Pibid e formação continuada: contribuições e reflexões para a prática pedagógica docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laureano, Eduardo Bento
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252426
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Educação Física Licenciatura.
id UFSC_2b73d84b9b588514640a08fecb0c43c6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/252426
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Pibid e formação continuada: contribuições e reflexões para a prática pedagógica docentePIBID. Educação Física. Professor Supervisor. Formação ContinuadaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Educação Física Licenciatura.O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) visa aprimorar a formação de professores, com o intuito de elevar o padrão de ensino nas escolas públicas de níveis fundamental e médio. Este programa foca em enriquecer o preparo de educadores nas universidades e faculdades, buscando, assim, melhorar a qualidade da educação básica nacional. Este esforço é essencial para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais eficazes e para a construção de um sistema educacional robusto e competente. Por isso, compreender de que modo a participação no PIBID auxilia na formação continuada dos professores/as supervisores/as e na contribuição para o aprimoramento das práticas pedagógicas é fundamental para avaliar a eficácia do programa. Com o propósito de abordar estas questões, este estudo tem como objetivo geral compreender como e de que forma o PIBID/Educação Física/UFSC contribui com o processo de formação continuada dos professores/as supervisores/as. Esta pesquisa se baseia em um estudo de campo de abordagem qualitativa e descritiva. O contexto da pesquisa é formado por quatro professores supervisores, para a obtenção de dados foi realizada uma entrevista semiestruturada com os professores participantes. Para tanto, foram adotados os seguintes critérios: a) Ser professor efetivo do município de Florianópolis; b) Ser professor supervisor participante do Subprojeto/PIBID/Educação Física/UFSC. Para a categorização dos dados coletados da pesquisa, utilizou-se a metodologia da análise de conteúdo. Conforme os resultados obtidos na pesquisa, a colaboração entre professores supervisores, licenciandos e docentes universitários enriquece o processo educacional e simultaneamente promove a atualização das práticas pedagógicas dos supervisores/as, que se beneficiam da introdução de novas perspectivas e estratégias de ensino.Florianópolis, SC.Costa, Andrize RamiresUniversidade Federal de Santa Catarina.Laureano, Eduardo Bento2023-12-05T00:02:30Z2023-12-05T00:02:30Z2023-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252426Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-12-05T00:02:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/252426Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-12-05T00:02:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Pibid e formação continuada: contribuições e reflexões para a prática pedagógica docente
title Pibid e formação continuada: contribuições e reflexões para a prática pedagógica docente
spellingShingle Pibid e formação continuada: contribuições e reflexões para a prática pedagógica docente
Laureano, Eduardo Bento
PIBID. Educação Física. Professor Supervisor. Formação Continuada
title_short Pibid e formação continuada: contribuições e reflexões para a prática pedagógica docente
title_full Pibid e formação continuada: contribuições e reflexões para a prática pedagógica docente
title_fullStr Pibid e formação continuada: contribuições e reflexões para a prática pedagógica docente
title_full_unstemmed Pibid e formação continuada: contribuições e reflexões para a prática pedagógica docente
title_sort Pibid e formação continuada: contribuições e reflexões para a prática pedagógica docente
author Laureano, Eduardo Bento
author_facet Laureano, Eduardo Bento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Andrize Ramires
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Laureano, Eduardo Bento
dc.subject.por.fl_str_mv PIBID. Educação Física. Professor Supervisor. Formação Continuada
topic PIBID. Educação Física. Professor Supervisor. Formação Continuada
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Educação Física Licenciatura.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-05T00:02:30Z
2023-12-05T00:02:30Z
2023-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252426
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652128213794816