Usabilidade de um workflow eletrônico para simulação clínica de alta fidelidade na enfermagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220499 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2020. |
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Usabilidade de um workflow eletrônico para simulação clínica de alta fidelidade na enfermagemEnfermagemEducação em saúdeEnfermagem baseada em evidênciasInformática em enfermagemWorkflowUsabilidadeDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2020.O conhecimento em Enfermagem tem evoluído ao longo dos tempos, surgem novas metodologias como a simulação, que possibilita o ensino e aprendizagem de situações reais em um ambiente controlado através da repetição de procedimentos e reflexão das condutas tomadas, além da exploração de componentes importantes na formação profissional. Para guiar o processo de desenvolvimento das simulações fundamentado nas melhores práticas, a International Nursing Association for Clinical Simulation and Learning desenvolveu as Normas de Prática Recomendada INACSL: SimulaçãoSM, que serviram de base para um grupo de pesquisa desenvolver um workflow em formato eletrônico para auxiliar os docentes na criação e execução da simulação clínica. O sucesso da implementação de um sistema de informação depende da adesão dos usuários, portanto se faz necessário sua avaliação, sendo o teste de usabilidade um dos mais utilizados para este fim. Diante deste contexto, o objetivo do estudo foi analisar os critérios de usabilidade de um workflow eletrônico para a simulação clínica de alta fidelidade na Enfermagem fundamentado nos padrões das melhores práticas em simulação. Trata-se de uma produção tecnológica e estudo descritivo e exploratório. Para atender ao propósito desta pesquisa, o workflow criado anteriormente foi atualizado neste estudo de acordo com novas evidências publicadas. Os elementos gráficos foram recriados e o workflow foi então implementado e disponibilizado para acesso on-line por computadores, smartphones ou tablets. A nova versão foi renomeada Workflow eletrônico para simulação clínica de alta fidelidade na Enfermagem. Para a análise da usabilidade, a amostra foi composta por 23 docentes de cursos de Graduação em Enfermagem de quatro instituições públicas de ensino do Estado de Santa Catarina, os quais, voluntariamente, preencheram o questionário eletrônico de coleta de dados, organizado em duas partes: caracterização dos sujeitos e critérios de usabilidade do System Usability Scale Questionnaire traduzido para o português, após acesso via endereço eletrônico e interação com o workflow. Os resultados foram analisados a partir da estatística descritiva (frequência, média, desvio padrão, mediana, valores máximos e mínimos), e inferencial (Teste t, ANOVA, e correlação de Spearman). Estabeleceu-se como nível de significância p=0,05 para um intervalo de confiança de 95%. Assim, identificou-se que a tecnologia atingiu níveis altos de classificação global entre os docentes, sendo classificada pela média geral de 81,9(±14,9) em ?Excelente? pela Pontuação final. As análises estatísticas permitiram verificar que as informações sociodemográficas dos participantes não influenciaram na avaliação do sistema, pois não houve associação estatisticamente significante com a Pontuação final obtida (valor-p>0,05), sugerindo que o workflow de simulação pode ser utilizado por todos os docentes, independentemente da idade, experiência profissional ou experiência com simulação clínica de alta fidelidade, com a única exceção da variável experiência com usabilidade de sistemas (valor-p=0,047). Diante dos resultados obtidos nas avaliações da usabilidade, conclui-se que o workflow criado pode ser uma tecnologia eficaz, eficiente e satisfatória para uso dos docentes, contribuindo assim para promover as melhores práticas simuladas no processo de aprendizagem para a formação profissional em Enfermagem, o que se traduz na prestação de um serviço de qualidade e seguro ao paciente.Dal Sasso, Grace Teresinha MarconUniversidade Federal de Santa CatarinaSaito, Cássia Mitsuko2021-02-26T14:53:16Z2021-02-26T14:53:16Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis136 p.| il., gráfs.application/pdf371066https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220499porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-26T14:53:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/220499Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-02-26T14:53:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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