O Empreendedorismo na Formação do Contador: Um Estudo Exploratório nas Universidades Públicas Paranaenses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitag, Viviane da Costa
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Mattos, Marinei Abreu, Almeida, Lauro Brito de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/74636
Resumo: Esse trabalho se propõem a efetuar um levantamento das grades curriculares das Instituições de Ensino Superior [IES] públicas do Estado do Paraná, objetivando verificar se as IES estão provendo aos formandos em Ciências Contábeis disciplinas que os estimulem e/ou os qualifiquem a atuarem com um perfil empreendedor. São objetivos específicos deste estudo: Conceituar empreendedor e empreendedorismo; explorar a aplicação do empreendedorismo corporativo em todos os níveis da organização e verificar se as IES Públicas do Estado do Paraná ofertam em suas grades curriculares nos cursos de graduação em Ciências Contábeis, disciplinas que estimulem um perfil empreendedor do graduando. Considerando a demanda do mercado por profissionais com perfis empreendedores. O método de pesquisa utilizado é fundamentada em métodos qualitativos de caráter exploratórios. A implantação do empreendedorismo nos cursos de graduação em ciências contábeis é algo possível e viável, a maior exigência é para com o corpo docente que necessita modificar sua postura clássica de ensino e tornar-se um facilitador, um profissional com habilidade em trabalhos multidisciplinares e capacidade de inovação.
id UFSC_2b484cd8b66ab5deaa498e391fa462e6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/74636
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O Empreendedorismo na Formação do Contador: Um Estudo Exploratório nas Universidades Públicas ParanaensesEsse trabalho se propõem a efetuar um levantamento das grades curriculares das Instituições de Ensino Superior [IES] públicas do Estado do Paraná, objetivando verificar se as IES estão provendo aos formandos em Ciências Contábeis disciplinas que os estimulem e/ou os qualifiquem a atuarem com um perfil empreendedor. São objetivos específicos deste estudo: Conceituar empreendedor e empreendedorismo; explorar a aplicação do empreendedorismo corporativo em todos os níveis da organização e verificar se as IES Públicas do Estado do Paraná ofertam em suas grades curriculares nos cursos de graduação em Ciências Contábeis, disciplinas que estimulem um perfil empreendedor do graduando. Considerando a demanda do mercado por profissionais com perfis empreendedores. O método de pesquisa utilizado é fundamentada em métodos qualitativos de caráter exploratórios. A implantação do empreendedorismo nos cursos de graduação em ciências contábeis é algo possível e viável, a maior exigência é para com o corpo docente que necessita modificar sua postura clássica de ensino e tornar-se um facilitador, um profissional com habilidade em trabalhos multidisciplinares e capacidade de inovação.INPEAU2012-10-15T18:28:45Z2012-10-15T18:28:45Z2006-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/74636Freitag, Viviane da CostaMattos, Marinei AbreuAlmeida, Lauro Brito deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-29T23:37:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/74636Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-29T23:37:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O Empreendedorismo na Formação do Contador: Um Estudo Exploratório nas Universidades Públicas Paranaenses
title O Empreendedorismo na Formação do Contador: Um Estudo Exploratório nas Universidades Públicas Paranaenses
spellingShingle O Empreendedorismo na Formação do Contador: Um Estudo Exploratório nas Universidades Públicas Paranaenses
Freitag, Viviane da Costa
title_short O Empreendedorismo na Formação do Contador: Um Estudo Exploratório nas Universidades Públicas Paranaenses
title_full O Empreendedorismo na Formação do Contador: Um Estudo Exploratório nas Universidades Públicas Paranaenses
title_fullStr O Empreendedorismo na Formação do Contador: Um Estudo Exploratório nas Universidades Públicas Paranaenses
title_full_unstemmed O Empreendedorismo na Formação do Contador: Um Estudo Exploratório nas Universidades Públicas Paranaenses
title_sort O Empreendedorismo na Formação do Contador: Um Estudo Exploratório nas Universidades Públicas Paranaenses
author Freitag, Viviane da Costa
author_facet Freitag, Viviane da Costa
Mattos, Marinei Abreu
Almeida, Lauro Brito de
author_role author
author2 Mattos, Marinei Abreu
Almeida, Lauro Brito de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitag, Viviane da Costa
Mattos, Marinei Abreu
Almeida, Lauro Brito de
description Esse trabalho se propõem a efetuar um levantamento das grades curriculares das Instituições de Ensino Superior [IES] públicas do Estado do Paraná, objetivando verificar se as IES estão provendo aos formandos em Ciências Contábeis disciplinas que os estimulem e/ou os qualifiquem a atuarem com um perfil empreendedor. São objetivos específicos deste estudo: Conceituar empreendedor e empreendedorismo; explorar a aplicação do empreendedorismo corporativo em todos os níveis da organização e verificar se as IES Públicas do Estado do Paraná ofertam em suas grades curriculares nos cursos de graduação em Ciências Contábeis, disciplinas que estimulem um perfil empreendedor do graduando. Considerando a demanda do mercado por profissionais com perfis empreendedores. O método de pesquisa utilizado é fundamentada em métodos qualitativos de caráter exploratórios. A implantação do empreendedorismo nos cursos de graduação em ciências contábeis é algo possível e viável, a maior exigência é para com o corpo docente que necessita modificar sua postura clássica de ensino e tornar-se um facilitador, um profissional com habilidade em trabalhos multidisciplinares e capacidade de inovação.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-10
2012-10-15T18:28:45Z
2012-10-15T18:28:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/74636
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/74636
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652163422879744