Fatores críticos de sucesso hierarquizados para cursos superiores na modalidade de educação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Alessandra de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129510
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2014.
id UFSC_2b88e58c42f6258c221fa69bbd1bfd04
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/129510
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Fatores críticos de sucesso hierarquizados para cursos superiores na modalidade de educação a distânciaEngenharia de produçãoEnsino superiorEnsino a distanciaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2014.A necessidade brasileira pela melhoria da qualidade na educação, fez com que o estado buscasse novas formas de permitir o acesso à educação pela população. Para suprir esta necessidade promoveu-se a autorização das diversas modalidades de ensino e entre elas a da educação a distância. A oferta de vagas autorizadas expandiu-se a partir do marco regulatório acontecido em 2005, permitindo além das Instituições de Ensino Superior (IES) existentes, o ingresso de diversas IES no mercado da educação a distância (EaD). Tornando-o competitivo na busca e retenção do aluno e, na utilização de recursos pela IES. Dado que os volumes, alunos e recursos, na modalidade de EaD é determinante, qualquer ação envolve o gasto substancial de recursos. Este trabalho identifica e hierarquiza os fatores críticos de sucesso para os cursos superiores na modalidade a distância considerando especialistas em EaD e o aluno de EaD. Os temas que fundamentam o trabalho consideram o histórico da educação e a legislação nacional, impactante nos processos de EaD, a tecnologia, os processos, bem como, a qualidade no ensino superior, as pesquisas que identificam parcialmente as áreas e os fatores críticos de sucesso também foram considerados. A pesquisa inclui o relato do mercado das empresas de EaD, seus alunos e o mercado de trabalho. Além da revisão bibliográfica este trabalho utiliza-se do método AHP (Analytic hierarchy Process) combinado com o método Delphi para determinar a importância relativa de cada fator pelos especialistas. Foram consultados 22 especialistas que analisaram detalhadamente as áreas e os fatores críticos de sucesso identificados, definindo pesos para cada um, considerando-se ainda a razão de coerência nas respostas. As áreas e os fatores foram inter-relacionados definindo-se as prioridades relativas de cada. A hierarquização dos fatores junto aos alunos foi obtida por meio do tratamento de 3121 questionários respondidos. Os questionários foram avaliados em função da variabilidade das respostas por meio da análise pelo cálculo do coeficiente a de Cronbach. Os resultados sintetizam os dados obtidos na hierarquização e a classificação das áreas e dos fatores críticos de sucesso. Com resultados diferentes entre especialistas e alunos há indícios de um descompasso entre os critérios analisados sobre qual fator é considerado mais importante entre os especialistas e alunos. Os especialistas consideraram que os fatores críticos de sucesso mais importantes correspondem a um projeto curricular que contemple o mercado e na sequência com a formação e contratação de tutores. Osalunos em sua classificação consideraram a adequação dos instrumentos de medição e a implementação e fornecimento de infraestrutura tecnológica. Os resultados proporcionados pelo método combinado AHP e Delphi, integrado com a pesquisa realizada junto aos alunos, permitem aos gestores organizacionais a melhoria na tomada de decisão na alocação dos recursos produtivos necessários à implementação e manutenção da EaD com maior confiabilidade.<br>Abstract : The need for improvement of the Brazilian study, and a study of quality has made the state seek new ways to provide access to education for the population. To meet this need was promoted the release of the various types of education and among them the distance. The number of vacancies authorized expanded from regulatory milestone happened in 2005, allowing for addition to the existing Higher Education Institutions (HEIs), the entry of several HEIs in distance education (DE) market. Making it competitive in the pursuit and retention of students and the use of resources by the HEI. Since the volumes, students and resources, in the form of distance education is critical and any action involving the expenditure of substantial resources. This paper identifies and ranks the critical success factors for university courses in distance mode considering distance education experts and students of distance education. The themes underlying the work consider the history of education and national legislation impacting the processes of distance education, technology and processes, as well as the quality of higher education, research partially identify the areas and critical success factors also were considered. The research report includes the market for distance education companies, their students and the labor market. Besides the review this work we use the AHP (Analytic Hierarchy Process) combined with the Delphi method to determine the relative importance of each factor by experts. The 22 experts who analyzed in detail the areas and critical success factors identified by setting weights for each, even considering the ratio of consistency in the responses were consulted. Areas and the factors were interrelated defining the relative priorities of each. The hierarchy of factors with the students was obtained by treatment of 3121 questionnaires. Questionnaires were assessed for response variability through analysis by calculating the Cronbach a coefficient. The results summarize the data obtained in the classification and prioritization of areas and critical success factors. With different results between experts and students there is evidence of a mismatch between the criteria examined which factor is considered most important among experts and students. The experts considered that the critical factors most important success correspond to a curriculum design that addresses the market and following with the training and hiring tutors. Students in their classification considered the adequacy of the measurement instruments and the implementation and delivery oftechnology infrastructure. The results provided by the AHP and Delphi combined method, integrated with the survey to students, allow managers to improve organizational decision making in the allocation of productive resources necessary for the implementation and maintenance of DE with greater reliability.Rojas Lezana, Álvaro GuillermoUniversidade Federal de Santa CatarinaPaula, Alessandra de2015-02-05T21:10:56Z2015-02-05T21:10:56Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis260 p.| il., grafs.application/pdf327936https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129510porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-05T21:10:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129510Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-05T21:10:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores críticos de sucesso hierarquizados para cursos superiores na modalidade de educação a distância
title Fatores críticos de sucesso hierarquizados para cursos superiores na modalidade de educação a distância
spellingShingle Fatores críticos de sucesso hierarquizados para cursos superiores na modalidade de educação a distância
Paula, Alessandra de
Engenharia de produção
Ensino superior
Ensino a distancia
title_short Fatores críticos de sucesso hierarquizados para cursos superiores na modalidade de educação a distância
title_full Fatores críticos de sucesso hierarquizados para cursos superiores na modalidade de educação a distância
title_fullStr Fatores críticos de sucesso hierarquizados para cursos superiores na modalidade de educação a distância
title_full_unstemmed Fatores críticos de sucesso hierarquizados para cursos superiores na modalidade de educação a distância
title_sort Fatores críticos de sucesso hierarquizados para cursos superiores na modalidade de educação a distância
author Paula, Alessandra de
author_facet Paula, Alessandra de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rojas Lezana, Álvaro Guillermo
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula, Alessandra de
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Ensino superior
Ensino a distancia
topic Engenharia de produção
Ensino superior
Ensino a distancia
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-02-05T21:10:56Z
2015-02-05T21:10:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 327936
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129510
identifier_str_mv 327936
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129510
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 260 p.| il., grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651902011834368