Relação entre meio ambiente e horta na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wilke, Sabrina da Silva Franco
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/87863
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Eliane Regina Crestani Tortola
id UFPR_3ac6a3cbd0a400e95e0dc05b787686a4
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/87863
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Kashiwagi, Helena Midori, 1967-Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências AmbientaisTortola, Eliane Regina Crestani, 1974-Wilke, Sabrina da Silva Franco2024-05-07T17:08:18Z2024-05-07T17:08:18Z2024https://hdl.handle.net/1884/87863Orientadora: Profa. Dra. Eliane Regina Crestani TortolaCoorientadora: Profa. Dra. Helena Midori Kashiwagi da RochaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais. Defesa : Matinhos, 16/02/2024Inclui referênciasÁrea de concentração: Ciências AmbientaisResumo: Intitulada Relação entre meio ambiente e horta na Educação Infantil, esta dissertação foi feita por meio de pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação participante, que se caracteriza pelo desenvolvimento de um trabalho de pesquisa coletivo, a partir da relação entre pesquisador/a e alunos/as participantes do estudo. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Professora Anita Miro Vernalha, localizada em Pontal do Paraná/PR, com o objetivo de analisar a vivência de crianças de cinco e seis anos acerca da relação entre meio ambiente e horta escolar na Educação Infantil. Alinhado a uma abordagem dinâmica, com a utilização das técnicas da metodologia da problematização, o estudo envolveu a coleta de dados por meio de aproximação com os participantes selecionados, cuidados teóricos e metodológicos, e realização de atividades práticas na construção da horta. Os dados foram analisados a partir do método da análise temática em torno dos temas ‘alimentação saudável’, ‘coletividade’, ‘família’ e ‘meio ambiente’, expressos nos desenhos das crianças. Foram exploradas práticas interdisciplinares, proporcionando autonomia, conhecimento e reflexão. As crianças compreenderam a importância da horta e cuidados necessários para a sua manutenção, bem como compreenderam que o trabalho coletivo, a alimentação saudável, os laços familiares e a preservação do meio ambiente se relacionam entre si e são essenciais para sua formação integral. Além disso, elas desenvolveram habilidades específicas e estabeleceram uma relação direta com a natureza, fortalecendo a socialização e mudando hábitos relacionados à alimentação saudávelAbstract: Entitled Relationship between environment and vegetable Garden in Early Childhood Education, this dissertation was carried out through qualitative research of the participatory action research type, which is characterized by the development of collective research work, based on the relationship between researcher and studants study participants. The research was carried out at the Teacher Anita Miró Vernalha Municipal School, located in Pontal do Paraná/PR, with the objective of analyzing the experiences of five and six year old children regarding the relationship between the environment and school gardens in Early Childhood Education. In line with a dynamic approach, using problematization methodology techniques, the study involved data collection through contact with the selected participants, theoretical and methodological care, and carrying out practical activities in the construction of the Garden. The data were analyzed using the thematic analysis method around the themes ‘healthy eating’, ‘collection’, ‘family’,and ‘environment’, expressed in the children’s drawings. Interdisciplinary prectices were explored, providing autonomy, knowledge and reflection. The children understood the importance of the gardem and care necessary for its maintenance, as well as understanding that collective work, healthy eating, family ties and the preservation of the environment are related to each other and are essential for their integral education. Furthermore, they developed specific skills and established a direct relationship and changing habits related to healthy eating.1 recurso online : PDF.application/pdfHortasEducação ambiental - Estudo e ensino (Ensino fundamental)Educação infantilCiências AmbientaisRelação entre meio ambiente e horta na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - SABRINA DA SILVA FRANCO WILKE.pdfapplication/pdf8485908https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87863/1/R%20-%20D%20-%20SABRINA%20DA%20SILVA%20FRANCO%20WILKE.pdf3d8c8a96598219471cb3c1929348c857MD51open access1884/878632024-05-07 14:08:18.135open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/87863Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-05-07T17:08:18Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relação entre meio ambiente e horta na educação infantil
title Relação entre meio ambiente e horta na educação infantil
spellingShingle Relação entre meio ambiente e horta na educação infantil
Wilke, Sabrina da Silva Franco
Hortas
Educação ambiental - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Educação infantil
Ciências Ambientais
title_short Relação entre meio ambiente e horta na educação infantil
title_full Relação entre meio ambiente e horta na educação infantil
title_fullStr Relação entre meio ambiente e horta na educação infantil
title_full_unstemmed Relação entre meio ambiente e horta na educação infantil
title_sort Relação entre meio ambiente e horta na educação infantil
author Wilke, Sabrina da Silva Franco
author_facet Wilke, Sabrina da Silva Franco
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Kashiwagi, Helena Midori, 1967-
Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tortola, Eliane Regina Crestani, 1974-
dc.contributor.author.fl_str_mv Wilke, Sabrina da Silva Franco
contributor_str_mv Tortola, Eliane Regina Crestani, 1974-
dc.subject.por.fl_str_mv Hortas
Educação ambiental - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Educação infantil
Ciências Ambientais
topic Hortas
Educação ambiental - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Educação infantil
Ciências Ambientais
description Orientadora: Profa. Dra. Eliane Regina Crestani Tortola
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-05-07T17:08:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-05-07T17:08:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/87863
url https://hdl.handle.net/1884/87863
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87863/1/R%20-%20D%20-%20SABRINA%20DA%20SILVA%20FRANCO%20WILKE.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3d8c8a96598219471cb3c1929348c857
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860171990827008