteristics of the Autistic Spectrum Disorder; to analyze the policies of school libraries in the city of Florianópolis. It can be said that reading is perfectly capable of promoting numerous benefits to individuals with autism, especially if offered in childhood, through fun activities that, consequently, educate. Improvements in educational and cognitive development, autonomy, social interaction, vocabulary enrichment and empathy are some of the countless contributions that reading can promote. This research was carried out through a bibliographical research, accompanied by a documentary research under a qualitative approach and the procedures used in the execution of this work include reading books, articles, course conclusion works, as well as the official digital communication platform of the Secretariat City Hall of Education of Florianópolis. The important role of the library in the educational process of typical and atypical students and its great contribution in the interaction between its users is verified.FlorianópolisAlvarez, Edgar BissetUniversidade Federal de Santa Catarina.Padilha, Gabriele2023-12-08T18:58:40Z2023-12-08T18:58:40Z2023-06-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis23 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252639Florianópolis, SC.Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-12-08T18:58:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/252639Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-12-08T18:58:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Autismo nas bibliotecas escolares do município de Florianópolis: Um olhar sobre inclusão
title Autismo nas bibliotecas escolares do município de Florianópolis: Um olhar sobre inclusão
spellingShingle Autismo nas bibliotecas escolares do município de Florianópolis: Um olhar sobre inclusão
Padilha, Gabriele
bibliotecas
bibliotecas escolares
inclusão
acessibilidade
tecnologias assistivas
libraries
school libraries
inclusion
accessibility
assistive technologies
title_short Autismo nas bibliotecas escolares do município de Florianópolis: Um olhar sobre inclusão
title_full Autismo nas bibliotecas escolares do município de Florianópolis: Um olhar sobre inclusão
title_fullStr Autismo nas bibliotecas escolares do município de Florianópolis: Um olhar sobre inclusão
title_full_unstemmed Autismo nas bibliotecas escolares do município de Florianópolis: Um olhar sobre inclusão
title_sort Autismo nas bibliotecas escolares do município de Florianópolis: Um olhar sobre inclusão
author Padilha, Gabriele
author_facet Padilha, Gabriele
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alvarez, Edgar Bisset
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Padilha, Gabriele
dc.subject.por.fl_str_mv bibliotecas
bibliotecas escolares
inclusão
acessibilidade
tecnologias assistivas
libraries
school libraries
inclusion
accessibility
assistive technologies
topic bibliotecas
bibliotecas escolares
inclusão
acessibilidade
tecnologias assistivas
libraries
school libraries
inclusion
accessibility
assistive technologies
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Educação, Biblioteconomia.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-08T18:58:40Z
2023-12-08T18:58:40Z
2023-06-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252639
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252639
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 23 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652329482715136