O uniVerso da horta pedagógica e as múltiplas linguagens na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maestri, Júlio César
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227186
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021.
id UFSC_2b61e2277ee31db3bdb51710429260d2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/227186
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaMaestri, Júlio CésarDebus, Eliane2021-08-23T14:08:44Z2021-08-23T14:08:44Z2021372810https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227186Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021.Esta pesquisa busca analisar as práticas e os processos de aprendizagem de professores com a Horta Pedagógica e as Múltiplas Linguagens nas unidades de Educação Infantil na Rede Municipal de Educação de Florianópolis (SC). Para isso, o estudo traz como referencial o levantamento na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), para verificar o enfoque dado aos trabalhos com Horta Escolar; o histórico do Projeto Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia (PEHEG); os autores Carolyn Edwards, Lella Gandini e George Forman (1999), para contextualização das múltiplas linguagens na Educação Infantil; as Orientações Curriculares da Educação Infantil de Florianópolis, em documento do Núcleo de Ação Pedagógica (NAPs) Relações com a Natureza, para subsidiar a relação com a Horta Pedagógica. Foi aplicado um questionário com cinco professoras e três gestoras da Rede Municipal de Educação de Florianópolis com o intuito de compartilhar vivências e experiências nesse universo, bem como a utilização de fotos e registros de campo do pesquisador, relacionados à experiência de assessoria do PEHEG pelo Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (CEPAGRO). Assim, a pesquisa evidenciou que a Horta Pedagógica amplia e está conectada às Múltiplas Linguagens, sendo meio e ambiente para a realização de vivências plurais, promovendo relação recíproca entre o espaço horta e a sala de referência, com aprendizado significativo para crianças e professores. Nesse sentido, concluiu-se que as formações e trocas de experiências entre professores são fundamentais para o aprofundamento e a ampliação das possibilidades da Horta Pedagógica e as múltiplas linguagens na Educação Infantil.Abstract: The aim of the research is to analyze the practices and the learning processes with the pedagogical garden and the multiple languages proposed by teachers in the Early Childhood Education Units in the Municipal Education Network of Florianópolis (SC). For this, the study brings as a reference the survey made at the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) to verify the focus given to the work with pedagogical garden; the history of Educating with the Pedagogical Garden and Gastronomy Project (PEHEG); the authors Carolyn Edwards, Lella Gandini and George Forman (1999) to contextualize the multiple languages in early childhood education; the Curricular Guidelines for Early Childhood Education in Florianópolis, in a document from the Pedagogical Action Center (NAPs) and its relations with nature, to support the relationship with the pedagogical garden. A questionnaire was applied to five teachers and three managers of the Florianópolis Municipal Education Network to share their experiences in this field, as well as the use of photos and fieldwork records of the researcher, related to the PEHEG advisory experience by the Center for Studies and Promotion of Group Agriculture (CEPAGRO). Thus, the research showed that the pedagogical garden expands and connects multiple languages, being an environment for the realization of plural experiences, promoting a reciprocal relationship between the garden space and the reference room, stimulating meaningful learning for children and teachers. In this sense, it was concluded that the training and the exchange of experiences between teachers are fundamental for deepening and expanding the possibilities of the Pedagogical Garden and the multiple languages in early childhood education.97 p.| il.porEducaçãoHortasEducação infantilO uniVerso da horta pedagógica e as múltiplas linguagens na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPEED1577-D.pdfPEED1577-D.pdfapplication/pdf3386731https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/227186/-1/PEED1577-D.pdf76ab2cb70294f565abe0e6a4e3236dfeMD5-1123456789/2271862021-08-23 11:08:44.599oai:repositorio.ufsc.br:123456789/227186Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-08-23T14:08:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O uniVerso da horta pedagógica e as múltiplas linguagens na educação infantil
title O uniVerso da horta pedagógica e as múltiplas linguagens na educação infantil
spellingShingle O uniVerso da horta pedagógica e as múltiplas linguagens na educação infantil
Maestri, Júlio César
Educação
Hortas
Educação infantil
title_short O uniVerso da horta pedagógica e as múltiplas linguagens na educação infantil
title_full O uniVerso da horta pedagógica e as múltiplas linguagens na educação infantil
title_fullStr O uniVerso da horta pedagógica e as múltiplas linguagens na educação infantil
title_full_unstemmed O uniVerso da horta pedagógica e as múltiplas linguagens na educação infantil
title_sort O uniVerso da horta pedagógica e as múltiplas linguagens na educação infantil
author Maestri, Júlio César
author_facet Maestri, Júlio César
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Maestri, Júlio César
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Debus, Eliane
contributor_str_mv Debus, Eliane
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Educação
Hortas
Educação infantil
topic Educação
Hortas
Educação infantil
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-23T14:08:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-23T14:08:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227186
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 372810
identifier_str_mv 372810
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 97 p.| il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/227186/-1/PEED1577-D.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 76ab2cb70294f565abe0e6a4e3236dfe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805143881252864