Simulação virtual a partir de cenário ramificado para prevenção da extubação endotraqueal acidental em unidades de terapia intensiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Cinthya Helena dos Anjos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252800
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Informática em Saúde, Florianópolis, 2021.
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spelling Simulação virtual a partir de cenário ramificado para prevenção da extubação endotraqueal acidental em unidades de terapia intensivaInformática na medicinaTelemedicinaExtubaçãoTecnologiaSegurança do pacienteUnidade de tratamento intensivoInformática em enfermagemTecnologia educacionalDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Informática em Saúde, Florianópolis, 2021.Introdução: A segurança do paciente é uma preocupação fundamental em todas as áreas da saúde há muitos anos, porém ainda permanecem vários desafios, especialmente em unidades de cuidado complexo como as Unidades de Terapia Intensiva. Este cenário que recebe pacientes em condição grave de saúde, torna-se um ambiente com riscos para eventos adversos associados ao cuidado, especificamente a extubação endotraqueal acidental. Entende-se que o rápido avanço das tecnologias educacionais trouxe novas possibilidades relacionadas aos métodos de ensino na área da saúde, com destaque para as simulações virtuais cenários ramificados, que permitem uma visão realista da prática clínica, em ambiente seguro e controlado. Tais simulações podem contribuir para a promoção da segurança do paciente nas Unidades de Terapia Intensiva. Objetivo: Desenvolver e validar uma tecnologia educacional do tipo simulação virtual interativa baseada em cenários ramificados sobre a prevenção da extubação endotraqueal acidental em Unidades de Terapia Intensiva. Método: Trata-se de uma produção tecnológica e estudo metodológico de validação de conteúdo. O desenvolvimento foi realizado por meio das etapas do Design Instrucional Contextualizado (análise, design, desenvolvimento, implementação, avaliação). Para validação de conteúdo e aparência da simulação virtual interativa foram convidados enfermeiros das áreas de segurança do paciente, docentes na área de terapia intensiva e enfermeiros que atuam com simulação de práticas de enfermagem. Os dados foram coletados a partir de questionário eletrônico desenvolvido no Google Forms®. Os dados foram analisados a partir de planilha eletrônica, sendo calculadas médias, desvio padrão e Índice de Validação de Conteúdo, para análise em relação ao grau de concordância dos itens. Para análise do índice, foi adotada a classificação para as categorias: 0,40 a 0,59 (baixa concordância); 0,60 a 0,79 (concordância moderada); e 0,80 a 1,00 (alta concordância). Considerou-se o conteúdo e a aparência da simulação virtual interativa validada o IVC total superior a 0,80. Resultados: Reuniões com membros de núcleos de segurança auxiliaram a definir o tema da simulação no cenário de terapia intensiva. Foram desenvolvidas uma guia clínica, um roteiro de gravação audiovisual e uma simulação virtual em cenário ramificado. A simulação virtual foi desenvolvida na plataforma H5P, a partir da ferramenta Branching scenario. A avaliação dos juízes resultou em alta concordância (1,0), em 22 itens analisados. Dois itens foram avaliados como concordância moderada (0,70). Conclusão: Espera-se que os resultados do estudo possam motivar outros enfermeiros a desenvolverem suas próprias simulações virtuais em cenários ramificados. A tecnologia tem potencial para contribuir de forma significativa no que se refere aos cuidados prestados aos pacientes em terapia intensiva, interligada à segurança do paciente principalmente no que se refere a prevenção de eventos de adversos como a extubação endotraqueal acidental. A partir da guia clínica, cenário e roteiros elaborados foi possível desenvolver uma simulação virtual interativa que proporciona a oportunidade de tomar decisões clínicas a partir de uma tecnologia educacional virtual. A simulação virtual interativa para prevenção da extubação endotraqueal foi considerada validada e adequada pelos juízes, sendo recomendada para utilização como estratégia educacional para equipes de enfermagem em terapia intensiva.Abstract: Introduction: Patient safety has been a fundamental concern in all areas of healthcare for many years, but several challenges remain, especially in complex care units such as Intensive Care Units. This scenario, which receives patients with serious health conditions, becomes an environment with risks associated with adverse care events, specifically accidental endotracheal extubation. It is understood that the rapid advancement of educational technologies has brought new possibilities related to teaching methods in the health sector, with emphasis on virtual simulations of branched scenarios, which allow a realistic view of clinical practice, in a safe and controlled environment. Such simulations can contribute to promoting patient safety in Intensive Care Units. Objective: Develop and validate an interactive virtual simulation-type educational technology based on branching scenarios on the prevention of accidental endotracheal extubation in Intensive Care Units. Method: This is a technological production and methodological study of content validation. The development was carried out through the stages of Contextualized Instructional Design (analysis, design, development, implementation, evaluation). To validate the content and appearance of the interactive virtual simulation, nurses from the areas of patient safety, teachers from the intensive care area and nurses who work with simulation of nursing practices were invited. Data were collected from an electronic questionnaire developed using Google Forms®. The data were analyzed using an electronic spreadsheet, with means, standard deviation and Content Validation Index calculated, for analysis in relation to the degree of agreement of the items. To analyze the index, the classification was imposed for the categories: 0.40 to 0.59 (low agreement); 0.60 to 0.79 (moderate agreement); and 0.80 to 1.00 (high agreement). The content and appearance of the interactive virtual simulation are validated if the total CVI is greater than 0.80. Results: Meetings with members of security centers helped to define the topic of simulation in the intensive care setting. A clinical guide, an audiovisual recording script and a virtual simulation in a branched scenario were prepared. The virtual simulation was developed on the H5P platform, using the Branching Scenario tool. The judges' assessment reached high agreement (1.0), in 22 specific items. Two items were assessed as moderate agreement (0.70). Conclusion: It is hoped that the results of the study can motivate other nurses to develop their own virtual simulations in branched scenarios. The technology has the potential to contribute significantly to the care provided to patients in intensive care, linked to patient safety, especially about the prevention of adverse events such as accidental endotracheal extubation. Using the clinical guide, scenario and modified scripts, it was possible to develop an interactive virtual simulation that provides the opportunity to make clinical decisions using virtual educational technology. The interactive virtual simulation to prevent endotracheal extubation was considered validated and appropriate by the judges, being recommended for use as an educational strategy for intensive care nursing teams.Barra, Daniela Couto CarvalhoUniversidade Federal de Santa CatarinaCarvalho, Cinthya Helena dos Anjos2023-12-11T23:30:36Z2023-12-11T23:30:36Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis100 p.| il., tabs.application/pdf385330https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252800porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T23:30:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/252800Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-12-11T23:30:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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