Formação em enfermagem para o SUS numa perspectiva crítico e criativa: visão dos formandos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100752 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2012 |
id |
UFSC_2b52d10104399749163b0849418ba809 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/100752 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Formação em enfermagem para o SUS numa perspectiva crítico e criativa: visão dos formandosEnfermagemEstudo e ensinoEstudantes de enfermagemCriatividadeDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2012Este estudo trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, descritivo exploratório, ancorado pelo referencial de Paulo Freire, cujo objetivo foi compreender como os formandos de um curso de graduação em Enfermagem de uma Universidade Pública da Região Sul do Brasil percebem o seu processo de formação para a construção do profissional crítico e criativo a fim de atender aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Participaram deste estudo 11 estudantes de Enfermagem, do sexo feminino, com idade entre 21 e 30 anos, regularmente matriculadas no último ano do curso. O período de coleta de dados foi de abril e maio de 2012, por meio de entrevistas individuais com roteiro semiestruturado. O tempo médio das entrevistas foi de 30 minutos e foram analisadas de acordo com análise de conteúdo segundo Bardin (2011). O estudo atendeu aos preceitos da Resolução CEP 196/96, tendo sido aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina. Após o processo de análise dos dados, emergiram três categorias a partir do Processo de Formação na Percepção dos Alunos, a saber: 1ª categoria: A formação do profissional critico criativo e as subcategorias: Construindo um agente transformador e Buscando conhecimento. 2ª categoria: O Processo formativo é Dialógico e Participativo e as subcategorias: O professor preocupa-se com a reflexão e facilita o aprendizado e As metodologias problematizadoras são formas diferentes de aprender. 3ª categoria A formação está dirigida à realidade, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS). A partir dos resultados, foram elaborados três manuscritos. O primeiro manuscrito # Processo de Formação crítico#criativo: Percepção dos formandos de Enfermagem #aponta para uma formação crítica, para a busca do conhecimento e para a transformação da realidade, o que leva à autonomia e faz com que os educandos sejam sujeitos do seu processo ensino- aprendizagem. Aponta também a importância da pesquisa durante a formação. O segundo manuscrito # diálogo e participação na formação de enfermeiras: Participação dos Formandos # mostra a importância do professor e a utilização de metodologias inovadoras e problematizadoras como auxiliares na construção do conhecimento.Ainda evidencia que a relação professor-educando é fundamental para que haja o processo de ensino-aprendizagem. Destaca-se também a importância do bom professor na formação como facilitador do conhecimento. O terceiro manuscrito # A Formação em Enfermagem orientada aos princípios do Sistema Único de Saúde.(SUS): Percepção dos Formandos # aponta que a formação do enfermeiro está de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais/Enfermagem e os princípios do SUS; os educandos sentem-se preparados para trabalhar na atenção básica, sendo que sua formação é generalista, humanista, crítica e reflexiva. Durante este estudo, ficou evidenciado que as acadêmicas de Enfermagem percebem que seu processo de formação envolve a construção de atitude crítica, que seu processo ensino-aprendizagem é baseado nas metodologias problematizadoras e que sua formação é voltada para o Sistema Único de Saúde. Considera-se ainda que muitos desafios precisam ser ultrapassados como a formação do docente, a institucionalização dos Programas de Reorientação da Formação definidos pelo Governo Federal, a necessidade de superar a formação ainda centrada na disciplina, implementando experiências interdisciplinares, fundamentais para uma prática profissional assim orientada.<br>Abstract : This is a qualitative descriptive and exploratory study, based on Paulo Freire, whose goal was to understand how undergraduate nursing students from a Public University of Southern Brazil are perceiving their learning process to build the critic and creative professional in order to meet the principles o the Unified Health System (SUS). Participated in this study 11 nursing students, all female, aged between 21 and 30 years, regularly enrolled in the final year. The data collection period was April and May of 2012 through individual semi-structured interviews. The mean duration of the interviews was 30 minutes and were analyzed according to Bardin (2011). The study followed the precepts of CEP Resolution 196/96, and was approved by the Ethics Committee of the Universidade Federal de Santa Catarina. After the process of data analysis, three categories emerged from the Training Process in Student Perception, namely: 1st category: Training of professional creative and critical, and subcategories: Building a transforming agent and Seeking knowledge. 2nd category:The training process is dialogical and participatory. Subcategories: The teacher is concerned with the reflection and facilitates learning and Problem-Solving Methodologies are a different form of learning. 3rd category Training is directed to reality, with emphasis on the Unified Health System (SUS). From the results, were developed three manuscripts. The first manuscript - Formation Process critical-creative: Perception of Nursing graduates - points to a critical training for the pursuit of knowledge and the transformation of reality, which leads to autonomy and makes the students undergo their teaching-learning process. It also points to the importance of research during training. The second manuscript - dialogue and participation in training of nurses: Participation of Trainees - shows the importance of the teacher and the use of innovative and problem-solving methodologies as an aid in the construction of knowledge. Further evidence that the student-teacher relationship is essential for there to be the teaching-learning process. We also focus on the importance of good teacher training as a facilitator of knowledge. The third manuscript - Training in Nursing oriented to the principles of the Unified Health System (SUS): Perception of Trainees - shows that nursing education is in line with the National Curriculum / Nursing and principles of the NHS, the students feel prepared to work in primary care, and their training is general, humanist, critical and reflective. During this study, it was evident that the students realize that their nursing training process involves building critical attitude that their learning process is based on problem-solving methodologies and that their training is focused on the Unified Health System. It is further considered that many challenges must be overcome as the training of teachers, the institutionalization of Reorientation Training Programs defined by the Federal Government, the need to overcome the training still focuses on discipline, implementing interdisciplinary experiences are fundamental to professional practice as well oriented.Prado, Marta Lenise doUniversidade Federal de Santa CatarinaWinters, Joanara Rozane da Fontoura2013-06-25T22:17:40Z2013-06-25T22:17:40Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis201 p.| il., tabs.application/pdf315032http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100752porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-06-25T22:17:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/100752Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-06-25T22:17:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação em enfermagem para o SUS numa perspectiva crítico e criativa: visão dos formandos |
title |
Formação em enfermagem para o SUS numa perspectiva crítico e criativa: visão dos formandos |
spellingShingle |
Formação em enfermagem para o SUS numa perspectiva crítico e criativa: visão dos formandos Winters, Joanara Rozane da Fontoura Enfermagem Estudo e ensino Estudantes de enfermagem Criatividade |
title_short |
Formação em enfermagem para o SUS numa perspectiva crítico e criativa: visão dos formandos |
title_full |
Formação em enfermagem para o SUS numa perspectiva crítico e criativa: visão dos formandos |
title_fullStr |
Formação em enfermagem para o SUS numa perspectiva crítico e criativa: visão dos formandos |
title_full_unstemmed |
Formação em enfermagem para o SUS numa perspectiva crítico e criativa: visão dos formandos |
title_sort |
Formação em enfermagem para o SUS numa perspectiva crítico e criativa: visão dos formandos |
author |
Winters, Joanara Rozane da Fontoura |
author_facet |
Winters, Joanara Rozane da Fontoura |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Prado, Marta Lenise do Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Winters, Joanara Rozane da Fontoura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Estudo e ensino Estudantes de enfermagem Criatividade |
topic |
Enfermagem Estudo e ensino Estudantes de enfermagem Criatividade |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2012 |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012 2013-06-25T22:17:40Z 2013-06-25T22:17:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
315032 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100752 |
identifier_str_mv |
315032 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100752 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
201 p.| il., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652399386034176 |