O curso de pedagogia na modalidade a distância : o pensado, o dito e o feito no estágio curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tolêdo, Elizabeth Maria Lopes
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8667
Resumo: Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
id UNB_0d6d6fefc0e31ebe570caa7aec3d4fc0
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/8667
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O curso de pedagogia na modalidade a distância : o pensado, o dito e o feito no estágio curricularEnsino a distânciaEnsino superiorDissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.Esta pesquisa teve por objetivo analisar concepções, ações e processos avaliativos do Estágio Curricular do curso de Pedagogia - modalidade EaD, da UNITINS, capazes de contribuir na formação do pedagogo dos anos iniciais do ensino fundamental. E o problema de pesquisa investigado foi: quais concepções, ações e processos avaliativos do Estágio Curricular do curso de Pedagogia - modalidade EaD, da UNITINS, podem contribuir na formação do pedagogo - anos iniciais do ensino fundamental? O referencial teórico pautou-se em estudos e pesquisas relacionados ao Estágio, a relação teoria-prática, ao planejamento, à orientação, à operacionalização e à avaliação do Estágio. Para o percurso metodológico, adotou-se como referência a abordagem qualitativa, a partir de um estudo de caso junto à coordenação do curso, professores, tutores, representante da equipe pedagógica e alunos do curso de Pedagogia - EaD, turma 2006/1 da UNITINS. O levantamento de dados envolveu a realização de entrevistas semiestruturadas, análise de documentos institucionais e questionários. A investigação mostra as fragilidades e as possibilidades do Estágio na modalidade a distância e suas especificidades. As reivindicações por parte dos alunos são pertinentes, e as apreciações dos professores também são procedentes. Detectou-se que o Estágio de um curso na modalidade a distância tem características e exigências semelhantes ao Estágio no ensino presencial. A relação teoria-prática é fundamental em todo o curso. Os resultados alcançados apontaram a necessidade da presença de um tutor presencial em cada telessala para orientar, acompanhar e avaliar o Estágio; necessidade de equipar tecnologicamente as telessalas e os centros acadêmicos; criar mecanismos de dar à equipe docente e à coordenação do curso o feedback necessário ao trabalho desenvolvido. Essas condições, ao serem atendidas certamente contribuirão para a formação de pedagogos capazes de desenvolver suas atividades pedagógicas com qualidade, colaborando com a melhoria do ensino. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study aimed to analyze the concepts, actions and evaluation processes of the Curricular Training Course of Pedagogy - Distance Education mode of UNITINS, capable of contribute in the formation of the teacher in the early years of elementary school. The theoretical framework was based on studies and researchs related to the stage, the relation between theory and practice, the planning, to direction, to operation and to evaluation of the stage. The methodological approach was the qualitative approach, from a case study next to the course coordinator, teachers, tutors, representing the teaching staff and students of Education Course - Distance Education, class of 2006/01, of UNITINS. The survey of information involved conducting semistructured interviews, analysis of institutional documents and questionnaires. The research shows the weaknesses and internship possibilities in the distance mode and its specificities. Spotted that the stage of a course in distance mode has characteristics and requirements similar to the stage in teaching. The relationship between theory and practice is essential throughout the course. The results indicated the need for the presence of a guardian presence in each tele-classrooms to guide, monitor and evaluate the stage; equippe the TV rooms technologically and the academic centers; create mechanisms to give the teaching staff and the course coordinator, the necessary feedback to the work for they developed. These conditions to be met will certainly contribute to the formation of teachers capable of developing their educational activities with quality, confirming the improvement of the educational process.Resende, Lúcia Maria Gonçalves deTolêdo, Elizabeth Maria Lopes2011-06-27T15:25:02Z2011-06-27T15:25:02Z2011-06-272009-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTOLEDO, Elizabeth Maria Lopes. O curso de pedagogia na modalidade a distância: o pensado, o dito e o feito no estágio no estágio curricular. 2009. 235 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://repositorio.unb.br/handle/10482/8667info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-13T13:22:05Zoai:repositorio.unb.br:10482/8667Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-13T13:22:05Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O curso de pedagogia na modalidade a distância : o pensado, o dito e o feito no estágio curricular
title O curso de pedagogia na modalidade a distância : o pensado, o dito e o feito no estágio curricular
spellingShingle O curso de pedagogia na modalidade a distância : o pensado, o dito e o feito no estágio curricular
Tolêdo, Elizabeth Maria Lopes
Ensino a distância
Ensino superior
title_short O curso de pedagogia na modalidade a distância : o pensado, o dito e o feito no estágio curricular
title_full O curso de pedagogia na modalidade a distância : o pensado, o dito e o feito no estágio curricular
title_fullStr O curso de pedagogia na modalidade a distância : o pensado, o dito e o feito no estágio curricular
title_full_unstemmed O curso de pedagogia na modalidade a distância : o pensado, o dito e o feito no estágio curricular
title_sort O curso de pedagogia na modalidade a distância : o pensado, o dito e o feito no estágio curricular
author Tolêdo, Elizabeth Maria Lopes
author_facet Tolêdo, Elizabeth Maria Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Resende, Lúcia Maria Gonçalves de
dc.contributor.author.fl_str_mv Tolêdo, Elizabeth Maria Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Ensino superior
topic Ensino a distância
Ensino superior
description Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-11
2011-06-27T15:25:02Z
2011-06-27T15:25:02Z
2011-06-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TOLEDO, Elizabeth Maria Lopes. O curso de pedagogia na modalidade a distância: o pensado, o dito e o feito no estágio no estágio curricular. 2009. 235 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/8667
identifier_str_mv TOLEDO, Elizabeth Maria Lopes. O curso de pedagogia na modalidade a distância: o pensado, o dito e o feito no estágio no estágio curricular. 2009. 235 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/8667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508351473582080