Meu texto: avaliação de um aplicativo educacional como suporte para a produção textual no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Fabiana Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194373
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2018.
id UFSC_2b587f9900b5cea4cd1b5e91e48a141c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/194373
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Meu texto: avaliação de um aplicativo educacional como suporte para a produção textual no ensino médioTecnologias da informação e comunicaçãoTecnologia educacionalRedaçãoEnsino médioDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2018.A educação evolui constantemente em virtude de observar as rupturas que aparecem em seus processos. Para auxiliar a identificar essas lacunas, este estudo iniciou-se por uma Revisão Sistemática da Literatura para responder à questão de pesquisa que versa sobre o uso de aplicativos educacionais voltados à produção de texto do Ensino Médio e qual a implicação dessa tecnologia na qualidade de texto dos alunos. Assim, os objetivos deste estudo são desenvolver e avaliar a utilização do aplicativo educacional Meu Texto , expandir a fonte de informação para a produção textual na sala de aula, observar o impacto do uso desse aplicativo, produzir textos coerentes e coesos com vistas à prova do ENEM. Nesse viés, a pesquisa é um estudo de caso, de abordagem qualitativa-quantitativa, a qual avaliou duas turmas concluintes do Ensino Médio trabalhando a mesma temática em suas produções textuais, porém uma turma com o uso do aplicativo e a outra apenas com aulas expositivas. Desse modo, esta pesquisa avaliou, por meio de um aplicativo educacional de autoria, com a aplicação de questionário de satisfação, a usabilidade da ferramenta, a aprendizagem do usuário e sua satisfação. Comparando os resultados, a turma com o uso do aplicativo educacional obteve melhor desempenho, revelando benefícios do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação como aparato educacional.Abstract : Education evolves constantly by virtue of observing the ruptures that appear in its processes. In order to identify those shortcomings, this study began with a Systematic Review of the Literature to answer the research question about the use of educational applications aimed at the text production in high school and what the implication of that technology in text quality from the students. Thus, the objectives of this study are to develop and evaluate the use of the educational software \"Meu Texto\", to expand the source of information for textual production in the classroom, to observe the impact of using this application, to produce coherent and cohesive texts for proof of the ENEM. In this bias, the research is a case study adopting a qualitative-quantitative approach, which evaluated two classes of high school students working the same theme in their textual productions, but one class with the use of the application and the other with classes only expository Thus, this research evaluated, through an educational application authored with the application of satisfaction questionnaire, the usability of the tool, the user's learning and their satisfaction. In comparison to the results, the classroom with the use of the educational application obtained better performance, revealing benefits of the use of Information and Communication Technologies as an educational apparatus.Fiuza, Patricia JantschLemos, Robson RdriguesUniversidade Federal de Santa CatarinaFernandes, Fabiana Santos2019-03-30T04:01:33Z2019-03-30T04:01:33Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis130 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf357114https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194373porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-30T04:01:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/194373Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-03-30T04:01:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Meu texto: avaliação de um aplicativo educacional como suporte para a produção textual no ensino médio
title Meu texto: avaliação de um aplicativo educacional como suporte para a produção textual no ensino médio
spellingShingle Meu texto: avaliação de um aplicativo educacional como suporte para a produção textual no ensino médio
Fernandes, Fabiana Santos
Tecnologias da informação e comunicação
Tecnologia educacional
Redação
Ensino médio
title_short Meu texto: avaliação de um aplicativo educacional como suporte para a produção textual no ensino médio
title_full Meu texto: avaliação de um aplicativo educacional como suporte para a produção textual no ensino médio
title_fullStr Meu texto: avaliação de um aplicativo educacional como suporte para a produção textual no ensino médio
title_full_unstemmed Meu texto: avaliação de um aplicativo educacional como suporte para a produção textual no ensino médio
title_sort Meu texto: avaliação de um aplicativo educacional como suporte para a produção textual no ensino médio
author Fernandes, Fabiana Santos
author_facet Fernandes, Fabiana Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fiuza, Patricia Jantsch
Lemos, Robson Rdrigues
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Fabiana Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias da informação e comunicação
Tecnologia educacional
Redação
Ensino médio
topic Tecnologias da informação e comunicação
Tecnologia educacional
Redação
Ensino médio
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-03-30T04:01:33Z
2019-03-30T04:01:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 357114
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194373
identifier_str_mv 357114
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 130 p.| il., gráfs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651934132862976