O Empreendedorismo na Formação do Contador: Um Estudo Exploratório nas Universidades Públicas Paranaenses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/74636 |
Resumo: | Esse trabalho se propõem a efetuar um levantamento das grades curriculares das Instituições de Ensino Superior [IES] públicas do Estado do Paraná, objetivando verificar se as IES estão provendo aos formandos em Ciências Contábeis disciplinas que os estimulem e/ou os qualifiquem a atuarem com um perfil empreendedor. São objetivos específicos deste estudo: Conceituar empreendedor e empreendedorismo; explorar a aplicação do empreendedorismo corporativo em todos os níveis da organização e verificar se as IES Públicas do Estado do Paraná ofertam em suas grades curriculares nos cursos de graduação em Ciências Contábeis, disciplinas que estimulem um perfil empreendedor do graduando. Considerando a demanda do mercado por profissionais com perfis empreendedores. O método de pesquisa utilizado é fundamentada em métodos qualitativos de caráter exploratórios. A implantação do empreendedorismo nos cursos de graduação em ciências contábeis é algo possível e viável, a maior exigência é para com o corpo docente que necessita modificar sua postura clássica de ensino e tornar-se um facilitador, um profissional com habilidade em trabalhos multidisciplinares e capacidade de inovação. |
id |
UFSC_2b484cd8b66ab5deaa498e391fa462e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/74636 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O Empreendedorismo na Formação do Contador: Um Estudo Exploratório nas Universidades Públicas ParanaensesEsse trabalho se propõem a efetuar um levantamento das grades curriculares das Instituições de Ensino Superior [IES] públicas do Estado do Paraná, objetivando verificar se as IES estão provendo aos formandos em Ciências Contábeis disciplinas que os estimulem e/ou os qualifiquem a atuarem com um perfil empreendedor. São objetivos específicos deste estudo: Conceituar empreendedor e empreendedorismo; explorar a aplicação do empreendedorismo corporativo em todos os níveis da organização e verificar se as IES Públicas do Estado do Paraná ofertam em suas grades curriculares nos cursos de graduação em Ciências Contábeis, disciplinas que estimulem um perfil empreendedor do graduando. Considerando a demanda do mercado por profissionais com perfis empreendedores. O método de pesquisa utilizado é fundamentada em métodos qualitativos de caráter exploratórios. A implantação do empreendedorismo nos cursos de graduação em ciências contábeis é algo possível e viável, a maior exigência é para com o corpo docente que necessita modificar sua postura clássica de ensino e tornar-se um facilitador, um profissional com habilidade em trabalhos multidisciplinares e capacidade de inovação.INPEAU2012-10-15T18:28:45Z2012-10-15T18:28:45Z2006-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/74636Freitag, Viviane da CostaMattos, Marinei AbreuAlmeida, Lauro Brito deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-29T23:37:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/74636Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-29T23:37:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Empreendedorismo na Formação do Contador: Um Estudo Exploratório nas Universidades Públicas Paranaenses |
title |
O Empreendedorismo na Formação do Contador: Um Estudo Exploratório nas Universidades Públicas Paranaenses |
spellingShingle |
O Empreendedorismo na Formação do Contador: Um Estudo Exploratório nas Universidades Públicas Paranaenses Freitag, Viviane da Costa |
title_short |
O Empreendedorismo na Formação do Contador: Um Estudo Exploratório nas Universidades Públicas Paranaenses |
title_full |
O Empreendedorismo na Formação do Contador: Um Estudo Exploratório nas Universidades Públicas Paranaenses |
title_fullStr |
O Empreendedorismo na Formação do Contador: Um Estudo Exploratório nas Universidades Públicas Paranaenses |
title_full_unstemmed |
O Empreendedorismo na Formação do Contador: Um Estudo Exploratório nas Universidades Públicas Paranaenses |
title_sort |
O Empreendedorismo na Formação do Contador: Um Estudo Exploratório nas Universidades Públicas Paranaenses |
author |
Freitag, Viviane da Costa |
author_facet |
Freitag, Viviane da Costa Mattos, Marinei Abreu Almeida, Lauro Brito de |
author_role |
author |
author2 |
Mattos, Marinei Abreu Almeida, Lauro Brito de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitag, Viviane da Costa Mattos, Marinei Abreu Almeida, Lauro Brito de |
description |
Esse trabalho se propõem a efetuar um levantamento das grades curriculares das Instituições de Ensino Superior [IES] públicas do Estado do Paraná, objetivando verificar se as IES estão provendo aos formandos em Ciências Contábeis disciplinas que os estimulem e/ou os qualifiquem a atuarem com um perfil empreendedor. São objetivos específicos deste estudo: Conceituar empreendedor e empreendedorismo; explorar a aplicação do empreendedorismo corporativo em todos os níveis da organização e verificar se as IES Públicas do Estado do Paraná ofertam em suas grades curriculares nos cursos de graduação em Ciências Contábeis, disciplinas que estimulem um perfil empreendedor do graduando. Considerando a demanda do mercado por profissionais com perfis empreendedores. O método de pesquisa utilizado é fundamentada em métodos qualitativos de caráter exploratórios. A implantação do empreendedorismo nos cursos de graduação em ciências contábeis é algo possível e viável, a maior exigência é para com o corpo docente que necessita modificar sua postura clássica de ensino e tornar-se um facilitador, um profissional com habilidade em trabalhos multidisciplinares e capacidade de inovação. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-10 2012-10-15T18:28:45Z 2012-10-15T18:28:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/74636 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/74636 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652163422879744 |